Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu pc não enxerga o conteúdo do meu HD!


Posts recomendados

Boa tarde!

Pra começar o tópico, acho mais fácil fazer com que vocês visualizem minha situação.
Meu pai é dono de uma empresa de informática e afins e fez uma compra mal sucedida de HDs de 1 Tera.
Quando os HDs chegaram no cliente, as maquinas dele rejeitaram eles e os HDs voltaram pro meu pai.
Por minha vez, eu consegui dele um dos computadores velhos da empresa dele, arrumei, limpei, adicionei umas peças novas, etc...
Como os HDs que eram de fabrica com os pcs do meu pai eram muito pequeno (80, 160gb) ele me deu um HD de 1 Tera na mão.
Ao tentar instalar o win7 nele, ele bootava o HD, entrava na instalação, particionava e na hora de instalar o win 7 em alguma partição ele alegava que o win7 não podia ser instalado naquele disco.
Foi ai então que eu tentei usar esse disco como slave de um dos de 80gb. Formatei ele em 3 partições, e estava funcionando bem até.
O windows as vezes me notificava que o "disco podia dar erro em breve" e que eu precisava começar a fazer o backup, e eu como sempre fui descrente da eficiencia do nosso querido OS(só uso ele por que eu gosto de jogar mmorpg) eu ignorei.
O problema agora é que ele não está mais enxergando o conteúdo do HD de 1 Tera(que inclusive tem todos meus arquivos de um backup, não posso perder isso). No momento que eu abro o "meu computador" ele fica carregando uns 10 min e só aparece as letras das partições, mas não aparece nem a capacidade e nem o nome. Quando eu tento entrar no disco, ele demora mais 10 min e no final da um erro dizendo que não consegue ler algo como o E/O(não parece ser algo muito explicativo, mas se precisar eu transcrevo o erro aqui)
Eu tirei duas conclusões do ocorrido: ou meu pc realmente não aguentava o HD e eu "forcei" ele a ler o disco, ou o disco simplesmente deu problema (é uma opção, pois o cara dos servidores voltou esses discos para nós).

O que eu queria saber é se existe uma maneira de recuperar os arquivos do disco (a parte lógica deve estar intacta), se tem alguma maneira de eu instalar esse disco de novo no meu pc e se não der, se eu posso instalar outro HD de 1 Tera idêntico com alguma diferença.

 

Segue as configurações gerais do meu pc:

 

--------[ EVEREST Ultimate Edition ]------------------------------------------------------------------------------------VersãoEVEREST v5.00.1650/ptMódulo de Benchmark 2.4.258.0Homepagehttp://www.lavalys.com/Tipo de relatório Relatório rápidoComputadorYAN-PCGerador YanSistema operacional Microsoft Windows 7 Media Center Edition 6.1.7601Data 2015-04-23Hora 13:01--------[ Sumário ]-----------------------------------------------------------------------------------------------------Computador:Tipo de ComputadorACPI x64-based PCSistema operacional Microsoft Windows 7 Media Center EditionService Pack do Sistema Operacional Service Pack 1Internet Explorer 9.0.8112.16421DirectX DirectX 10.1Nome do ComputadorYAN-PCNome do usuário YanNome do domínioYAN-PCData / Hora 2015-04-23 / 13:01Placa mãe:Tipo de processador Intel Pentium 4 630, 3000 MHz (15 x 200)Nome da Placa MãeIBM ThinkCentre A51Chipset da Placa Mãe Intel Grantsdale-G i915GVMemória do Sistema 2550 MB (DDR2-667 DDR2 SDRAM)DIMM1: Smart Modular SG564288FG8N0IL-Z4 1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-13 @ 333 MHz) (4-4-4-11 @ 266 MHz) (3-3-3-8 @ 200 MHz)DIMM3: Samsung M3 78T6553CZ3-CE6 512 MB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-13 @ 333 MHz) (4-4-4-11 @ 266 MHz) (3-3-3-8 @ 200 MHz)DIMM5: Samsung M3 78T2953EZ3-CE6 1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)Tipo de BIOS Phoenix (09/06/06)Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)Porta de comunicação Porta de Impressora ECP (LPT1)Monitor:Adaptador gráfico Standard VGA Graphics Adapter (7872 KB)Acelerador 3D Intel GMA 900MonitorLG L1753T (Analog) [17" LCD] (170116843009)Multimídia:Adaptador de somAnalog Devices AD1888 @ Intel 82801FB ICH6 - AC'97Audio Controller [B-2]Armazenamento:Controladora IDEIntel(R) 82801FB Ultra ATA Storage Controllers - 2651Controladora "Storage"AL3HGMXJ IDE ControllerDisco rígidoMAXTOR STM3250310AS ATA Device (250 GB, 7200 RPM,SATA-II)Drive ópticoHL-DT-ST DVD-RAM GSA-H55N ATA Device (DVD+R9:10x,DVD-R9:10x, DVD+RW:20x/8x, DVD-RW:20x/6x, DVD-RAM:12x,DVD-ROM:16x, CD:48x/32x/48x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)Drive ópticoPSZ 92RS1Y7SLQF SCSI CdRom DeviceDrive ópticoPSZ 92RS1Y7SLQF SCSI CdRom DeviceStatus dos discos rígidos SMARTOKPartições:C: (NTFS)232.8 GB (18.6 GB livre)Tamanho total232.8 GB (18.6 GB livre)Dispositivos de entrada:TecladoDesconhecidoMouseDesconhecidoControladores de jogosDriver joystick PC da MicrosoftRede:Endereço IP principal10.1.0.12Endereço MAC principal00-11-25-8A-8D-84Adaptador de RedeBroadcom NetXtreme Fast Ethernet (10.1.0.12)Adaptador de RedeVirtualBox Host-Only Ethernet Adapter (192.168.56.1)Dispositivos:ImpressoraFaxImpressoraMicrosoft XPS Document WriterControladora USB1Intel 82801FB ICH6 - USB Universal Host Controller [B-2]Controladora USB1Intel 82801FB ICH6 - USB Universal Host Controller [B-2]Controladora USB1Intel 82801FB ICH6 - USB Universal Host Controller [B-2]Controladora USB2Intel 82801FB ICH6 - Enhanced USB2 Controller [B-2]Dispositivos USBDispositivo de Entrada USBDispositivos USBDispositivo de Entrada USBDMI:Distribuidor da BIOS - DMIIBMVersão da BIOS - DMI2FKT25ABRFabricante do Sistema - DMIIBMNome do Sistema - DMI8138KPBVersão do sistema - DMIThinkCentre A51Número de série do Sistema - DMIL1AB6WBUUID do Sistema - DMI002C15DB-C8640010-877CF8C2-1E9CE060Fabricante da Placa Mãe - DMIIBMNome da Placa Mãe - DMIIBMVersão da Placa Mãe - DMINúmero de série da Placa Mãe - DMIFabricante do chassis - DMIIBMVersão do chassis - DMINúmero de série do chassis - DMIIdentificador do chassis - DMITipo de chassis - DMIMini Tower

