Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor configuração para rede wireless interna


Ir à solução Resolvido por wesleysampa,

Posts recomendados

Olá senhores, gostaria da ajuda de vocês para efetuar uma configuração mais adequada a minha rede interna. Hoje eu tenho o seguinte cenário.

Modem Vivo modelo: DM2270 ADSL 2FT + 2WI
IP: 192.168.1.1
Obs: nele eu recebo o sinal da vivo e não utilizo o recurso de Wifi dele. Ele é meu gateway que fornece a internet.

Roteador Wireless TP-Link: TL-WR1043ND com 3 antenas omnidirecionais de 8dBi internas de 2.4GHz cada.
IP: 192.168.0.1
Obs: Ele recebe o sinal vindo do modem da vivo. Esse modem tem recurso para trafegar a 300Mbps via wireless, e é nele que compartilho minha rede via cabo para o meu PS3 e wireless para minha TV da LG, smartphones e notebook.

AP TP-Link: TL-WA901ND 3 antenas omnidirecionais de 4dBi (RP-SMA) internas de 2.4GHz cada.
IP: 192.168.0.103
Obs: Foi colocado para melhorar o sinal em pontos onde o sinal é fraco, ele esta configurado como Universal Repeater.

Diante disso eu estou tendo os seguintes problemas:
- O sinal vindo do roteador e menos de 10 passos fica ruim, dai o motivo do AP, após inserir o AP o sinal melhorou um pouco mas percebo que ele fica muito instável tanto no smartphone quanto no notebook, pela TV eu percebo que o sinal também oscila vindo do roteador que fica bem acima dela.
- Usando o site SIMET para verificar o sinal wireless ele mostra as duas redes, uma do roteador em verde e outra do AP em vermelho que segundo o site esta causando interferência no sinal. Ambos os equipamentos estão configurados para ter o sinal a 300Mbps no canal 13 que é o melhor aqui pois ninguém usa ele.
- Ao verificar minha placa de rede wireless ele me mostra que o sinal esta 150Mbps, eu uso um notebook da Dell Inspiron 5000 modelo 5547 com placa de rede Dell Wireless 1707 802.11b/g/n (2.4GHZ). Como ter o sinal a 300Mbps nessa placa já que ela tem suporte para isso? Eu já vi fotos de placas de rede usando o mesmo AP que o meu trafegando a 300Mbps...

Queria uma ajuda de vocês para resolver isso, se é que é possível, sei que esse tipo de assunto aqui é bem comum, mas cada caso é um caso e espero obter o melhor resultado para meu problema.
Queria uma dica bacana para deixar meus aparelhos numa melhor faixa de IPs, tipo, qual faixas eu devo ter no modem, no roteador e no AP para que não conflito em minha rede, no AP o modo DHCP esta desligado porque no roteador já esta fazendo essa função, eu pensei em deixar ele em outra faixa tipo a 192.168.2.x, mas ainda não fiz esse teste. Quanto ao site SIMET é normal que ele mostre os dois sinais de wifi porque um é do roteador e o outro é do AP, mas ele diz que um pode estar causando interferência no sinal do outro. Eu uso esse AP para distribuir internet via cabo numa outra TV e quero ter um melhor sinal do wifi.

Espero ter sido o mais claro possível, mas se precisar de mais informações é só falar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que eu faria é alterar os IPs, assim "o primo que sabe pouco mas sabe o suficiente" não poderá entrar no painel de controle, especialmente se você não alterou a senha e usuário padrão.

 

Segundo, é botar uma senha forte no wi-fi (ex: 3k6dBTj&mU4U#hqY$_65rvt+fW6FnsBV) e permitir somente dispositivos confiáveis de se conectarem (através do Filtro de Mac).

 

Terceiro, é configurar o Firewall para que redirecione toda e qualqer tentativa de recebimento de pacotes não-solicitados para um PC inexistente na rede, assim esses pacotes (mandados por um atacante) serão enviados para um servidor virtual que não existe.

 

Quarto, é somente permitir o MAC do seu computador de acessar o painel de controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas suas recomendações Amarildo, eu já uso senha forte com números, letras maiúsculas e minusculas e caracteres especiais. Quanto ao resto vou analisar para colocar em prática.

