Ir ao conteúdo

Processador esquentando muito

Ir à solução Resolvido por thallesaguiar,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos esse é meu primeiro post aqui, então desculpa se estiver em lugar errado!

Bom eu tenho um Pentium G3240 @3.10Ghz com o cooler stock da intel, recentemente a temperatura que costumava ficar entre 35~40 °C está ficando agora entre 45 ~ 60°c estou realmente preocupado já que a 1 mês atrás não era assim!

Alguém tem alguma sugestão de o que fazer ? tenho esse processador a exatamente 1 ano e nunca efetuei nem uma limpeza/não troquei a pasta térmica, será que está na hora de troca-lá ?

mais uma vez desculpe se está em lugar errado, eu não sou muito acostumado com fóruns =(

Aqui tem uma imagem de como está agora (temperatura ambiente está 20°c)HPfnt5i.png

Postado

A melhor medição para mim é a feita na bios, porém 45 ou 60 também não é tão alarmante; trocar a pasta também ajuda, mas já olho se o cooler do processasor diminuiu a rotação?

Tem cooler de gabinete? Já olhou se ele parou?

Dependendo do lugar veja como fica um cooler/dissipador na imagem abaixo, isso dentro de um apto e em pouco tempo:

post-486197-0-59361500-1435849205_thumb.

• Curtir 1
Postado

A melhor medição para mim é a feita na bios, porém 45 ou 60 também não é tão alarmante; trocar a pasta também ajuda, mas já olho se o cooler do processasor diminuiu a rotação?

Tem cooler de gabinete? Já olhou se ele parou?

Dependendo do lugar veja como fica um cooler/dissipador na imagem abaixo, isso dentro de um apto e em pouco tempo:

Vou dar uma olhada na BIOS daqui a pouco, não vi ainda pra falar a verdade nem sei como ver se diminuiu a rotação mas vou baixar o speedfan pra tentar aumentar um pouco ela se estiver muito baixa. meu gabinete não tem cooler t.t

• Solução
Postado

Como você falou que já tem mais de um ano e nunca fez manutenção, é possivelmente que o cooler e o dissipador estão com poeira. faça uma limpeza geral no pc. Limpe as peças e troca a pasta térmica do processador. Se você usa o pc para usar normal sem jogos coloque qualquer pasta térmica mas se usa para jogos coloca uma mais cara tipo a de PRATA.

• Curtir 1
Postado

Como você falou que já tem mais de um ano e nunca fez manutenção, é possivelmente que o cooler e o dissipador estão com poeira. faça uma limpeza geral no pc. Limpe as peças e troca a pasta térmica do processador. Se você usa o pc para usar normal sem jogos coloque qualquer pasta térmica mas se usa para jogos coloca uma mais cara tipo a de PRATA.

vou fazer isso, daqui alguns irei trocar de gabinete e então vou aproveitar pra dar uma boa limpada, e comprar essa pasta térmica prata

Postado

Vou dar uma olhada na BIOS daqui a pouco, não vi ainda pra falar a verdade nem sei como ver se diminuiu a rotação mas vou baixar o speedfan pra tentar aumentar um pouco ela se estiver muito baixa. meu gabinete não tem cooler t.t

Ai está um erro, não é so o processador que produz calor, tudo internamente produz caloria e muita, o hd por exemplo aquece tanto quanto o processador; desse modo o cooler do processador fica injetando ar quente no processador.

O ídeal é ter um cooler no frontal aspirando ar e outro na traseira expirando, dessa forma o ar percorre todo o gabinete; outra coisa, já que o cooler do processador injeta ar sobre o processador, instale aquele duto sob a tampa lateral caso ela tenha a furação, isso faz com que o ar externo, mas fresco do que o interno, seja aspirado para o processador.

OBS: Os fans de ventilação de gabinete tem que ter o mesmo diâmetro, rpm, vazão de ar, etc, ou seja tem que ser idêntico, para haver um equilibrio na pressão do sistema.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...