Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aonde colocar a placa mãe na manutenção preventiva?


Posts recomendados

              Bom galera, eu to querendo fazer uma manutenção preventiva no meu pc, já tem 5 anos que eu tenho ele e nunca limpei (acho que vai ter até um rato la dentro) mas o problema é essa energia estática ai, eu andei a cidade toda aqui e não encontrei nenhum plástico/esponja/borracha anti-estática (também olhei em sites e não encontrei), só encontrei aquelas mantas, mas pra mim não dá porque aqui em casa não tem aterramento.

              Então a minha dúvida é, será que eu posso usar papelão ou aqueles EVA escolar para colocar minha placa mãe e a memória RAM em cima sem danificá-las? Será que esses materiais tem energia estática? 

              E por favor só responda quem realmente entender disso, quem já vez isso ou tem experiência com isso. :)

              Aaah e tenho mais uma dúvida posso fazer manutenção preventiva em dias úmidos? tipo aqui na cidade esta com 100% de umidade (eu vou desmontar o pc na área de fora) então vai estar frio e o ar úmido, e eu já tinha visto em algum lugar que não podia, mas não me lembro muito bem, então quem souber sobre isso me responda se eu posso ou não e porque. Valeww :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ter um motivo muito sério para abrir o PC fora de um recinto fechado. A umidade por motivos óbvios é prejudicial aos contatos eletrônicos. Quanto ao isolamento das peças, se não tiver um plástico anti-estático, um papelão grosso de caixa  ou plástico bolha já resolve. O importante é colocar a parte de resina sempre para cima( no outro estão as "pontinhas da soldagem". Quanto á umidade, pelos relatos de colegas que "lavam" as peças com detergente ou sabão, fica demonstrado que sem energia passando não haverá problema, desde que depois tudo seja bem secado( pode usar secador de cabelo ). Mas se puder, faça isso dentro de caso, mais pela segurança e organização das peças,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrume uma mesa faça a limpeza descalço tome muito cuidado ao toca no processador e na memoria ram nao coloquei o dedo nos conctores do processador e nem na memoria ram e tambem nao faça a limpeza em dias umidos e capaz de enferrujar algumas peças na sua placa-mãe e entre outras arrume um escova dessa ai de eletroestaticas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo voce não precisa tirar a placa mãe do pc para isso e lavagem só em casos extremos como excesso de maresia porue dependendo da situação, fica uma borra grossa como nicotina em piteira.

Sobre a eletricidade estática, se voce antes de começar a mexer em algo no pc, tocar em um objeto metálico (a estrutura do gabinete serve) irá descarregar toda a eletricidade estática do seu corpo, mexo com pcs há muito tempo, nunca usei pulseiras e nunca danifiquei nada apenas tomando esses cuidados citados.

A manutenção consite em:

-desconectar todos os cabos, força e dados apenas, e fazer uma limpesa com aspirador de pó;

-retirar o cooler do processador, soltar a ventoinha e aspirar o dissipador de aluminio;

-limpar as aletas da ventoinha do dissipador com cotonetes ou pano úmido;

-substituir pasta térmica e respectiva montagem do conjunto;

-tirar pentes de memória, aspirar o slot, limpar os contatos com borracha e recolocar;

-limpar as ventoinhas de gabiente, se retirar a limpesa fica mais completa;

-Se souber, tire o frontal do gabinete, normalmente entre essa peça plástica e o gabinete acumula muita poeir, principamente nos conectores frontais com usb, audio e mic.

 

Agora se decidir retirar a placa do gabinete, o que considero desnecessário e voce ainda provavelmente terá problemas para ligar a fiação do gabinete, voce pode colocar a placa mãe em cima de qualquer coisa que não seja condutor como papelão, topo de mesa de madeira, em cima da cama, etc; é necessário maiores cuidados se pretender ligar tudo fora do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ter um motivo muito sério para abrir o PC fora de um recinto fechado. A umidade por motivos óbvios é prejudicial aos contatos eletrônicos. Quanto ao isolamento das peças, se não tiver um plástico anti-estático, um papelão grosso de caixa  ou plástico bolha já resolve. O importante é colocar a parte de resina sempre para cima( no outro estão as "pontinhas da soldagem". Quanto á umidade, pelos relatos de colegas que "lavam" as peças com detergente ou sabão, fica demonstrado que sem energia passando não haverá problema, desde que depois tudo seja bem secado( pode usar secador de cabelo ). Mas se puder, faça isso dentro de caso, mais pela segurança e organização das peças,