 

Quanto as faixas corretas dos IPs, qual seria a melhor opção para o modem, roteador e AP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- O sinal vindo do roteador e menos de 10 passos fica ruim, dai o motivo do AP, após inserir o AP o sinal melhorou um pouco mas percebo que ele fica muito instável tanto no smartphone quanto no notebook, pela TV eu percebo que o sinal também oscila vindo do roteador que fica bem acima dela.

- Usando o site SIMET para verificar o sinal wireless ele mostra as duas redes, uma do roteador em verde e outra do AP em vermelho que segundo o site esta causando interferência no sinal. Ambos os equipamentos estão configurados para ter o sinal a 300Mbps no canal 13 que é o melhor aqui pois ninguém usa ele.

 

O sinal do AP está interferindo no do roteador. O repetidor deve escutar o roteador, armazenar os dados e retransmitir todos os dados recebidos no mesmo canal. Com esse tanto de retransmissões no mesmo canal é claro que sua velocidade vai ser menor porque seu canal fica mais tempo ocupado.

 

 

 

- Ao verificar minha placa de rede wireless ele me mostra que o sinal esta 150Mbps, eu uso um notebook da Dell Inspiron 5000 modelo 5547 com placa de rede Dell Wireless 1707 802.11b/g/n (2.4GHZ). Como ter o sinal a 300Mbps nessa placa já que ela tem suporte para isso? Eu já vi fotos de placas de rede usando o mesmo AP que o meu trafegando a 300Mbps...

 

300 Mbps é velocidade teórica. Na prática é bem raro alcançar esta velocidade, as chances são equivalentes a se achar um unicórnio.

 

 

O ideal é ligar o repetidor por cabo e fazer o ESSID. Se for inviável revise suas configurações no AP e no roteador para ver se estão corretas. Você pode testar o AP no modo WDS. Eu não conheço seu AP nem roteador então você deve dar uma consultada no manual para configurar este recurso.

 

É realmente necessário o uso de repetidor? Será que usar o roteador numa posição mais centralizada na sua casa não resolverá seu problema?

 

Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gambiarra, mover o roteador de lugar é meio complicado, estou colocando uma imagem de como é o local onde ele esta e onde o AP esta. a distância dele pro AP é de uns 10Mts, até a cozinha deve ter uns 30Mts.

 

Eu tenho as seguintes opções no AP: Access Point, Client, Universal / Repetidor WDS, Wireless Bridge.

 

No caso do AP quando usado em modo repeater ele vai entrar em conflito com a rede principal porque ele vai pegar o sinal e retransmitir ok, então como fazer isso de forma correta?

 

zk3atw.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor alternativa é ligar o AP via cabo (colocar qualquer porta LAN do Roteador em qualquer porta LAN do AP). O AP deve ter o mesmo SSID, senha e tipo de senha usados pelo roteador, porém deve ter canal diferente. Você deve deixar o DHCP habilitado somente no roteador e o IP do AP deve ser diferente do IP do roteador (Por exemplo o roteador com 192.168.1.1 e o AP com IP 192.168.1.2).

 

Caso não seja possível ligar o AP via cabo tente usar o modo repetidor WDS mas, assim como o repetidor universal ele não é lá grande coisa.

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução
Olá senhores, depois de brigar um pouco com a Dell referente ao problema do wireless aqui consegui fazer com que eles trocassem a placa de rede Dell Wireless 1707 802.11b/g/n (2.4GHZ) que segundo inúmeros posts na web essa placa não é boa e tem sinal fraco, eles trocaram por uma da Intel Dual Band Wireless-AC 7260 que melhorou e muito o sinal aqui, pontos onde o sinal era fraco teve um ganho muito significante, na cozinha eu quase não preciso mais usar o repeater aqui. Agora eu consigo ver na placa que o sinal esta a 300Mbps e não mais com 150Mbps.

 

A unida coisa que vou questionar eles (Dell) é que nas configurações da placa o máximo que consigo configurar a potência é de 20MHs ou Auto, e segundo a fabricante Intel esse modelo pode ser configurado para até 80MHs.

 

De qualquer forma, quero agradecer a todos aqui pelo apoio, eles me ajudaram muito aqui nas configurações do meu ambiente.

 

valeu pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!