Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
josebogo

Não consigo gravar Arduino Uno no CodevisionAVR 3.20

Recommended Posts

Boa tarde.

Estou estudando microcontroladores na universidade, e estamos usando o Arduino Uno R3 e o CodevisionAVR como ambiente de programação.

O problema é que não consigo carregar os programas compilados no Arduino. Dá uma mensagem de erro durante a carga:

"Communication errorwith the Arduino board, please check the following:

- the board's power supply is on.

- the cable between the board and the PC's USB port.

- the board type and COM port are correctly set in the Project|Configure|AfterBuild|Action|Upload to Arduino menu."

Revisei todos os pontos indicados, sem encontrar erros.

Se uso o ambiente nativo do Arduino, consigo compilar e carregar um programa, que veio como exemplo na IDE, sem problemas.

Coloquei as imagens das mensagens em anexo.

Alguns colegas da minha classe estão usando o Arduino Uno R3 com Codevision sem problemas, e percebi que o chip de comunicação do meu Uno é um Mega16U2, diferente do de alguns colegas.

Existe alguma incompatibilidade desse Mega16U2 com o CodevisionAVR?

Procurei documentação no site da Arduino e do Codevision, porém não encontrei nada.

Desde já agradeço a colaboração dos colegas!

post-457628-0-66906500-1430067220_thumb.

post-457628-0-49915700-1430067221.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@josebogo   

Amigo, geralmente esses "chip's de comunicação" ( FTDI232R no Duemilanove ou outro microcontrolador da linha ATmega nos demais) tem a função de se comunicar com o PC simulando uma porta Serial, então creio que incompatibilidade não seria o caso.... Isso esta com cara de porta COM errada, primeiro verifique no Painel de controle > Sistema > Gerenciador de dispositivos  se seu Arduíno esta sendo reconhecido normalmente como uma porta Serial, se estiver... é bom dar mais uma checada na configuração do Codevision veja se a placa esta definida corretamente e o numero da porta COM, e não se esqueça que essa configuração deve ser feita em cada projeto.......

Ou se não conseguir encontrar o problema, pegue um arduino emprestado com um colega e veja se o programa sobe, se não subir o problema e de configuração do CodeVision.

Espero ter ajudado,

Grato Luiz Gustavo.

Compartilhar este post

Link para o post

A configuração da porta está OK.

Bate com o que está configurado no Gerenciador de Dispositivos do Windows (COM2, no caso).

Minha dúvida é se a configuração em "Programmer Settings" está correta.

No meu Codevision está como "Atmel STK500/AVRISP" em COM2.

As imagens estão em anexo.

Tem mais alguma configuração que possa estar atrapalhando?

Valeu a ajuda!!

post-457628-0-05539900-1430360030.gif

post-457628-0-66156000-1430360030.gif

post-457628-0-29022800-1430360031.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais