Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, não sei se aqui é o local certo pra perguntar isso (Meu primeiro post, n sei como o forum funciona)...

To com uma duvida que parece complexa pra mim mas pra alguém mais experiente deve parecer simples.

Minha duvida é a seguinte: depois que já aprendi o básico de programação, como a lógica, desenvolvimento de algoritmos, etc, quais tipos de programas eu devo começar a desenvolver para treinar esse conhecimento, e como começar projetos maiores do que programas simples?

Outra duvida que eu tenho é de como programar a interface gráfica de um programa em c++? Eu já li algumas coisas sobre GTK+ mas aceito sugestões kkkkkkk

Desde já agradeço

Postado

Olha, posso responder a primeira parte da sua dúvida, mas a segunda fico a desejar fera.

A tendência nos cursos é ensinar:

1-Lógica de programação;

2-Algoritmos;

3-Conceitos e comandos básicos de programação;

4-Programação com banco de dados;

Vendo assim, você fez os passos "1 e 2", agora vem o 3. Eu aprendi e recomendo PARTICULARMENTE(minha opinião-quero evitar brigas também rs) você usar o JAVA para isso. Tem muita informação na web, é de graça, e ainda as IDEs ajudam muito.

Sugiro você aprender agora:

*Como são tratados os dados?(Como pegar o que o usuário digita? Como armazenar isso?)

*Como trabalhar com os dados(operações matemáticas básicas-adição, subtração, multiplicação, divisão, resto de divisão);

*Estruturas de decisão;

*Estruturas de repetição;

Acho que fazendo isso você já estará indo muito bem :D

• Curtir 1
Postado

Faça exercícios para treinar. Há vários disponibilizados na internet.

Pense em programas, e faça-os. Mesmo que pense que não irá conseguir, se desafie, e consiga completa-lo. Caso não tenha feito ainda, faça uma calculadora, uma tabuada, etc(em console app mesmo). São programas simples que a maioria dos programadores já fizeram pelo menos uma vez quando estavam começando.

Quanto a interface gráfica em C++, você pode aprender na raça, na unha, código por código e então criar a sua interface gráfica. Ou você pode usar o visual studio, que é uma das poucas ide's que disponibilizam o builder de gui gratuitamente para C++. Lá você tem a interface no monitor do seu PC, e é só arrastar os componentes (botões, textbox, etc) e atribuir eventos há eles.

• Curtir 1
Postado

Matheus, no caso eu já aprendi essa parte de tratamento de dados, estruturas de repetição e até mesmo POO, mas nunca li nada sobre programação com banco de dados. Eu fiz um cursinho de programação e li todo um livro sobre java. Java tem alguma programação com banco de dados?

Higor, sempre me recomendaram code::blocks ou dev-c++, então nunca usei o visual studio, vou baixa-lo pra ver como é.

Obrigado aos dois o/

Postado

Matheus, no caso eu já aprendi essa parte de tratamento de dados, estruturas de repetição e até mesmo POO, mas nunca li nada sobre programação com banco de dados. Eu fiz um cursinho de programação e li todo um livro sobre java. Java tem alguma programação com banco de dados?

Na verdade o Java se relaciona com o banco de dados, ele por exemplo não faz as operações básicas(você pode criar strings para mandar comando SQL para o BD, mas o comando é obrigatoriamente em SQL e não em JAVA).

De forma muito resumida funciona assim: você basicamente cria um banco de dados(BD), e depois o isola e a única forma de ver os dados dele é por uma aplicação que você cria(JAVA por exemplo), assim se um usuário quiser adicionar/excluir/alterar/visualizar dados do BD, você gerencia(e protege) tudo direto na aplicação.

Assim se um espertinho tentar mandar pro BD um campo vazio ("") no nome e você não quiser isso, crie uma estrutura que analise os dados na aplicação, antes de mandar ao BD e impeça ali mesmo, assim você não suja o seu BD.

Infelizmente isso é a matéria de um semestre inteiro e não consigo resumir tudo nessas linhas, mas vou deixar abaixo alguns links que podem começar a te iluminar(aos ADMs: não estou mandando o cara se virar-o que é infração- mas estou deixando pistas para ele crescer, por favor não me punam por isso '-' ):

Como conectar uma palicação JAVA ao Access: http://www.devmedia.com.br/como-conectar-uma-aplicacao-java-a-um-banco-de-dados-access/28184#ixzz3hT6pvyYt

Integrando um programa JAVA ao BD: http://www.devmedia.com.br/integrando-programa-java-com-um-banco-de-dados/25880

Acessando dados do BD com JAVA: http://javafree.uol.com.br/artigo/1356/Acessando-banco-de-dados-em-Java-PARTE-1.html

Conexão com banco de dados:

ISSO VAI COMEÇAR A TE DAR UM NORTE, NESSE GRANDE MUNDO DO JAVA, QUALQUER COISA ESTAMOS AQUI! :D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!