Ir ao conteúdo

Fonte PFC Ativo na extensão?

Ir à solução Resolvido por braconius,

Posts recomendados

Postado

Posso ligar uma Fonte PFC Ativo diretamente na tomada, isso eu sei. Porém, minha tomada fica longe do pc; quero saber se posso lgiar minha Fonte PFC Ativo em uma extensão simples? Vai causar problemas?

Postado

Mas em uma extensão "simples" sem ser filtro de linha ou régua, uma extensão "simples" dessas comuns, pode?

Sim, pode. Não irá te agregar nenhuma proteção, mas mal não fará. Obviamente que o ideal é ter uma extensão de boa qualidade.

Postado

Não pode.

Extensão simples e comum são bipolares e não tripolares. O terceiro polo ( o do meio) é justamente a sua proteção terra. Sem ela qualquer sobretensão vai passar pra sua fonte e não vai ter PFC certo. Use extensão desde que seja tripolar, ou seja, três fios separados no cabo, Vermelho, preto ou azul e verde (geralmente) Fase, neutro e terra.

• Membro VIP
Postado

Não pode.

Extensão simples e comum são bipolares e não tripolares. O terceiro polo ( o do meio) é justamente a sua proteção terra. Sem ela qualquer sobretensão vai passar pra sua fonte e não vai ter PFC certo. Use extensão desde que seja tripolar, ou seja, três fios separados no cabo, Vermelho, preto ou azul e verde (geralmente) Fase, neutro e terra.

Não adianta ele comprar uma super extensão e a casa dele não ter aterramento.

Postado

Não adianta ele comprar uma super extensão e a casa dele não ter aterramento.

Obviamente colega. Como não adianta ter aterramento e não ter energia elétrica. Quando citei a importância do polo do terra subentende-se a necessidade da tomada estar devidamente aterrada. Mas valeu o esclarecimento detalhado.

Postado

Aqui em casa as tomadas são tripolares, com terra, fase e neutro. Só não sei se tem aterramento. O que eu faço? ._.

Nesse caso você precisa contratar um eletricista para fazer o teste de aterramento. Como você não entende de elétrica aconselho chamar um profissional. Lembrando que não basta ter o aterramento, este aterramento precisa estar em dia, ou seja, realmente sendo eficiente na condução ao terra.

lembre-se tb que mesmo que a tomada seja aterrada, a extensão tb precisa ter o terra, não pode ser daquelas de dois fios paralelos apenas.

• Curtir 1
Postado

Não quero chegar nesse ponto de chamar um tecnico e-e" com certeza nao tá em dia, e se tiver aterramento ta todo desatualizado. Vou comprar uma extensão tripolar e já era, pode ser né?

• Solução
Postado

95% das casas no Brasil não tem aterramento. Não vejo nenhum risco tão alarmante assim. Ele pode seguir a vida dele normalmente sem aterramento.

@Thaigo Cruz, se não tiver grana para um bom filtro de linha (cerca de 150 reais), compre uma extensão e continue sua vida normalmente.

• Curtir 1
Postado

95% das casas no Brasil não tem aterramento. Não vejo nenhum risco tão alarmante assim. Ele pode seguir a vida dele normalmente sem aterramento.

@Thaigo Cruz, se não tiver grana para um bom filtro de linha (cerca de 150 reais), compre uma extensão e continue sua vida normalmente.

Mas não precisa ter toda a casa aterrada não amigo. Basta a tomada onde ele liga o PC e isso não custa mais que 100,00 pra fazer. A vida dele vai continuar normalmente sim mas se ele não tem grana pra aterrar uma tomada ou comprar um filtro de linha terá pra comprar peças novas pro pc???

Vá por mim Thiago, gaste uma graninha e proteja seu equipamento. A qualidade da eletricidade nessa colônia onde vivemos é péssima e a distribuidora de energia não vai lhe comprar um pc novo em caso de sobrecargas...

Postado

Mas não precisa ter toda a casa aterrada não amigo. Basta a tomada onde ele liga o PC e isso não custa mais que 100,00 pra fazer. A vida dele vai continuar normalmente sim mas se ele não tem grana pra aterrar uma tomada ou comprar um filtro de linha terá pra comprar peças novas pro pc???

Vá por mim Thiago, gaste uma graninha e proteja seu equipamento. A qualidade da eletricidade nessa colônia onde vivemos é péssima e a distribuidora de energia não vai lhe comprar um pc novo em caso de sobrecargas...

Que a energia do Brasil é pessima, isso não se discute. Mas o aterramento não protege o equipamento, ele protege o usuário de ser eletrocutado. E sim, as empresa de energia reembolsam em caso de danos à equipamentos eletricos/eletrônicos advindos de problemas na energia. Já passei por isso duas vezes e fui reembolsado.

Postado

Que a energia do Brasil é pessima, isso não se discute. Mas o aterramento não protege o equipamento, ele protege o usuário de ser eletrocutado. E sim, as empresa de energia reembolsam em caso de danos à equipamentos eletricos/eletrônicos advindos de problemas na energia. Já passei por isso duas vezes e fui reembolsado.

Só se for aí em Brasília... Porque aqui em cima isso leva meses em perícias e avaliações e eu não conheço ninguém que tenha sido ressarcido sem recorrer a justiça. Mas ainda que seja, vale a pena ficar sem o equipamento só pra economizar 100,00 ou menos? E o aterramento não protege apenas o usuário de choques elétricos protege também o equipamento contra eletricidade estática. Em caso de sobretensão na rede, provocada por um raio por exemplo, esse excesso de corrente ao invés de ir pra fonte do PC vai pro terra. Não tem PFC ativo no planeta que suporte uma sobretensão de 300v pra cima...

Mas a decisão é sua Thiago. Deixar como está é mais fácil e faz parte do DNA brasileiro... vai fundo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...