https://www.youtube.com/watch?v=SJHJg-er-Bg

PedraX eu irei fazer isso na área de fora, porque tem muita poeira la dentro sério, e tipo na mesa da cozinha (além dela ser de madeira) que não é totalmente seguro, minha mãe não vai deixar porque vai sujar tudo, pois vou desmontar a fonte o cooler e limpar mesmo, até a parte frontal do gabinete se for possível, e não pretendo lavar a placa mãe, ela está funcionando normalmente, só vou passar um pincel anti-estático mesmo. E obrigado pela dica da umidade, vou esperar um dia mais seco, e vou colocar em cima da caixa de papelão do monitor mesmo :)

arrume uma mesa faça a limpeza descalço tome muito cuidado ao toca no processador e na memoria ram nao coloquei o dedo nos conctores do processador e nem na memoria ram e tambem nao faça a limpeza em dias umidos e capaz de enferrujar algumas peças na sua placa-mãe e entre outras arrume um escova dessa ai de eletroestaticas 

Bamambolt obrigado pelas dicas, acho que vou esperar um dia mais seco mesmo para fazer isso, e obrigado pelas dicas de manuseio das peças, sorte que eu ja fiz um curso de montagem e manutenção de micros, então eu já sei os cuidados, mas é sempre bom relembrar né hehe e eu ja tenho um pincel anti-estático, menos risco :).

Amigo voce não precisa tirar a placa mãe do pc para isso e lavagem só em casos extremos como excesso de maresia porue dependendo da situação, fica uma borra grossa como nicotina em piteira.

Sobre a eletricidade estática, se voce antes de começar a mexer em algo no pc, tocar em um objeto metálico (a estrutura do gabinete serve) irá descarregar toda a eletricidade estática do seu corpo, mexo com pcs há muito tempo, nunca usei pulseiras e nunca danifiquei nada apenas tomando esses cuidados citados.

A manutenção consite em:

-desconectar todos os cabos, força e dados apenas, e fazer uma limpesa com aspirador de pó;

-retirar o cooler do processador, soltar a ventoinha e aspirar o dissipador de aluminio;

-limpar as aletas da ventoinha do dissipador com cotonetes ou pano úmido;

-substituir pasta térmica e respectiva montagem do conjunto;

-tirar pentes de memória, aspirar o slot, limpar os contatos com borracha e recolocar;

-limpar as ventoinhas de gabiente, se retirar a limpesa fica mais completa;

-Se souber, tire o frontal do gabinete, normalmente entre essa peça plástica e o gabinete acumula muita poeir, principamente nos conectores frontais com usb, audio e mic.

 

Agora se decidir retirar a placa do gabinete, o que considero desnecessário e voce ainda provavelmente terá problemas para ligar a fiação do gabinete, voce pode colocar a placa mãe em cima de qualquer coisa que não seja condutor como papelão, topo de mesa de madeira, em cima da cama, etc; é necessário maiores cuidados se pretender ligar tudo fora do gabinete.

Eu vou retirar a placa mãe porque vou tirar a fonte também para desmonta-la e limpa-la (gabinete pequeno) e também quero deixar o gabinete sem nada, porque vou meter o aspirador de pó nele e limpar bem. E obrigado pelas instruções e vou fazer mais que aquilo, pretendo até lavar o dissipador, porque deve ter um tapete de poeira nele, e também irei desmontar a ventoinha para limpar o interior dela e lubrifica-la. Acho que vou colocar placa mãe em cima de um papelão mesmo, e sobre a fiação eu já sei tudo, só tenho duvidas mesmo nos fios do painel do gabinete (power, reset, hdd led, led, usb ) mas nesse caso eu tenho uma solução, é só eu tirar uma foto de como estava e depois encaixar do mesmo jeito :), E eu tenho mais uma pergunta, ja que eu vou lavar o dissipador, e ele vai demorar para secar ou seja vai demorar para mim montar o pc de novo e eu não tenho secador, será que eu posso colocar a placa mãe dentro da caixa do monitor? e deixar ela guardada la? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dissipador pode ser lavado, mas serve umas pinceladas também ou aspirarada, sobre guardar a placa-mãe, o ideal é dentro da embalagem original (material antiestático) mas se já jogou fora, embrulhe em pástico mesmo, e deixe dentro da caixa do monitor.

