Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo a versão base da MB Asus P6T rodando 3 pentes de memória 2GB e estou planejando um upgrade, eu já tinha feito um tópico neste site sobre esse assunto, mas infelizmente a memória que eu uso sumiu das lojas e desisti por hora, então agora vou tentar com memória diferente e estou um pouco perdido.

Memórias de 4GB 1866 me agradaram em preço e pretendo comprar 3 pentes delas, no entanto, parece que minha MB aguenta memórias individuais somente até 1333 sem overclock e 1066 em triple channel, então vale mais a pena eu comprar 3 memórias 4GB 1066 em triple channel, 3 memórias 4GB 1333 e colocar em funcionamento individual(supondo que isso se quer seja possível, não sei se é automático), ou fazer overclock e usar 3 memórias 4GB 1866? Quais as diferenças?

E o quanto vai diminuir a vida útil da MB ao fazer o OC? Eu gostaria de usar por pelo menos mais uns 2 anos, ela tem 4 anos de uso, aproximadamente 16 horas por dia a 46 °C a maior parte do tempo.

Agradeço se alguém puder ajudar ou até adicionar alguma informação. :crazy:

• Curtir 1
Postado

Parece que minhas dúvidas foram resolvidas por outras fontes, devido ao meu precessador só suportar 1066Mhz, já que é um I7 980X, esse é meu limite mesmo.

Mesmo assim, se alguém tiver algo a adicionar... :hehehe:

Postado

Parece que minhas dúvidas foram resolvidas por outras fontes, devido ao meu precessador só suportar 1066Mhz, já que é um I7 980X, esse é meu limite mesmo.

Mesmo assim, se alguém tiver algo a adicionar... :hehehe:

Desculpe, mas as fontes estão erradas, o papo de core i de 1ª geração e core 2 só suportar 1066, é porque na época em que essas arquiteturas foram criadas não existiam placa mães que suportassem frequêcias maiores,então vou fazer considerações:

TODOS os processadores Wolfdale, Yorkfield e Nenhalem(Core 2 Duo 45nm, Core 2 Quad 45nm e core i primeira geração) suportam uma frequência de RAM stock de 1333Mhz, alguns nenhalem ainda pegam 1600Mhz(1866 OC)(caso do 980X)

Sua MB é top, suporta só 1333Mhz, mas teste 1600Mhz e apósto que funcionará,

Tripple channel, na minha opnião é exagero, 2 pentes de 4GB 1866, um em cada canal, usando dual channel já são mais que suficiente pra muita coisa, já que quer manter o PC, ponha 3 e fique com 12GB, mas pode usar em dual channel, que, a não ser q tu use VGA onboard, não vai dar diferença alguma em relação ao tripple channel,

Quanto ao OC, bem, danificar não vai, mas 46ºC sem OC é uma temperaturinha um pouco elevada pra CPUs intel, provavelmente os i7 Extreme esquentam mais, então, você vai conseguir fazer um OC, mas nada muito agressivo, senão o PC vai dar Overheat toda hora, a não ser que tu ponha um cooler bom, ou, um Water Cooler básico(tipo o Cooler Master Seidon 120v, custa 160-200 dilmas e já deixa você ter uma margem um pouco maior de OC).

PS: não misture RAM de diferentes frequências, pois as de frequência maior vão cair para a frequência da RAM com menor frequência do conjunto.

espero ter ajudado, é isso o que sei :D

• Curtir 1
Postado

Desculpe, mas as fontes estão erradas, o papo de core i de 1ª geração e core 2 só suportar 1066, é porque na época em que essas arquiteturas foram criadas não existiam placa mães que suportassem frequêcias maiores,então vou fazer considerações:

TODOS os processadores Wolfdale, Yorkfield e Nenhalem(Core 2 Duo 45nm, Core 2 Quad 45nm e core i primeira geração) suportam uma frequência de RAM stock de 1333Mhz, alguns nenhalem ainda pegam 1600Mhz(1866 OC)(caso do 980X)

Sua MB é top, suporta só 1333Mhz, mas teste 1600Mhz e apósto que funcionará,

Tripple channel, na minha opnião é exagero, 2 pentes de 4GB 1866, um em cada canal, usando dual channel já são mais que suficiente pra muita coisa, já que quer manter o PC, ponha 3 e fique com 12GB, mas pode usar em dual channel, que, a não ser q tu use VGA onboard, não vai dar diferença alguma em relação ao tripple channel,

Quanto ao OC, bem, danificar não vai, mas 46ºC sem OC é uma temperaturinha um pouco elevada pra CPUs intel, provavelmente os i7 Extreme esquentam mais, então, você vai conseguir fazer um OC, mas nada muito agressivo, senão o PC vai dar Overheat toda hora, a não ser que tu ponha um cooler bom, ou, um Water Cooler básico(tipo o Cooler Master Seidon 120v, custa 160-200 dilmas e já deixa você ter uma margem um pouco maior de OC).

PS: não misture RAM de diferentes frequências, pois as de frequência maior vão cair para a frequência da RAM com menor frequência do conjunto.

espero ter ajudado, é isso o que sei :D

Interessante, isso me deixa esperançoso, no entanto, o próprio site da Intel fala nas especificações da placa que o limite é 1066.

http://ark.intel.com/pt-br/products/47932/Intel-Core-i7-980X-Processor-Extreme-Edition-12M-Cache-3_33-GHz-6_40-GTs-Intel-QPI

Independente de quem estiver correto, é bem provável que eu compre Ram de 4GB 1866 devido ao preço, tem bem pouco diferença entre 1866, 1600 e 1333, então vou pegar a mais potente mesmo, mesmo que funcione somente a 1066, mais tarde vou ter a oportunidade de trocar de procassador sem trocar de memória.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

Postado

Interessante, isso me deixa esperançoso, no entanto, o próprio site da Intel fala nas especificações da placa que o limite é 1066.

http://ark.intel.com/pt-br/products/47932/Intel-Core-i7-980X-Processor-Extreme-Edition-12M-Cache-3_33-GHz-6_40-GTs-Intel-QPI

Independente de quem estiver correto, é bem provável que eu compre Ram de 4GB 1866 devido ao preço, tem bem pouco diferença entre 1866, 1600 e 1333, então vou pegar a mais potente mesmo, mesmo que funcione somente a 1066, mais tarde vou ter a oportunidade de trocar de procassador sem trocar de memória.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

a Intel é ignorante, a única coisa que atualiza nos tópicos de CPU é a data que parou de fabricar.

a intel diz que a CPU da minha assinatura só reconhece 1333Mhz, estou rodando 1600Mhz(rodando à 1780Mhz pelo OC no BLCK) sem problemas, com todos programas reconhecendo certinho e tal;

nos meus tempos de core 2 duo E7500(que segundo a intel só reconhece 1066 DDR2) eu tinha uma mobo com 6 slots de RAM(faz tanto tempo que perdi o nome, kkk) sendo 4 slots para DDR2 1066(2GB por slot) e 2 slots para DDR3 1333Mhz(4GB por slot) eu lembro que eu usava essas mesmas memórias 1600Mhz que estão na minha assinatura, e rodava perfeitamente! por outro lado, os programas só reconheciam 1333Mhz(que me faz pensar que era culpa da placa).

Se não me engano, a mobo era da Asus, sendo chipset P35 socket 775, eu lembro que na época for mais cara que minha antiga GPU(8800GT)!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!