Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[VBA Excel] Conferência de mercadoria e calculo de estoque mínimo automático


Posts recomendados

Bom dia galera!

 

Esse é um breve resumo da planilha que estou trabalhando, se estiver cansado para ler essa introdução, pule direto para o parágrafo que está em azul.

 

Venho compartilhar um projeto que estou trabalhando em cima e também pedir ajuda em uma parte do código.

Trabalho em uma loja de vendas de peças de moto e estamos tentando acertar o estoque da mesma, visto que as vezes acontece do produto constar no sistema mas não ter na loja e o produto acabar antes do fornecedor entregar a reposição. A grande dificuldade em corrigir o estoque é que temos em torno de 14.000 produtos cadastrados no sistema, por isso pensei em uma forma de automatizar esse processo usando vba do excel.

 

A ideia até que é simples, fazer a conferência e contagem do estoque e realizar o calculo do estoque mínimo para cada produto, isso com base nas vendas que foram realizadas desse produto em um determinado período (filtros de data). Nosso amigo aqui do fórum Basole me ajudou muito com uma parte desse projeto, realizando o calculo do estoque mínimo de cada produto conferido. Muito obrigado Basole!

 

Na planilha do excel foram criados 4 abas: aba CONFERENCIA é onde será criada a lista com os produtos conferidos, através do botão Inserir Produto; aba VENDAS registra todas as vendas realizadas na loja; aba ESTOQUE contém todos os produtos cadastrados na loja; aba FABRICANTES que é onde será registrada todas as marcas (fornecedores) e seus respectivos prazos para reposição do estoque.

 

O calculo será feito da seguinte forma: Foram vendidos por exemplo, 50 unidades do produto X nos últimos 3 meses (90 dias) e o prazo que o fornecedor leva para repor esse produto é de 15 dias. O estoque mínimo será sempre para 30 dias + os dias que o fornecedor leva pra entregar. Então quando esse produto for conferido, o excel vai fazer a seguinte fórmula: 50 / 90 = 0,55 (média de venda diária nos últimos 90 dias), depois 0,55 * (30 + 15) = 25.

Dessa forma o estoque mínimo do produto X será 25, é a uma média que irá cobrir as vendas em até 45 dias.

 

A planilha (em anexo) está funcionando em partes, isso porque se na aba CONFERENCIA o código do produto sendo pesquisado não for encontrado na aba VENDAS, ele retorna o seguinte: "Erro de tempo de execução '13': Tipos incompatíveis". Esses são alguns produtos que não tem vendas registradas: 14045, 4403, 464, 457, 17472, 11537 entre outros.

Não consegui achar nenhuma forma de definir o valor da venda diária desses produtos para 0 caso ele não seja encontrado nas vendas.

 

Fico muito agradecido a quem souber o que posso fazer para consertar esse erro, e se alguém quiser compartilhar o que achou fiquem a vontade também, criticas são sempre bem vindas!

 

ConferenciaEstoque.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!