Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena o upgrade?


Ir à solução Resolvido por gustavodbg,

Posts recomendados

Olá a todos, eu atualmente possuo a seguinte configuração:

Q9550 com overclock para 3.83Ghz, em um Seidon 240M

Rampage Fórmula 

Gtx 760 2gb

8 GB de RAM DDR2 900MHz

Corsair TX650W

Tudo isso em um HAF932

Bem, o negócio é o seguinte, eu tenho esse PC seis anos já,só a placa de vídeo que eu comprei no ano passado. A fonte não está entregando as tensões corretas para a placa-mãe e, recentemente, tive um problema com as memórias também que não foram reconhecidas nos slots azuis

Isso me deixou muito triste, então eu decidi que era hora de atualizar.

Comecei a pesquisar algumas coisas, e montei a seguinte configuração:

ASROCK FATAL1TY H97 KILLER

Corsair CS550M

Corsair Vengeance 8GB 1600MHz

O processador ainda estou em dúvida entre um I5 4460, e I3 4150

A placa de video, HD, vou usar o que eu tenho aqui, porque ainda é novo.

A finalidade seria a de jogar jogos, eu sei I5 será sempre melhor do que o i3 No entanto, o i3 é mais barato e seria melhor para mim economizar dinheiro, meu medo é lançar um jogo que só rodar em processadores com 4 núcleos físicos , como no caso de alguns recentemente ...

Uma outra dúvida que tenho é se vai ter um melhor desempenho se eu fizer essa atualização, ou vai mudar pouco.

A atualização vai custar cerca de 2.000 reais

Mas no geral é isso, peço a ajuda de vocês tirar as minhas dúvidas.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque o i5, pois o i3 já sofre em jogos como GTA 5 e nos próximos acho que nem vai abrir beleza. Recomendo esta placa mãe mais barata. http://www.kabum.com.br/produto/49723/placa-mãe-msi-p-intel-h81m-e33-military-class-4-lga-1150-box/?tag=Placa%M%E3e%1150 Em CPU Intel PM não dá desempenho em Stock beleza, esta RAM. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-667291049-memoria-gskill-ripjaws-x-series-8gb-2-x-4gb-2400mhz-_JM Ela é CL11 mais é mais barata, quanto menor o CL melhor, mesmo sua PM só suportar até 1600 é bom comprar uma memória mais forte para no futuro não precisar comprar outra caso troque de PM ou CPU e ainda as latências melhoram. Esta é melhor mais um pouco mais cara, recomendo ela um i5 merece http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666702871-gskill-trident-x-8gb-2x4-ddr3-2400mhz-_JM  Esta fonte que você escolheu é muito cara esta é boa dá e sobra até se você colocar i7 Octa com 980 no futuro ou SLI de 760 KKK. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657186578-fonte-500w-cx500-cp-9020047-ww-corsair-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LFSO Pois é, acho que I5 será melhor mesmo, sobre a placa mãe, preciso no minimo de uma H97 pois ela suporta RAID, as outras não suportam. Quanto a memoria, embora essa seja mais rápida, é mais cara também, e são 2 pentes de 4GB, tenho preferência para 1 de 8GB, assim poderei fazer um upgrade no futuro. Quanto a velocidade, isso não importa muito nos games, e se um dia for trocar a placa mãe como você disse, já partirei para DDR4 então não teria muito sentido isso. A fonte, sim ela é muito boa, gostaria de pegar ela, mas, pelo que parece ela não é 100% compatível com os processadores da 4ª geração da Intel, se fosse pegaria com certeza pois sei que aguenta de boa minha configuração.

 

@ Cara, minha fonte é muito boa sim, nunca usei estabilizador, no entanto ela já tem 6 anos de idade, e como disse não está mais entregando as voltagens corretas, e também não é compatível com a 4ª geração da intel, por isso pretendo pegar outra. Se não tivesse que pegar com certeza sairia mais barato sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniqs95 sua fonte é boa. Porque troca-la? Por acaso você usa estabilizador?

