Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu fiz um carrinho que usou um motor de para-brisa de carro. Esse motor foi muita potência para pouco proveito, um canhão para matar uma mosca.

Para redesenhar o carrinho com um motor menor tenho o contra-tempo dele ter uma rotação muito alta, assim teria de fazer uma redução mecânica. Pensei em utilizar um controle PID para manter a velocidade constante (Até um certo limite é claro), assim não importa o peso ou inclinação da pista a velocidade vai ser controlada com o PWM na ponte-H. O porém é que mesmo para um motor pequeno se travar o seu eixo por causa do peso a corrente vai aumentar muito né? Vocês acham que compensa ou o consumo vai ser muito alto? Para o motor de para-brisa eu tive que utilizar uma bateria de moto (O motor tava puxando 5A), queria usar para essa no máximo uma bateria selada de 12v 7A. De preferência queria usar um conjunto de baterias DURACELL em paralelo.

• Membro VIP
Postado

rotação muito alta geralmente tem pouco torque. No meu ponto de vista não deve dar um bom resultado. O ideal mesmo é com motorredutor. Mas bacana sua ideia de usar pid. Só pra manter a rotação constante creio que basta realimentar o sistema com a informação de rotação e tal. um encoder ou resolver pode resolver (!)

abç

Postado

@felipefpt,

Eu usaria uma redução mecānica, ajuda muito a não travar o motor. Agora, usar pilhas Duracell.... Vai ter de ligar pilhas grandes em paralelo, e isso sempre é complicado. Eu usaria uma bateria de LIPO tipo 3S, vai dar pouco mais de 11 volts e pode cair com a descarga até uns 10,3 Volts, mas a corrente pode ficar sossegado, tem modelos que suportam até uns 80A de descarga.

As baterias LIPO não são caras, duram muito, e voce encontra fácil até no Mercado Livre.

Por exemplo, se voce comprar uma 3S de capacidade 2100 mAh e com descarga de 10 vezes ela vai fornecer 21 Ampéres durante uns 6 minutos, ou 5 Ampéres durante mais de 20 minutos.

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!