Ir ao conteúdo

Compatibilidade de Ram

Ir à solução Resolvido por Éduard Kovasc,

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador i7 2600k, vi que ele somente suporta frequência até 1333mhz, tenho 2 G.Skill Ripjaws 8GB 1600, ao inserir as memórias na placa mãe vi que as mesmas foram setadas automaticamente para 1333, se eu colocar manualmente 1600mhz, irá apresentar problemas de compatibilidade com o processador?
Vou ter algum problema?

Postado

Suave, mestre?

Por padrão, os CPUs de 2ª 3ª & 4ª geração setam automaticamente para 1333 mesmo.

Eu também uso um kit de G-Skill Trident X 2400mhz, numa Sabertoot Z97 Mark 1 e a principio,

ficou a 1333 também. Dai, habilitei o XMP na Placa Mãe e foi automaticamente para 2400mhz.

Mas nesse meu caso, meu processador tem controlador de memoria integrado

e por conta disso nao é overclocking, uma vez que estou usando

as memorias em sua velocidade nativa (2400mhz):

i.imgur.com/QetgLLG.png

No seu caso, basta ir na aba 'Manual" e setar para 1600mhz, não tem problema algum

uma vez que esta velocidade já faz parte da memoria de modo nativo.

• Curtir 1
Postado

Ola !

Disse tudo : 

GuilhermeGB, em 20 Mai 2015 - 23:19, disse:

Não, pois elas sofrerão um overclock. Eu suponho que você tem uma placa-mãe para overclock, por ter um i7 2600K, então não haverá problemas desde que feito da forma correta.

• Curtir 1
Postado

È isso mesmo. Se ela já tem essa velocidade por padrão, ainda que fosse mais, nao teria problema.

A duvida foi mais por causa do processador, achei que fosse causar instabilidade =P

Postado

Por padrão, os CPUs de 2ª 3ª & 4ª geração setam automaticamente para 1333 mesmo.

Errado! Processadaros Intel até os Core i 2ª geração funcionam com RAM 1066/1333Mhz, a partir da 3ª geração eles funcionam apenas com 1333/1600Mhz. Então se você colocar uma RAM num processador 3ª ou 4ª geração elas não irão "setar" automaticamente para 1333Mhz, irão trabalhar na frequência mais alta suportada pelo padrão do processador e da RAM, ou seja, 1600Mhz, isso se a memória não for de uma frequência mais baixa. Mas qualquer memória acima de 1600Mhz (1866, 2133, 2400, etc) sofrerá um underclock para 1600Mhz, e para ficar acima disso, somente "forçando" com um overclock.

Abraço.

• Solução
Postado

Errado! Processadaros Intel até os Core i 2ª geração funcionam com RAM 1066/1333Mhz, a partir da 3ª geração eles funcionam apenas com 1333/1600Mhz. Então se você colocar uma RAM num processador 3ª ou 4ª geração elas não irão "setar" automaticamente para 1333Mhz, irão trabalhar na frequência mais alta suportada pelo padrão do processador e da RAM, ou seja, 1600Mhz, isso se a memória não for de uma frequência mais baixa. Mas qualquer memória acima de 1600Mhz (1866, 2133, 2400, etc) sofrerá um underclock para 1600Mhz, e para ficar acima disso, somente "forçando" com um overclock.

Abraço.

então, aqui no meu sistema, mesmo após ter atualizado para a BIOS mais atual, no BIOS já iniciava com as memorias a 1333mhz.

O KIT que uso é G Skill Trident X F3-2400C10-8GTX / 4x8GB.

Dai, desde que utilize o kit com o meu processador que tem controlador de memoria integrado,

eu apenas vou no XMP e lá dá a opção 2400mhz, já que é a velocidade nativa da memoria.

No caso do autor do topico, com as memorias dele nativamente sao ate 1600mhz,

ainda que o CPU dele tivesse controlador de memoria integrado, para chegar a 2400mhz,

ai sim ele teria que dar over no CPU e memoria, latencia, alterar o BCLK, etc.

Nas opções da Sabertooht, em AI Overcklocking Tuner, tem as seguintes opções:

Auto

XMP

Manual

quando ativo o XMP, de imediato o CPU identifica a velocidade nativa da memoria

e a ativa e somente a tensão da memoria vai de 1.50 para 1.65v.

Mas as propriedades do BCLK, do CPU, etc, permanecem as mesmas.

Mas, se for querer usar essas memorias acima de 2400mhz, ai sim teria que "forçar um overckoking".

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...