Pegue um i5 4440 + GA-H97M-D3H + 8GB 1600MHz CL9 Corsair Vengeance ou G.Skill, isto vai sair por cerca de R$ 1400~1500.

@LFSO H81 não é mobo voltada para jogos.

A RAM que eu passei já é muito boa e barata, já que no futuro vai colocar DDR4, compra 2 pentes de 2400Mhz CL10 Gskill que é a melhor marca de RAM do mundo com 4GB, que vai segurar os jogos numa boa por anos, quando precisar de mais você mesmo disse que vai ter DDR4, pois 1 só pente de 8GB vai perder o Dual Channel, no i5 o Dual faz diferença em jogos com muito uso de CPU assim como uma RAM veloz que em uma plca mãe boa 2400Mhz suporta de boa, tem plca mãe que aguenta DDR3 a mais de 3000Mhz, por isso só vejo razão para usar DDR4 pelo Quad Chanell, que poderia ser colocado no DDR3, mas a Intel colocou só no DDR4 o Quad, antes dava para fazer Tri Channel nas Plcas mães mais antigas, a intel capou no 1150 deveria ter pelo monos o Tri, uma RAM DDR4 3000Mhz, apanha de uma DDR3 2400Mhz em jogos de uso intenso de CPU, se as duas estiverem em Dual, pois uma DDR4 boa é latência 15, a 2400Mhz é 10, a 3000 deveria ser de 13 ou 12 para um bom desempenho beleza. DDR4 só vale a pena em Quits Quad que sõa bem mais caros que 2 pentes de 8GB DDR 2400Mhz, contra um quit Quad 4X4 300Mhz por exemplo, comprar DDR4 para usar a só 240Mhz aé burrice, a latencial alta mata o desempenho, eu só vou pular para o DDR4 quando estiver em uns 4000Mhz e tiver uma CPU Quad melhor que o i7 4790K em uma Placa Mãe  DDR4, pois para jogos o i7 4790K é suficiente até para Quad GPUs, basta dar um Over nele, como Quad GPU é pra 4K ou 3 monitores, 1 i7 sem Over já segura com folga, i7 Hexa e Octa é para ediçoes pesadas. 1 só pente de 8GB sai mais cara e a tatencia é 11, ou seja pior, mas que quiser poder ver ai. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-661597458-memoria-kingston-hyperx-savage-8gb-2400mhz-1-x-8gb-drr3-_JM Esta historia de Mobo voltada para jogos é lorota, principalmente em CPU intel, se não for fazer Over ou Multi GPU uma MOBO simples já serve, usava antigamente um X4 955 em PM barata, comprei uma mais cara para Over, mas já sabia que o ganho de desempenho seria minimo ou nenhum, não senti diferença de desempenho, nem em jogos nem em benchmarks, só o Over que fez uma diferença beleza, pois a barata não fazia OVER, mas a PM queimou KKK, pois a CPU estava muito fria, uns 55 graus o PC desligou e não ligou mais em um teste do Prime 95, programa do capeta, jamais teste seu PC em programas de estresse só vai estragar ele, se o jogo que você que rodou normal com o Over está estável beleza. Tive que comprar um i5 3330 e uma PM 1155, o resto usei tudo do antigo PC pois estavam intactos, o PC mudou da agua pro vinho, o i5 em stock estrupa o desempenho do X4 em jogos e em benchs KKK, foi um mal que veio para o bem, pois se não estaria até hoje com o X4. Provavelmente sua fonte está OK, 6 anos para uma fonte é nada, fontes 80Plus sempre vem com uma boa margem de Watts a mais, pois devem funcionar com a potencia rotulada deste a apenas 90V a até 264V, portanto se a sua tomada for 120V já dá uns Watts a mais, se for 220V então a fonte ganha muitos Watts e eficiência a mais, a minha Corsair CX 430 e uma Seasonic 520W estão 100% as 2 com uns 4 anos de uso, para testar as voltagens da fonte tem que usar multímetro, estes programas de PC para medir tensão não prestam, só para temperatura OK. A Corsair diz que suas fontes suportam 11 anos de uso com uso extremo beleza. Ou seja é o PC ficar ligado em jogos quase 24 Horas por dia.  Sua fonte é compátivel sim cara, só não tem na caixa pois quando você comprou nem existia a quarta geração ainda OK, fabricante de fonte não é advinho, se até uma Simples Corasir CX430W suporta um i7 de quarta geração, qual a razão de sua fonte que é mais cara e de mais qualidade não suportar? Nenhuma beleza. vSua fonte é muito boa e eficiente o minimo de eficiencia dela em teste frio foi de 84,1% já quente foi de 83,8%, impressionante que mesmo quente a eficiência não caiu, ficou na margem de erro OK. Não use estabilizador ai, pois ele só desestabiliza a energia OK, uma Fonte 80Plus boa trabalha em média de 90V a até 264V sem problemas beleza, coloque na tomada ou em um bom filtro de linha que é o mais recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Falou 17 linhas sobre memória e só disse besteira, como assim usar memória DDR4 em mobo DDR3?

