Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre Asus P6T, memórias acima de 1066, tripple channel e possíveis overclocks


Posts recomendados

Possuo a versão base da MB Asus P6T rodando 3 pentes de memória 2GB e estou planejando um upgrade, eu já tinha feito um tópico neste site sobre esse assunto, mas infelizmente a memória que eu uso sumiu das lojas e desisti por hora, então agora vou tentar com memória diferente e estou um pouco perdido.

 

Memórias de 4GB 1866 me agradaram em preço e pretendo comprar 3 pentes delas, no entanto, parece que minha MB aguenta memórias individuais somente até 1333 sem overclock e 1066 em triple channel, então vale mais a pena eu comprar 3 memórias 4GB 1066 em triple channel, 3 memórias 4GB 1333 e colocar em funcionamento individual(supondo que isso se quer seja possível, não sei se é automático), ou fazer overclock e usar 3 memórias 4GB 1866? Quais as diferenças?

 

E o quanto vai diminuir a vida útil da MB ao fazer o OC? Eu gostaria de usar por pelo menos mais uns 2 anos, ela tem 4 anos de uso, aproximadamente 16 horas por dia a 46 °C a maior parte do tempo.

 

Agradeço se alguém puder ajudar ou até adicionar alguma informação. :crazy:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que minhas dúvidas foram resolvidas por outras fontes, devido ao meu precessador só suportar 1066Mhz, já que é um I7 980X, esse é meu limite mesmo.

Mesmo assim, se alguém tiver algo a adicionar... :hehehe:

Desculpe, mas as fontes estão erradas, o papo de core i de 1ª geração e core 2 só suportar 1066, é porque na época em que essas arquiteturas foram criadas não existiam placa mães que suportassem frequêcias maiores,então vou fazer considerações:

 

TODOS os processadores Wolfdale, Yorkfield e Nenhalem(Core 2 Duo 45nm, Core 2 Quad 45nm e core i primeira geração) suportam uma frequência de RAM stock de 1333Mhz, alguns nenhalem ainda pegam 1600Mhz(1866 OC)(caso do 980X)

 

Sua MB é top, suporta só 1333Mhz, mas teste 1600Mhz e apósto que funcionará,

 

Tripple channel, na minha opnião é exagero, 2 pentes de 4GB 1866, um em cada canal, usando dual channel já são mais que suficiente pra muita coisa, já que quer manter o PC, ponha 3 e fique com 12GB, mas pode usar em dual channel, que, a não ser q tu use VGA onboard, não vai dar diferença alguma em relação ao tripple channel,

 

Quanto ao OC, bem, danificar não vai, mas 46ºC sem OC é uma temperaturinha um pouco elevada pra CPUs intel, provavelmente os i7 Extreme esquentam mais, então, você vai conseguir fazer um OC, mas nada muito agressivo, senão o PC vai dar Overheat toda hora, a não ser que tu ponha um cooler bom, ou, um Water Cooler básico(tipo o Cooler Master Seidon 120v, custa 160-200 dilmas e já deixa você ter uma margem um pouco maior de OC).

 

PS: não misture RAM de diferentes frequências, pois as de frequência maior vão cair para a frequência da RAM com menor frequência do conjunto.

 

 

 

espero ter ajudado, é isso o que sei :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas as fontes estão erradas, o papo de core i de 1ª geração e core 2 só suportar 1066, é porque na época em que essas arquiteturas foram criadas não existiam placa mães que suportassem frequêcias maiores,então vou fazer considerações:

 

TODOS os processadores Wolfdale, Yorkfield e Nenhalem(Core 2 Duo 45nm, Core 2 Quad 45nm e core i primeira geração) suportam uma frequência de RAM stock de 1333Mhz, alguns nenhalem ainda pegam 1600Mhz(1866 OC)(caso do 980X)

 

Sua MB é top, suporta só 1333Mhz, mas teste 1600Mhz e apósto que funcionará,

 

Tripple channel, na minha opnião é exagero, 2 pentes de 4GB 1866, um em cada canal, usando dual channel já são mais que suficiente pra muita coisa, já que quer manter o PC, ponha 3 e fique com 12GB, mas pode usar em dual channel, que, a não ser q tu use VGA onboard, não vai dar diferença alguma em relação ao tripple channel,

 

Quanto ao OC, bem, danificar não vai, mas 46ºC sem OC é uma temperaturinha um pouco elevada pra CPUs intel, provavelmente os i7 Extreme esquentam mais, então, você vai conseguir fazer um OC, mas nada muito agressivo, senão o PC vai dar Overheat toda hora, a não ser que tu ponha um cooler bom, ou, um Water Cooler básico(tipo o Cooler Master Seidon 120v, custa 160-200 dilmas e já deixa você ter uma margem um pouco maior de OC).

 

PS: não misture RAM de diferentes frequências, pois as de frequência maior vão cair para a frequência da RAM com menor frequência do conjunto.

 

 

 

espero ter ajudado, é isso o que sei :D

Interessante, isso me deixa esperançoso, no entanto, o próprio site da Intel fala nas especificações da placa que o limite é 1066.

http://ark.intel.com/pt-br/products/47932/Intel-Core-i7-980X-Processor-Extreme-Edition-12M-Cache-3_33-GHz-6_40-GTs-Intel-QPI

 

Independente de quem estiver correto, é bem provável que eu compre Ram de 4GB 1866 devido ao preço, tem bem pouco diferença entre 1866, 1600 e 1333, então vou pegar a mais potente mesmo, mesmo que funcione somente a 1066, mais tarde vou ter a oportunidade de trocar de procassador sem trocar de memória.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, isso me deixa esperançoso, no entanto, o próprio site da Intel fala nas especificações da placa que o limite é 1066.

http://ark.intel.com/pt-br/products/47932/Intel-Core-i7-980X-Processor-Extreme-Edition-12M-Cache-3_33-GHz-6_40-GTs-Intel-QPI

 

Independente de quem estiver correto, é bem provável que eu compre Ram de 4GB 1866 devido ao preço, tem bem pouco diferença entre 1866, 1600 e 1333, então vou pegar a mais potente mesmo, mesmo que funcione somente a 1066, mais tarde vou ter a oportunidade de trocar de procassador sem trocar de memória.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

a Intel é ignorante, a única coisa que atualiza nos tópicos de CPU é a data que parou de fabricar.

 

a intel diz que a CPU da minha assinatura só reconhece 1333Mhz, estou rodando 1600Mhz(rodando à 1780Mhz pelo OC no BLCK) sem problemas, com todos programas reconhecendo certinho e tal;

nos meus tempos de core 2 duo E7500(que segundo a intel só reconhece 1066 DDR2) eu tinha uma mobo com 6 slots de RAM(faz tanto tempo que perdi o nome, kkk) sendo 4 slots para DDR2 1066(2GB por slot) e 2 slots para DDR3 1333Mhz(4GB por slot) eu lembro que eu usava essas mesmas memórias 1600Mhz que estão na minha assinatura, e rodava perfeitamente! por outro lado, os programas só reconheciam 1333Mhz(que me faz pensar que era culpa da placa).

 

 

Se não me engano, a mobo era da Asus, sendo chipset P35 socket 775, eu lembro que na época for mais cara que minha antiga GPU(8800GT)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...