Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda comprar Cooler/Ventoinha para PC


Posts recomendados

Boa noite, comprei um pc recentemente, quando vou jogar, ele parece dar uma boa esquentadinha, testei pelo SpeedFan e pelo CPUID HWMonitork, no primeiro apareceu isso:

 

A configuração do meu PC é:

 

Fonte POWER-X 500WTS Real

Gabinete Maxxtro Gamer G1809

HD Seagate Sata-3

Gigabyte GA G2A88XM-DH3

2x Memória 4Gb 1600 Kingston

 

Processor AMD A10-7850K Radeon R7, 12 Compute Cores 4C+8G Video Card AMD Radeon R7 Graphics

 

Cooler é de 120mm, gostaria de saber o que eu preciso comprar pra refrigerar melhor o pc, jogo Warface, Banished, FM 2015, queria jogar um pouco de FIFA 15 e Farcry 4, que segundo esse site: http://www.systemrequirementslab.com/cyri, meu pc suporta nas configurações minimas.

 

Estava pensando em comprar 2 coolers e 2 filtros de poeira, será que vale a pena?

 

http://www.kabum.com.br/produto/9854/spire-cooler-fan-120-x-120-x-25-mm-sp12025s3h3-4-pci-blue

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-659985582-filtro-fan-de-aluminio-akasa-120-mm-grm120-al01-bk--_JM

 

post-693670-0-25674400-1433547271_thumb.

post-693670-0-20719000-1433547272.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que essa sua fonte não é de confiança, em questao da sua pergunta,vale sim investir no filtro de poeira, mas na questao do processador, acho que seria melhor voce investir em um cooler, como o hyper T4

 

Tem problema eu utiliza-la por enquanto, quando for comprar uma placa de video boa, eu troco.

precisa mesmo de um cooler pro processador? Dois coolers pra circular bem o ar dentro do gabinete não são suficientes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra jogar ou em um uso mais pesado do pc, só os dois coolers já amenizariam essa temperatura alta? Ou é necessario um cooler para o processador? as imagens que mandei em anexo são de quando estava jogando Warface, só não entendi as diferenças grandes entre os dois programas que medem a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a versão do HwMonitor que você está usando?

Somente releases a partir de 1.25.0 são compatíveis com o AMD A10-7850K.

 

Uma outra sugestão seria usar o AMD Overdrive.

Se quiser, você pode baixar ele clicando aqui.

 

O Overdrive mostra o Thermal Margin que são quantos graus faltam para atingir a temperatura limite. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria saber porque da diferença estão grande entre os dois programas, o HwMonitor esta na versao 1.27.0, baixei o AMD Overdrive. o resultado enquanto jogava Warface, ta no anexo, sendo que continuou da mesmo maneira mesmo após parar de jogar, gostaria de comprar algo pra melhorar o resfriamento, mas não sei é necessário comprar o cooler pro processador, sendo que comprei ele a menos de 2 semanas, o que vocês acham?

 


As CPU's estão chegando até a 51 graus no uso normal, sem nem jogar.

post-693670-0-33743800-1433707004_thumb.

post-693670-0-79570000-1433707005_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Overdrive não mostra a temperatura da CPU.

A margem térmica significa quantos graus faltam para atingir o limite de temperatura.

 

Starting with AMD OverDrive Ver 4.3.1.0690 instead of displaying CPU temperature, AOD will report Thermal Margin. Thermal Margin indicates how far the current operating temperature is below the maximum operating temperature of the processor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Overdrive não mostra a temperatura da CPU.

A margem térmica significa quantos graus faltam para atingir o limite de temperatura.

 

Starting with AMD OverDrive Ver 4.3.1.0690 instead of displaying CPU temperature, AOD will report Thermal Margin. Thermal Margin indicates how far the current operating temperature is below the maximum operating temperature of the processor.

 

Ahhhh tá kkk, valeu, então ta bom ainda né? Dois coolers pra manter a circulação de ar dentro do gabinete são suficientes na sua opnião? Se sim, filtros pra poeira podem prejudicar muito a entrada de ar no gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu gabinete veio sem nenhum fan?

 

Os filtros de ar seriam mais recomendados em locais com entrada de ar.

O filtro de ar não seria necessário em locais designados para saída de ar.

 

Geralmente os gabinete já possuem filtros de ar no painel frontal.

 

A Gigabyte disponiniliza o utilitário Easy Tune que deve ter também sensor de temperatura.

Se quiser, você pode baixá-lo aqui.

 

O Easy Tune deve mostrar a mesma temperatura da bios.

Como o Overdrive não mostra a temperatura da forma mais tradicional, acho que vale a pena dar uma conferida no Easy Tune como uma segunda referência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei agora que você está usando a placa gráfica integrada do processador.

 

O Overdrive mostra a temperatura da GPU?

Pelo HwMonitor a GPU atinge 80C em jogos?

 

Como você usa o processador e a GPU integrada para jogos, eu pessoalmente creio que optar por um cooler como o TX3 possa valer a pena.

 

Creio que optar ou não por essas duas fans seria mais por opção pessoal.

Eu pessoalmente colocaria, independente das temperaturas estarem normais, mais para manter circulação de ar dentro do gabinete.

 

Não conheço esse Spire mas se quiser mais opiniões tem um tópico sobre ele aqui.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não entendi a diferença de temperaturas entre os dois programas, SpeedFan e CPUID HWMonitork, não tenho muito dinheiro e também não sei exatamente como trocaria o cooler do processador. Compraria na Kabum 2 fans e 1 filtro de poeira.

 

O Overdrive mostra a GPU entre 25 e 30º, não vi em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temperatura Package de 91C do HWMonitor não parece ser confiável.

 

Se quiser, instale o Easy Tune do link que passei.

Ele deve mostrar a temperatura da bios e compare com os valores mostrados pelo HwMonitor e SpeedFan.

 

Pela imagem eu diria que a temperatura CPU em 37C do HwMonitor seja a temperatura da bios.

 

De qualquer forma é melhor usar o AMD Overdrive como referência principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas temperaturas parecem ser mais confiáveis do que a temperatura Package do HwMonitor.

 

Eu usaria sempre o Overdrive como referência principal e usaria o Easy Tune apenas como uma segunda referência.

 

Você acha que dois fans são suficientes pra amenizar essa temperatura? Se sim, posso comprar qualquer um que seja de 120 mm??

 

Durante uma partida no EasyTune chegou a 58 graus, foi o máximo que vi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que no final das contas as fans acabem não ajudem muito com as temperaturas.

Creio que o benefício delas seria mais para manter um fluxo de ar dentro do gabinete.

 

Eu diria que para configurações simples como a sua, duas fans já sejam suficientes.

Ou então se eu estivesse com a grana curta nem me preocuparia tanto com as fans, já que as temperaturas ainda estão aceitáveis.

 

Creio que o mais importante no momento seria ver o desempenho do pc em jogos para ver se futuramente valeria a pena investir em um cooler melhor ou até em uma placa de vídeo.

 

Por enquanto eu diria: Victor, game on!  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!