Agora as informações técnicas do HD:
 

1 TB SATA 6Gb/s - 7200RPM - 32MB Cache - Seagate Barracuda ES.2PN: ST31000340NSAs unidades Seagate combinam uma arquitetura eletrônica de alto desempenho a uma arquitetura mecânica sólida para proporcionar a solução de armazenamento perfeita para seu PC totalmente carregado ou para PCs que fazem uso de jogos no limite da capacidade.:: Especificações TécnicasCaracterísticas:- Marca: Seagate- Série: Barracuda ES.2- Modelo: ST31000340NS- Interface: SATA III- Capacidade: 1TB (1000GB)- Taxa de Transferencia: 6Gb/s- Tecnologia NCQ: disponível - Tempo de escrita: média de 9.5 ms - Tempo de procura: média de 8.5 ms - Latência: média de 4.17 ms- Formato: 3,5´ - Tamanho do cache: 32MB - Velocidade dos discos: 7.200 RPM - Consumo em leitura/gravação: 8W- Consumo em Idle: 5W- Temperatura de operação: de 0ºC à 60ºC - Temperatura sem operação: de -40ºC à 70ºC - Ruído máximo em repouso: 2.6 Bels - Ruído máximo em procura: 2.75 Bels - Compatível com a norma RoHS



Meu Debian joga essa mensagem de erro quando eu tento abrir ele

9xGyohZ.png

Meu Windows por sua vez me fala essa mensagem:
GI2EpLt.png



Obrigado para quem leu tudo isso, vou procurar participar aqui do fórum para ajudar outras pessoas com o conhecimento que eu tenho também!  :)


OBS: Sr Mod, se for apagar minha postagem, por favor me diga qual regra eu transgredi para que possa me corrigir, obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, deram um golpe no seu pai e venderam um lote de hds provavelmente com problemas, se você usou um desses, e colocou seus dados nele, acho que não terás mais acesso; pelo que vi, você tem um hd IDE estes costumam conflitar com hds SATA; experimente ligar esse hd em outro pc mais recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O outro HD do lote nao esta com esse problema, consegui instalar o windows nele tranquilamente, particionar, etc...
Se tiver dado pau, existe alguma maneira de recuperar os dados caseiramente?
meu pai disse que combram mil reais pra recuperar dados de HD assim.
Logo postarei a aba Health


Y8En3lm.png



Se vocês não souberem nada, pelo menos sabem qual o nome do problema pra eu pesquisar uma solução?
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recuperações caseiras, requerem acesso pelo menos ao hd, o que podes tentar fazer, já que disseste que é um lote, pegue um "bom" e troque a placa lógica com o "ruim" e veja o que acontece, eu nunca fiz isso mas acredito que basta soltar 4 pequenos parafusos e desconectar um ou mais cabos flats.

Também nunca havia abrido um driver ótico, desmontei, tornei a montar e voltou a funcionar por um tempo, talvez algum mal contato ou coincidência, o que importa é que deu certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu moro em São Paulo... Poxa vida, tinhamuito arquivo nesse HD

Meu pai falou que o FAT ta zuado, não tem nenhum programa que recupera o secundário ou alguma coisa que possa analisar esse disco?

Tipo, qualquer coisa que não precise pagar 1000 reais kkkk

 

Pode trocar placa lógica, como o misterjohn disse.

Tem alguns programas que recuperam a partição, como o TestDisk e o EaseUS Partition Recovery, e outros que conseguem recuperar os dados do HD, Como o GetDataBack for NTFS e o EaseUS Data Recovery.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tudo que eu preciso mesmo e os dados, esses HDs tem pra dar e vender aqui onde eu moro (literalmente), irei tentar os programas e se nao tiver sucesso vou partir pra placa logica...
Eu anda nao dei um parecer aqui por que nao tive a oportunidade de testar ainda os metodos
Obrigado pra quem me ajudou ate aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!