Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, sou novo no forum, esse é o meu primeiro post, então ja peço desculpas se estou postando a duvida no lugar errado, imagino que não. Bom estou começando a aprender a consertar fontes atx, e essa fonte é a minha primeira cobaia :), uma fonte xingling modelo Y-B200ATX Ver.:3.1 que usa um ci controlador de pwm 2003, eu sei que é uma porcaria pois nem datasheet desse componente eu encontrei na net. Ela estava queimando fusivel, identifiquei 2 diodos retificadores no pra mimário em curto, troquei e ela voltou, está partindo normalmente, nada esquenta demais, mesmo por muito tempo ligada, mas as tensões dela  vão caindo gradativamente e bem devagar com o passar do tempo que ela esta ligada, 5 minutos depois de ligada só tem 9v na linha de 12v para se ter uma ideia, e é assim com todas as tensões, incluindo o 5vsb, o que eu achei beem estranho. Não faço ideia de onde procurar o defeito dela agora, Muito obrigado galera.

Postado

A solução,meu caro @rogertecnic ,é adquirir uma fonte nova,persistir no uso desta sua xing irá trazer problemas ao seu desktop,qual é a configuração do seu micro?

Postado

A solução,meu caro @rogertecnic ,é adquirir uma fonte nova,persistir no uso desta sua xing irá trazer problemas ao seu desktop,qual é a configuração do seu micro?

Essa fonte que estou tentando consertar é somente para aprendizado e talvez um futuro projeto de fonte de bancada, não pretendo ligar um pc com ela. Como eu faço faculdade e estou de férias, quero aproveitar esse tempo para aprender a consertar fontes e tirar algum trocado com isso, ja que minha faculdade é integral e não me resta tempo pra trabalhar. sempre pesquisei muitas dúvidas no Clube do Hardware e dessa vez resolvi me cadastrar pra participar realmente.Futuramente colocarei minha configuração detalhada na assinatura, é um fx8350, 8gb ram HyperX 1600 MHz, 2 hds sata2 um de 320 gb outro de 500 gb, driver de dvd da lg, placa-mãe ga-970A.

Postado

Se esta caindo a tensão e não Armando a proteção, verifique os capacitores se estão estudados e se concentre nas regulação da tensão que é geralmente monitorado por um ci pwm tipo ka7500 ou tl494 que monitora a tensão de saída na linha 5v tipicamente.

Postado

Pensei que fosse para uso comum,sendo para aprendizado necessita de respostas mais apuradas e técnicas como @lauro.m.s1379 respondeu.Boa noite.

Postado

Coloca carga nela e teste novamente.

Tenho um problema, não tenho peças aqui para tentar ligar a fonte, vou ligar alguns motores de drive de cd e uma mini furadeira de fazer gravação em metal de 12v na fonte e medir as tensões. Assim que eu fizer eu posto os resultados.

Se esta caindo a tensão e não Armando a proteção, verifique os capacitores se estão estudados e se concentre nas regulação da tensão que é geralmente monitorado por um ci pwm tipo ka7500 ou tl494 que monitora a tensão de saída na linha 5v tipicamente.

os capacitores estão todos bons, eu achei bem estranho isso também, e sobre os ci's essa fonte só tem o 2003 mesmo, segue as fotos:

este fusivel eu soldei um fio em baixo da placa fechando curto, estou ligando a fonte num aparelho de testes onde eu tenho o fusivel de proteção ja, por isso optei por fechar curto nesse fusivel que visivelmente está queimado.

post-774354-0-63467300-1437185437_thumb.

post-774354-0-41807200-1437185483_thumb.

Postado

Bom dia pessoal, queria agradecer a ajuda de vocês, realmente foi muito útil, fiz alguns testes na fonte hoje e magicamente as tensões se estabilizaram mesmo sem carga  :confused: .

Coloca carga nela e teste novamente.

@Bcpetronzio eu coloquei carga nela individualmente em cada tensão, tensões estabilizadas, até armei a proteção contra curto dela sem querer pois travei o eixo do motor que estava testando, só achei bem estranho a linha de 12V está oferecendo  11,3v. Isso é defeito ou pode ser os trafos que estão abrindo o bico pois a fonte alem de ser xingling é velha?

