Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparador de Tensão


ErickCs

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Gostaria de fazer um circuito para comparar valor de tensão, no caso preciso que o circuito ao detectar 13V ou mais aciona um relé e se for menos de 13V desliga o relé, procurei pelo google um circuito deste tipo mas não consegui achar um que funcione nesta faixa de tensão, portanto se alguem puder me ajudar neste circuito fico agradecido pois sou iniciante em eletronica.

 

OBS: Tenho uns CI 741 novos guardados não sei se serve para esta aplicação.

 

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz quase o que você quer. Detecta os 13V e desaciona o relé. 

 

Para fazer o que você quer, basta inverter as portas + inversora com a - inversora.

No caso eu so queria que desacione o relé quando for menos de 13V.

 

Exemplo:

 

13.0 V + / 13.1V / 13.2V / 13.3V / 13.4V ou ainda mais relé e acionado.

 

menos que 13.0 V / 12.9 V / 12.8 V / 12.7 V ou ainda menos relé e desativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso

Um ajuste fino no trimpot pode ser necessário, para o circuito atuar nos 13V. 

C3 acrescenta histerese no circuito.

Se quiser que o circuito fique muito rápido, tire C3. 

ok, tem algum calculo que possa ser feito para colocar um resistor de valor definitivo baseado na atuação sobre 13V no lugar do trimpot ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculo do divisor de tensão: 

 

Quando tiver com 13V, no divisor, deve entrar na porta que está sem o zener, a mesma tensão que a porta com zener tiver no momento. 

Nesta condição o CI irá atuar. 

 

A maneira mais simples é você ajustar manualmente depois medir o valor do trimpot. 

Ainda acho o trimpot necessário. Pode ser que você não ache um valor de resistor fixo comercial, que faça funcionar exatamente em 13V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculo do divisor de tensão: 

 

Quando tiver com 13V, no divisor, deve entrar na porta que está sem o zener, a mesma tensão que a porta com zener tiver no momento. 

Nesta condição o CI irá atuar. 

 

A maneira mais simples é você ajustar manualmente depois medir o valor do trimpot. 

Ainda acho o trimpot necessário. Pode ser que você não ache um valor de resistor fixo comercial, que faça funcionar exatamente em 13V. 

ok, quanto ao histerese deixa o circuito mais preciso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Deixa mais lento na atuação.

 

Quem deixa mais preciso é o regulador zener. 

Se um zener não tiver a precisão necessária, use um destes:

http://pyland.dreamhosters.com/py2wm/Five_volt_calibrator/Five_Volt_Calibrator.html


Observação:

Sem o capacitor, o comparador fica tão rápido que pode ser capaz de acionar e desacionar tão rápido quanto 300 mil vezes por segundo, se necessário for rsrsrs.   


Contudo o relé só consegue acionar a uns 4 milisegundos e desacionar a uns 8 milisegundos. 

 

O acionamento do relé é mais rápido, pois é feito por ação do eletroímã.

Já o desacismamento é feito por mola, e é mais lento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Deixa mais lento na atuação.

 

Quem deixa mais preciso é o regulador zener. 

Se um zener não tiver a precisão necessária, use um destes:

http://pyland.dreamhosters.com/py2wm/Five_volt_calibrator/Five_Volt_Calibrator.html

Observação:

Sem o capacitor, o comparador fica tão rápido que pode ser capaz de acionar e desacionar tão rápido quanto 300 mil vezes por segundo, se necessário for rsrsrs.   

Contudo o relé só consegue acionar a uns 4 milisegundos e desacionar a uns 8 milisegundos. 

 

O acionamento do relé é mais rápido, pois é feito por ação do eletroímã.

Já o desacismamento é feito por mola, e é mais lento. 

ok, Agradeço pela ajuda vou fazer lista de material para comprar e depois montar, qualquer coisa eu posto aqui novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!