Se vai tirar tudo mesmo, aproveite e de um fundo de tinta qualquer no interior se tiver enferrujando, aproveite a hora, quanto a pinagem, normalmente é tudo igual e nem precisa de foto, está marcado na placa-mãe e na ponta do cabo, e normalmente é tudo igual ou parecido, veja abaixo:

 

 

post-486197-0-55626500-1430501654.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dissipador pode ser lavado, mas serve umas pinceladas também ou aspirarada, sobre guardar a placa-mãe, o ideal é dentro da embalagem original (material antiestático) mas se já jogou fora, embrulhe em pástico mesmo, e deixe dentro da caixa do monitor.

Se vai tirar tudo mesmo, aproveite e de um fundo de tinta qualquer no interior se tiver enferrujando, aproveite a hora, quanto a pinagem, normalmente é tudo igual e nem precisa de foto, está marcado na placa-mãe e na ponta do cabo, e normalmente é tudo igual ou parecido, veja abaixo:

Mas eu tinha ouvido dizer que plástico/sacola normal é o que tem mais energia estática, queria saber se podia coloca-la dentro do papelão só ela, nem embalar em nada. E eu não tenho tinta kkk então vai ser complicado, mas eu acho que não tem nenhum ferrugem não hehe. E sobre os pinos kkkk essas ***** só com o tempo para mim entender, meu prof tinha ensinado de um jeito, videos na internet tem outros jeitos, os cabos as vezes tem outras cores, e nem todas as placas mães vem escrito, kk acho melhor tirar uma foto mesmo, mais seguro, não corro nenhum risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem razão em parte, afinal quem é que estudou e não fez a experiência do pente ou da caneta: cortar pequenos pedaçõs de papel, esfregar o pende ou caneta e aproximar do papel???
Ao fazer isso eles são atraidos pelo pente.
Eletricidade estática gera por frição, movimento, assim como o exemplo do pente, o corpo humano adquiri muita estática andando de moto devido a fricção do corpo com o vento; experiências feitas com pessoas andando sobre grossos carpetes, em ambiente escuro, ao tocar a maçaneta da porta conseque-se observar pequeno faiscamento que nada é mais do que a descarga pela diferença de potencial entre o corpo e a maçaneta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem razão em parte, afinal quem é que estudou e não fez a experiência do pente ou da caneta: cortar pequenos pedaçõs de papel, esfregar o pende ou caneta e aproximar do papel???

Ao fazer isso eles são atraidos pelo pente.

Eletricidade estática gera por frição, movimento, assim como o exemplo do pente, o corpo humano adquiri muita estática andando de moto devido a fricção do corpo com o vento; experiências feitas com pessoas andando sobre grossos carpetes, em ambiente escuro, ao tocar a maçaneta da porta conseque-se observar pequeno faiscamento que nada é mais do que a descarga pela diferença de potencial entre o corpo e a maçaneta.

Kkk psé, experiência de 6º 7º ano. eu to no 1º ano, então ainda me lembro muito bem como era huehue, a gente fingia que era mágico, kkkkkk cada zueira mdss... mas eu tava pensando e ja encontrei uma solução, acho que vou guardar a placa mãe dentro do gabinete kkkk, tipo eu vou limpar ela e a memória ram, depois conecto a memoria de novo, limpo o gabinete, em 30min ja ta seco, ai eu coloco a placa mãe la dentro fecho e deixo la, até o dissipador secar e eu montar o cooler dnv :) huehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!