E disse mais 10 linhas de besteira sobre CPU, repito:

H81 não é voltada para jogos, ela é para uso de escritório e tarefas básicas. Para um PC GAMER de verdade placa mãe é H97 que possui uma melhor distribuição de energia e vai aguentar o tranco que uma máquina gamer necessita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou 17 linhas sobre memória e só disse besteira, como assim usar memória DDR4 em mobo DDR3?

E disse mais 10 linhas de besteira sobre CPU, repito:

H81 não é voltada para jogos, ela é para uso de escritório e tarefas básicas. Para um PC GAMER de verdade placa mãe é H97 que possui uma melhor distribuição de energia e vai aguentar o tranco que uma máquina gamer necessita.

Eu citei a diferença das latencias de DDR4 comparado com DDR3, pois CL15 só tem em DDR4 OK, me poste um único teste de uma placa mãe cara em i5 com as duas rodando ele em stock que de mais de 3% de diferença em jogos? Não tem OK, se ficar dentro dos 3% esta na margem de erro. Besteira sobre CPU KKK, escreve melhor então, criticar sem retórica é fácil, seu texto que só falou besteira OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LFSO Cara, seguinte, 1 pente DDR3 de 8GB é um pouco mais barato do que 2 de 4GB, cerca de 50 reais, de acordo com minhas pesquisas aqui, sei que não vou ter dual channel, nem nada disso, mas para jogos, não faz tanta diferença pois já vi inúmeros testes por ai, muito menos DDR4, em alguns casos especialmente em jogos,DDR3 chega ser ligeiramente superior a DDR4, agora para outras aplicações, editores de video, foto, etc, deve ter uma diferença creio eu, mas isso não é o assunto aqui, e sim jogos. Quanto a placa mãe, sei que tanto uma h81, quanto qualquer outra roda jogos, se você colocar um processador e placa de video decentes neles, o que é certo é que essas placas mais "fracas" digamos assim, realmente usam componentes de qualidade inferior, o que acaba sim prejudicando um pouco os componentes ao longo do tempo, só que o problema é preciso de uma placa que suporte RAID, e que tenha pelo menos 6 portas sata, e isso só uma H97 pra cima oferece.

 

Sobre a fonte, pessoal, eu realmente não entendo muito, a unica coisa é que, nunca usei nenhum estabilizador nem nada disso, certeza, sempre liguei direto na tomada, e sempre usei o PC 100% 24 horas por dia 7 dias por semana, com overclock e tudo mais. Sobre as voltagens, não medi com o multímetro, só olhei na bios, e em um programa direto no windows, ambos marcam a mesma coisa, na linha +12 fica em 11.9, na linha +5 fica em 4.8, e na linha +3.3 fica 3.1

Embora ela seja uma fonte antiga, não creio que ela seja compatível com o novo modo de energia que foi introduzido nos processadores de 4ª geração que nesse caso seria o estado C7

