Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola pessoal, to fazendo aqui uma fonte chaveada 80 A ( em fase de testes rsrsr). mas a minha duvida ee, qual o melhor drive para comutar os mosfets, o transformador drive ( os pequenos das fontes ATX). Ou o ci IR2110. Qual o melhor para ter uma comutação boa e de qualidade ??

Obs. O ci ocilador e o SG3525. Ajudem agradeço desde já.

Postado

ola pessoal, to fazendo aqui uma fonte chaveada 80 A ( em fase de testes rsrsr). mas a minha duvida ee, qual o melhor drive para comutar os mosfets, o transformador drive ( os pequenos das fontes ATX). Ou o ci IR2110. Qual o melhor para ter uma comutação boa e de qualidade ??

Veja você mesmo:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=741535655974410&set=a.120161478111834.15470.100003539482596&type=1&__mref=message_bubble

Nenhum trafo driver supera a incrível velocidade de chaveamento de 0,000 000 085 segundos que o IR2110 possui e a capacidade de 2 amperes na saída. 

11755907_741866559274653_727164671120432

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Você pode usar muitos tipos de controle, mas o que manda é o "trafo".

Postado

Driver de trafo é melhor em transistores bipolares de potência. Por isso são usados em ATX.

Na verdade os transistores bipolares se saem melhor que muitos modelos mosfets, naquela topologia half-bridge. 

Aquele conjunto trafo driver e bipolar, acaba funcionando semelhante a chaveadores IGBTs

Em mosfets e IGBTS, o IR2110 é bem melhor melhor. Existem muitos outros drivers semelhantes. 

Os trafos drivers podem ser uma opção mais em conta para acionar mosfets, porém com uma qualidade inferior. 

• 2 semanas depois...
Postado

Veja você mesmo:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=741535655974410&set=a.120161478111834.15470.100003539482596&type=1&__mref=message_bubble

Nenhum trafo driver supera a incrível velocidade de chaveamento de 0,000 000 085 segundos que o IR2110 possui e a capacidade de 2 amperes na saída. 

11755907_741866559274653_727164671120432

entendo, o IR2110 e realmente muito rápido. Mas a pegunta que nao me quer calar é,, porque as fontes de potencia como a SPARK USINA possui um sistema de chaveamento com transformador drive ao invés do ir2110, e ainda são as melhores fontes do Brasil !

Postado

entendo, o IR2110 e realmente muito rápido. Mas a pegunta que nao me quer calar é,, porque as fontes de potencia como a SPARK USINA possui um sistema de chaveamento com transformador drive ao invés do ir2110, e ainda são as melhores fontes do Brasil !

Melhor fonte do "Brasil", nao significa que e boa!

Ate uma atx chinesa possui "qualidade" de projeto melhor que a usina!

Postado

O amigo acima está certo. Este projeto usina Spark não é o que pode ser chamado de um bom projeto rsrsrs.

E respondendo a sua pergunta, um antigo sócio da usina, respondeu num perfil de um amigo que usam em razão de preço rsrsrs.

Postado

O trafo driver também exigirá de você um pouco mais de conhecimento. 

• 2 semanas depois...
Postado

Entendo . mas eu ainda prefiro o TR drive apesar que possui uma forma de onda horrível quando não e bem calculado. mas a questão não e velocidade em sim de "durabilidade ".. Percebi que outros amigos de outros foruns, tava com problema com o IR2110 porque quando os mosfet chaveadores queimavam o IR ia junto. Ai percebi que utilizar IR e perda de tempo e perda de dinheiro.

Postado

Neste caso é complicado.

Da a entender que você espera que a fonte queime constantemente mosfets.

A queima de mosfets pode acontecer por fadiga de componentes, isso depois de uns 5 anos usando a fonte durante dias e noites, sem intervalo, e na potência máxima.... Ou por algum evento da natureza, como raios.

Ou seja: A fonte só deveria queimar por final de vidá útil ou por ação da natureza. 

Daí acho que vale a pena o IR2110, pois garante mais eficiência no chaveamento dos mosfets. 

Postado

Entendo . mas eu ainda prefiro o TR drive apesar que possui uma forma de onda horrível quando não e bem calculado. mas a questão não e velocidade em sim de "durabilidade ".. Percebi que outros amigos de outros foruns, tava com problema com o IR2110 porque quando os mosfet chaveadores queimavam o IR ia junto. Ai percebi que utilizar IR e perda de tempo e perda de dinheiro.

Resumindo: vamos usar trafo driver se nao conseguimos fazer um projeto que funcione como deve, para economizar driver...

• Curtir 1
Postado

É isso que acontece. O pessoal das fontes automotivas geralmente fazem projetos ruins, daí os chaveadores costumam queimar facilmente por erro de projeto e eles acabam dando preferência a trafos drivers, que são mais resistentes a curto-circuito.  

• 3 meses depois...
Postado

IR2110 é acionador de mosfet! driver acionador de mosfet! um amigo meu conserta essas fontes usina e overloud e amps taramps, banda viking! ele falou que a usina copia a overloud em quase tudo! o cara da usina era sócio da overloud!  a overloud usa um pic proprio da serie dspic pra controle de tensão e corrente

Postado

Ótimo drive o ir2110, indicado pelo fabricante para acionar os mosfets, uso ele em meu inversor de tensão senoidal com pic 16f628a, muito estavél  :)

Postado

Ótimo drive o ir2110, indicado pelo fabricante para acionar os mosfets, uso ele em meu inversor de tensão senoidal com pic 16f628a, muito estavél  :)

Para inversores de até 24V, acho um pouco inviável. Precisa de dois deles e cada um não sai por menos de 10,00.

Dá para fazer um driver assim:

12166769_786179861509989_202912134_n.jpg

eu uso trafo driver, funciona bem, mas a eficiencia fica devendo...

Trafo driver não é viável

É necessário modular até 100% e o trafo não vai até 100%.

Já vi projetos de inversores com trafo driver, que modulava até uns 70%, mas terminava ficando mais caro que um driver com os CIs do mercado. Ainda tinha este inconveniente de não modular 100%. 

Postado

na verdade não se consegue fazer um circuito com o mesmo rendimento do drive próprio do fabricante , hj o ir 2110 no mercado sai por 8,50 ...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...