Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual programador comprar para o moto de passo 28BYJ-48 com placa ULN2003A ?


Posts recomendados

Tenho a placa ULN2003A junto com o motor de passo 28BYJ-48 mais e também tenho os códigos mais não tenho o gravador necessario porque não faço a minima ideia de qual usar ?

 

não posso usar gravador arduino então fiquei procurando ma internet e não consigo achar outro que não seja em arduino

 

alguém pode me dizer só um nome de um gravador de PIC compativel para que poder jogar os códigos no meu PIC de motor de passo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Warfighterbr,

Tá muito confuso esse seu post....

Explica melhor, você está usando um Pic para controlar o motor de passo, usando o CI ULN2003A, é isso ?

Se estiver usando um Pic, qual é ele ?

Aí sim podem surgir as respostas !

paulo

 

 

sim esse aqui da foto

motor-paso-a-paso-28byj-48-y-driver-con-

pelo que eu vi essa placa já tem um PIC certo ?

 

esse PIC dessa placa do motor de passo pode ser gravado ? ou terei que ter outra placa ?

 

quero enviar um codígo para esse PIC dessa placa do motor de passo e deixar gravado nele, é só um comando para o motor girar e pronto sem novidades.

 

mais não sei qual gravador usar ?

 

não posso usar arduino, tem outra opção ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece não ser pic. isto parece um driver apenas.

Sim. tem opção de um (recomendado) mc qualquer (não necessariamente pic) ou um circuito lógico (mais complexo).

Gravadores (pra pic) tem as pencas na net. Já tive sucesso com shaer, jdm, pickit-2 e etc

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Warfighterbr,

 

É o que a Isadora falou...

 

Essa placa tem apenas um CI de driver de corrente para acionar o motor. voce vai precisar montar algo em uma outra placa, pode ser um Pic, um Atmega, um Arduíno, sei lá o que.... e claro, fazer o programa para acionar o motor....

 

Se for montar uma placa com um Pic ou um Avr, vai precisar de um programador. Já se usar um Arduíno, não precisa, pois voce simplesmente liga o cabo USB ao computador e pronto.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Warfighterbr,

Sim, essa placa faz até bem mais do que você precisa !

Agora, IDE para Pic ....... Não conheço nada disso, o que sei que tem IDE é para Arduíno, que é bem completo. Acho que você vai ter de programar "na marra" com algum C para Pic.

Paulo

Esse motor de passo funcionara nessa placa PIC ?

 

Qual compilador em C++ você me indicaria para eu fazer o .hex no meu PIC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha eu de novo atrapalhando uma linda amizade a se iniciar...

 

Funciona sim amigo desde que você programe a correta sequencia de acionamento. No entanto peço por gentileza, procure não queimar a etapa pisca led

 

Compilador...Depende... Um 100% free e até que bacaninha é o sdcc. É (era) linha de comando (não IDE) mas com algum esforço ele se integra no mplab (IDE). É 1/2 chatinho de configurar então por enquanto esquece...

Sugiro, nesta fase introdutória, o mikroc. Parcialmente gratuito, tem IDE, mastigados e tal. Tem também o tal ccs bem generalizado entre a galerinha. Infelizmente, minha ética não me permite meter o pau nesta porcaria de compilador mas nada te impede de tentar.

 

Quanto ao gravador, verifique no datasheet dele qual programa usar. Obviamente é baixável na net e provavelmente até conversa com o mplab

 

De novo ,desculpe a intromissão e felicidades aos 2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • 2 semanas depois...

placa-desenvolvimento-pic-18f4550-no-pre

 

 

 

Usando esse PIC não tive sucesso em fazer o motor girar

void main(){ CMCON = 0x07; // To turn off comparators ADCON1 = 0x06; // To turn off analog to digital converters TRISB = 0; // PORT B as output port PORTB = 0x0F; do {   PORTB = 0b00000001;   Delay_ms(500);   PORTB = 0b00000010;   Delay_ms(500);   PORTB = 0b00000100;   Delay_ms(500);   PORTB = 0b00001000;   Delay_ms(500); }while(1);}

esse é o código que usei gravado nesse PIC logo acima

 

acende as luz do motor de passo ULN2003 e também do PIC com a fonte de 12v ligada corretamente mais não tem ação

 

errei em algo no código ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu, diferente do Xyco, sou principiante em microcontroladores.