 

Tenho outra duvida também, como estão dizendo por ai, nos próximos meses a Intel vai lançar a 6ª geração de processadores, gostaria de saber se vale a pena esperar um pouco e acabar comprando dessa 6ª geração, pois como disseram vai vir com DDR4 e tudo mais, mesmo não tendo um desempenho muito maior acho que pelo menos seria mais fácil para realizar algum upgrade no futuro. Só que não tenho certeza, pois o preço de memorias DDR4 ainda está alto, ainda mais aqui no Brasil, então não sei se vale muito o investimento, ainda mais se o novo processador for muito mais caro que os atuais.

O que acham então?

 

post-707038-0-71021000-1435616749.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As voltagens indicadas por este programa estão ótimas, bem raramente uma fonte vai entregar a tensão em 12V, 5V, e 3,3V redondos, 11.984V, 4.824V 3.152V, estão ótimos, você achou pêlo em Ovo cara KKK, está tudo beleza segundo este programa. Mas não confie em medidores de voltagens por Software, se seu PC não estiver desligando ou apresentando erros a fonte está OK, se estiver com erros pode ser provavelmente RAM ruim, HD ou SSD com bad block, ou até a fonte ou PM, Já que vai pegar uma PM para RAID, já pegue uma com 4 Slots de RAM, mesmo se não usar os 4 Slots, vai ter reserva para se algum der problema, no PCI Express é a mesma coisa, comprei a minha por isso e por que estava uns 20 reais só mais caro que uma com 2 Slots de RAM e um PCI Express. Compre uma com Cross e SLI, pois um SLI de 760, bate uma 970, 780 e fica só um pouco atrás de uma cara 980 por bem menos, ou seja o SLI de 760 é um ótimo custo beneficio até quando saiu a 760, pois bate uma forte 780 a Top single da época, sua fonte segura de boa, até se fosse SLI de 980 com i7 beleza.  Já o SLI de sua sucessora 960 é manco, não bate nem a 980 KKK, já o Cross das Mids da AMD batem até uma 290X KKK. Pelas minha pesquisas no ML sai mais barato 2 pentes de 4GB DDR3. Sua Fonte é 100% compatível com i3, i5 e i7 e as próximas CPUs OK, como eu já disse só não vem escrito isso em sua caixa pois estas CPUs não existiam a 6 anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o desempenho das placas-mãe, enfia isso na cabeça.

Estamos falando em maior durabilidade, pois uma H81 tem componentes mais "sensiveis" que uma H97, que é projetada para PC gamer

O desempenho nas duas é o mesmo, mas a H81 fica mais suscetível a problemas, por ter componentes mais fracos 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, até por isso que escolhi essa placa mãe da asrock, pois pelo que diz no site ela deve ter uma boa durabilidade, e não penso em fazer outro upgrade nos próximos anos então acho que essa vai me servir.

Acho que estou meio paranoico com essas voltagens, pois que eu me lembre não era assim antes, mesmo assim, ainda acho que seria melhor eu comprar outra fonte, só pra ficar despreocupado mesmo.

E parece que vou ir com a 4ª geração mesmo, pois essa 6ª vai sair só mais pro fim do ano mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, até por isso que escolhi essa placa mãe da asrock, pois pelo que diz no site ela deve ter uma boa durabilidade, e não penso em fazer outro upgrade nos próximos anos então acho que essa vai me servir.

Acho que estou meio paranoico com essas voltagens, pois que eu me lembre não era assim antes, mesmo assim, ainda acho que seria melhor eu comprar outra fonte, só pra ficar despreocupado mesmo.

E parece que vou ir com a 4ª geração mesmo, pois essa 6ª vai sair só mais pro fim do ano mesmo.

Na boa eu esperaria até o fim do ano, não é tanto tempo assim

Tera o Black Friday, as novas placas da AMD estarão em maior circulação no mercado, havera mais informações sobre elas e tambem as novas CPUs da Intel

Pode pagar algo melhor, por um preço melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...