Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

é o seguinte galera

meu gabinete é daqueles simples de pc montado, ai só tem espaço para um cooler atrás e outro do lado, tenho dois coolers de 90mm, atrás esse é o maior tamanho que cabe e do lado ainda sobra espaço na grade, ai qual seria a melhor formar de colocar esses coolers? posso colocar os dois jogando ar pra dentro do gabinete, ou melhor um colocando e o outro tirando?

desde já agradeço

Postado

Uma correção, esses "coolers" na verdade se chamam FANs, porque cooler é a junção de um ou mais FANs a um dissipador, ou seja, é outro meio de refrigeração. Eu acho que dos dois jeitos ficara bom, mas os 2 FANs jogando o ar pra dentro irão refrigerar melhor o interior, não? Eu colocaria os 2 refrigerando as peças, virados pra dentro. Paz!

• Moderador
Postado

@cassiocesar

Existe dois métodos de resfriamento...  Uma consiste em retirar o ar quente para fora e outro colocar o ar frio para dentro.

O ideal é você mesclar os dois.

Para isso, você precisa entender o posicionamento certo.

Então vamos lá:

Para jogar o ar frio para dentro, deve-se colocar os fans no painel frontal, lateral ou inferior.

Para tirar o ar quente, deve-se colocar um fan no painel traseiro ou superior.

Por que a física diz que o ar quente tende a subir... então obviamente se quer tirar o ar quente, os fans serão posicionados no painel traseiro  ou no painel superior( topo do gabinete)

Ainda assim, precisas notar que tem uma posição correta no fan, vide as setas estampadas no fan...  o lado da armação é por onde o ar sai... e o lado que está a ventoinha do fan é o lado por onde entra o ar.

então se quer tirar o ar quente o lado da armação tem que ficar para fora do gabinete

Postado

pra mim cooler e fan eram as mesmas coisas kkkk valeu pela dica

@dif isso das setas e pra onde vai o ar eu tava sabendo, mas o meu gabinete só tem espaço na lateral e atrás, e esses dois locais estão na mesma altura, ai como seria o melhor jeito? fazer como o @Mahzin da certo?

• Moderador
Postado

@cassiocesar

Não. Em hipótese alguma use painel traseiro para empurrar o ar para dentro.

No caso do seu gabinete.. eu colocaria apenas 1 fan   tirando o ar quente.. no painel traseiro.

No painel lateral só iria atrapalhar o fluxo de ar.

Já vi casos, que a pessoa recorre ao casemoding.. onde ele faz alguns furos no painel superior(topo) e de alguma forma encaixam ali para retirar o ar..  mas isso é complicado.. e meio "chato" de fazer.. 

O ideal seria você trocar o gabinete por outro que  tenha mais opções de inclusão de fans adicionais.

O meu por exemplo, possui um fan na frente puxando o ar frio, um no painel inferior( do lado da fonte) puxando o ar frio e um no painel traseiro jogando o ar quente para fora.

Se eu quisesse eu poderia acrescentar um fan na lateral puxando o ar frio e dois no topo jogando o ar quente para fora... mas não tem necessidade de colocar em todos os lugares.. pois isso atrapalharia o fluxo do ar.

Então pelos meus testes, foi mais eficiente eu usar 1 tirando o ar, e 2 empurrando para dentro, sendo que o que está no painel traseiro joga o ar frio diretamente em cima da placa de video. enquanto o da frente joga o ar frio direto nos hds e por consequência passa pelo processador. Um detalhe é que eu uso um air cooler, com a ventoinha virada para frente, justamente para pegar o ar frio vindo do fan frontal.

Postado

nao da pra colocar dois na lateral nao, ai fui tentando de alguns jeitos e o que ficou melhor foi o da lateral colando e de tras tirando ar. valeu pela ajuda galera

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...