Certa feita estava fazendo de um antigo projetor de filmes super 8 uma máquina de telecinagem, e precisava que um motor de passo girasse 4 voltas, tirasse uma foto do quadro que estivesse na posição e depois continuasse + 4 voltas e assim sucessivamente. Pense num filme caseiro com mais ou menos 23.000 fotogramas.

 

Fiz, e o código para girar o motor está aí:

#include <16F684_.h>#FUSES NOWDT                       //No Watch Dog Timer#FUSES XT                          //Clock <=4Mhz#FUSES PUT                         //Power Up Timer#FUSES NOPROTECT                   //Code not protected from reading#FUSES NOBROWNOUT                  //No brownout reset//#FUSES NOLVP                       //No low voltage prgming, B3(PIC16) or B5(PIC18) used for I/O#FUSES NOCPD                       //No EE protection#use delay(clock=4000000)#Define GPIO0 PIN_A0#Define GPIO1 PIN_A1#Define GPIO2 PIN_A2#Define GPIO3 PIN_C3#Define PHOTO PIN_C5int cont;	Void main(){		cont =0;			While(cont < 4){				Output_High(GPIO0);				Output_Low(GPIO1);				Output_Low(GPIO2);				Output_Low(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_High(GPIO0);				Output_High(GPIO1);				Output_Low(GPIO2);				Output_Low(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_Low(GPIO0);				Output_High(GPIO1);				Output_Low(GPIO2);				Output_Low(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_Low(GPIO0);				Output_High(GPIO1);				Output_High(GPIO2);				Output_Low(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_Low(GPIO0);				Output_Low(GPIO1);				Output_High(GPIO2);				Output_Low(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_Low(GPIO0);				Output_Low(GPIO1);				Output_High(GPIO2);				Output_High(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_Low(GPIO0);				Output_Low(GPIO1);				Output_Low(GPIO2);				Output_High(GPIO3);				Delay_ms(20);				Output_High(GPIO0);				Output_Low(GPIO1);				Output_Low(GPIO2);				Output_High(GPIO3);				Delay_ms(20);			cont ++;}				Output_High(PHOTO);				Delay_ms(500);				Output_Low(PHOTO);				Output_Low(GPIO0);				Output_Low(GPIO1);				Output_Low(GPIO2);				Output_Low(GPIO3);}

Se tirar a parte da "photo", o resto é para fazer o motor se mover...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso deve te iluminar legal

http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm

Mas antes, por gentileza verifique se não tem erros no circuito

Outra coisa: 500mS acho que é muito tempo pra bobina ficar energizada. Vai forçar a fonte e o driver (ok... foi só um teste)  Perceba que o amigo @Ricardo S Ferreira deixou apenas 20mS. Aliás, agradeço-o por você!

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso deve te iluminar legal

http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm

Mas antes, por gentileza verifique se não tem erros no circuito

Outra coisa: 500mS acho que é muito tempo pra bobina ficar energizada. Vai forçar a fonte e o driver (ok... foi só um teste)  Perceba que o amigo @Ricardo S Ferreira deixou apenas 20mS. Aliás, agradeço-o por você!

 

abç

 

 

o problema tá em girar o motor, até agora ele não deu nem um passo, usando esses códigos de 10001 0011 etc.

 

ta faltando o que ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Eu te passei um código exstamente para veres a LÓGICA, pouco importando qual PIC ou qual compilador.

Para movimentar um motor de passo a logica é a mesma.

Mas para que possam te ajudar, coloca uma foto da tua montagem, pois pode ser ela a responsavel pelo motor nao girar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o problema tá em girar o motor, até agora ele não deu nem um passo, usando esses códigos de 10001 0011 etc.

 

ta faltando o que ?

De cara veja que está faltando alguma palavra mágica... de novo... Este é um pequeno 'passo' importante

 

Veja se a lógica do driver não é invertida. Se está ligado na sequência correta, se 4 ou 6 fios - tem diferença nas ligações , claro - se pifou sei lá. Pra verificar se driver ok , coloque leds no lugar das bobinas do motor ou em paralelo com elas.

Sua vez de dar alguns 'passos'

e ... de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...