Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga mas não aparece imagem e não dá bip


Posts recomendados

Olá pessoal!

Antes de tudo, pesquisei na internet , inclusive aqui no Clube do Hardware, que tiveram vários casos idênticos ao meu e resolvi postar só por causa de uma dúvida que nesses diversos posts que li a respeito desse problema, não achei uma resposta.

E o seguinte:

Remontei um pc Pentium 4 que estava encostado há alguns anos.

Usava 2 pentes de memória de 1 GB cada, da marca Markvision DDR400 (PC3200)

No início tudo funcionava bem, até que do nada começou a apagar a tela ( mas o pc continuava ligado). Eu reiniciava e voltava ao normal. Depois começou a dar tela azul com uma mensagem que não lembro exatamente. Mais tarde, começou a reiniciar e depois começou a desligar do nada e por último a dar tela azul com a seguinte mensagem: "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL". Pesquisei sobre esse erro e vi que é relacionado à memória RAM. Testei esses 2 pentes de memória separados e vi que uma delas estava dando essa tela azul. Então retirei essa memória e deixei apenas uma de 1GB e o pc voltou a funcionar normalmente.

 

De repente do nada a tela se apagou mas o pc continuou ligado (Não era descanso de tela), resolvi mexer no mouse e teclado e o pc não respondia, porém ficava ligado. Só aparecia a imagem e dava o bip depois que reiniciava.

 

Agora ele liga a nada aparece na tela e não dá mais aquele bip que diz que está tudo ok.

Percebi que as luzes do teclado não acende, porém as luzes indicadoras na frente do gabinete (HD e Power) acendem normalmente, o cooler gira normal, o gravador de DVD também funciona. (A luz acende e ele abre e fecha) O mouse acende também. Só o teclado que não funciona.

 

Já realizei os seguintes testes:

 

- Já verifiquei cabos e conexões, desconectei e reconectei tudo de novo várias vezes.

- Já limpei os contatos dos pentes de memória

- Quando o pc ligava, eu monitorava a temperatura da CPU com o Speed Fan e pelo Setup e estava tudo normal. ( na faixa dos 40° e até menos)

- Troquei o monitor

- Troquei o cabo do monitor

- Toquei a fonte ( testei com 2, uma genérica que sei que está boa e a minha Corsair CX 430 que uso no meu pc que estou escrevendo agora)

- Já Resetei a Bios ( Retirei a bateria e também com jumper na placa-mãe) Inclusive coloquei uma bateria novinha em folha que ainda estava na embalagem.

- Já troquei de processador (Tenho outro igual - Pentium 4 socket 775 )

- Testei com  3 pentes de memória (os 3 que eu usava de forma alternada) Testei uma de cada vez e alternando entre os 2 slots.

- Já Tentei ligar somente com a memória e processador ( desconectei o HD e gravador de DVD)

- Já tentei ligar sem a placa de vídeo (liguei o monitor na entrada onboard)

- Verifiquei os capacitores e não encontrei nenhum estufado, queimado ou coisa parecida

 

NADA DISSO RESOLVEU ! O problema continua o mesmo!

 

Com esses testes feitos, eu estava quase certo de que o problema seria na placa-mãe até que fiz o teste sem as memórias instaladas na placa e ela começou a dar vários bipes curtos e muito rápidos em sequência.

Então isso significa que a placa mãe está boa ? Acredito que se estivesse queimada, ela não daria os bips mesmo sem as memórias.

Se eu pressionar o botão de power por uns 4 segundos, o pc desliga normalmente. Li um post que disseram que se a placa estivesse queimada, o botão power não desligaria o pc.

 

Gostaria de saber se isso procede. Caso minha placa esteja boa, o problema então é nos módulos de memória mesmo! ( o azar é que logo meus 3 pentes de Ram estarem com defeito, se for o caso)

 

Desculpem se escrevi um texto muito longo, pois que quis fornecer o máximo de detalhes possíveis pra facilitar.

 

 Abraços!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!