Procure ci 2003 se as tensões se estão  chegando no 3,3v pino 3, 5v pino 4, 12v pino 5, eles corrigem a tensão. Da uma olhada no fotoacoplador.

parecido 2005 http://0pdf.d4usemicon.netdna-cdn.com/pdfhtm.php?id=631383&p=6

@lauro.m.s1379 Esse CI 2005 é diferente do 2003, os pinos são diferentes, consegui achar um esquema dessas fontes paralelas na net com o ci 2003:

http://www.elsys.biz/download/files/pc-power/JNC%20LC-B250ATX%20Y-B200ATX.pdf

As tensões estão chegando corretamente no ci. Vou dar uma pesquisada sobre esse problema na tensão de 12v e ver o que eu acho, mas creio que não é defeito, que a fonte mesmo ja está nas ultimas dela. valeu galera.

Postado

No geral, é o fotoacoplador o responsável pelo limite da frequência no trafo, portanto, se a tensão cai, é que o fotoacoplador se mantem em trafo saturado e o sensor percebi (pode ser o 2003) e abaixa a frequência e consequentemente a tensão de saída. Uma coisa não entendi, a proteção deveria armar abaixo de 11,5v(linha de 12v) ou 4,5v(linha de 5v), isso acontece? 

jnc_y-b200-atx.gif

JNC_LC-B250ATX_cr_0.png

post-650281-0-80717500-1437430617_thumb.

alguns exemplos de circuitos

Postado

@lauro.m.s1379 a proteção só atua quando eu travo o eixo do motor que liguei no 12v, o esquema dela é o primeiro que você postou. Depois do meu ultimo post eu fui fazer os ultimos testes nela e encontrei um hd velho jogado numa gaveta e liguei ele na fonte e o que aconteceu??? a tensão subiu pra 11,6~11,7v e ela não esquentou nem os transistores chaveadores nem os retificadores, imagino que é falta de carga mesmo pra ela fazer o controle correto do pwm. ja fechei ela, pretendo troca-la em umas 3 ou 4 fontes pifadas e  começar tudo de novo, quem sabe eu não consigo uma corsair ou uma aerocool, eu vi uma pifada por 15R$ na feira do rolo aqui em gyn kkkkk.

Agora eu comecei a mexer na outra fonte que estava parada aqui, modelo identico a fonte anterior, até com a mesma potência, as 2 fontes sao 200w, mas na etiqueta da carcaça uma ta como 300w e outra esta como 350w, não da pra confiar nessas fontes mesmo  :eek:  :eek:  :eek: . O problema dessa é um pouco mais complexo, quando ligo ela no 220v ainda sem dar a partida, ela fica com uma chiadeira violenta, porém ela tem  4,8~4,9v no 5vsb, quando dou a partida ela inicia normalmente, a chiadeira aumenta e as tensões ficam normais, mas no pc que ela estava não liga, só girava a ventoinha da cpu. Percebi atrás da placa que 2 resistores (o R33 e R34) que ficam no circuito do 5vsb esquentaram tanto que deram uma ligeira mudada de cor no verniz verde da placa, vou testar agora os diodos e resistores e  o optoacoplador ver o que eu encontro.

Postado

@lauro.m.s1379 PRocurei os defeitos e só achei quase todos os capacitores maiores estufados, troquei todos, os que salvaram foram os 2 da entrada (maiores) e 1 da saida de 3,3v se não me engano, troquei e a chiadeira resolveu. Agora vou procurar um pc pra ligar elas e ver se inicia. Obrigado a todos.

Postado

Agora eu comecei a mexer na outra fonte que estava parada aqui, modelo identico a fonte anterior, até com a mesma potência, as 2 fontes sao 200w, mas na etiqueta da carcaça uma ta como 300w e outra esta como 350w, não da pra confiar nessas fontes mesmo :eek::eek::eek: . .

Hoje eu coloquei 20A nos 12V de uma wisecase de 250W! So foi desarmar quando passei disso ai..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...