Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SAPPHIRE RADEON 7970 DUAL X - 1 FAN PARADO


Posts recomendados

Galerinha, por favor deem um help aqui, é pequena a dúvida. 

 

Como dito no título, tenho uma Sapphire Radeon 7970 Dual x (dois fans) 3gb OC. 

 

Ela está rodando apenas um dos fans, coisa que não acontecia antes. O segundo só começa a rodar quando chego a 82% da capacidade total da placa (isso não é alcançado em jogos, descobri pois medi pelo afterburn), o fan também não esta travado, está muito bom na verdade. Ouvi dizer que é coisa do driver da AMD que incluíram um sistema de energia. Confere?

 

Talvez isso possa ser pertinente, pois por causa disso, a placa acaba esquentando mais que o normal, ela chegou a 66C, coisa que nunca aconteceu, já que com os  dois fans girando, ela não passa nem dos 45C. Isso também pode influenciar no desempenho?

 

Se for por conta de algum driver da AMD, como eu tiro ou edito para funcionar como quero? Estou com medo desse fan estragar mais rápido que o parado, já que nessa configuração atual, um está intacto enquanto o outro é forçado de mais até que tenha ajuda, isso quando tem.

 

 

valeu obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuida da 7970 que é uma boa VGA ainda, a AMD ainda dá um suporte legal pra ela pois a arquitetura é a mesma da R9 200 E R9 300 só mudou nas Furys, já NV lascou o desempnho até de SLI de 780Ti que com Driver novo apanha da 970, ou seja johgos novos não vão prestar neste SLI nunca beleza, já AMD faz uma aqrquitetura tão boa que usa por bem maias tempo, a NV esta fraca hoje, uma Titan X de mais de mil doletas apanha feio de uma 295X2 de menos de 700, consumo é irrelevante pra quem quer VGA Top beleza, alem que ela vai durar bem mais tem WC e nemhuma VRAM colocada atrás dela beleza, a sua VGA tem a mesma GPU da 280X que peguei agora beleza, a 280X fica um pouco melhor pela subidinha que deram nos Clock e por ser mais nova otimizam um pouco mais, mas a diferença é tão pouca que dá pra fazer Cross de boa com as duas VGAs, pra ficar legal é bom fazer um Over na 7970 nos mesmo clck de GPU da 280X, em VRAM é irelevante ela tem muitos bits e VRAM bem rápida, só troque por uma R9 390 pra cima, NV neste prço só tem lixo, cara sobe a rotação da Fan pelo MSI afterbuner, no YT tem tutorial beleza, que nem deve chegar a 80Graus, eles colocam a velocidade da FAN bem lenta pra não estragar na Garantia já que a VGA dura de boa mais que um ano mesmo batendo altas temps, mas aumento a rotação do Cooler pois em caso de defeito é só trocar a FAN, coocar uma de VGA que queimou só a VGA a FAN está beleza, tirar a FAN que deu pepino ou usar com uma só e tirar a outra e colocar uma Fan em cima, tem muita VGA com uma só FAN e funciona de boa, é claro que vai fazer mais barulho pois tem que girar mais rápido e esquenta mais, uma boa é tirar o capa de plastico da VGA e colocar uma Fan de 12cm forte emcima vai esquentar bem menos que as duas FANs pequenas ai, já fiz em uma 3850AGP que queimou a FAN aqui, ficou bem menos quente, aqui com uma 6870 em Over coloquei 60 graus em 70%, 70 em 80%, e 80 em 100% não passa de 73 graus em Over no calor de Cuiabá sem AC, esquenta bem menos do que sem over que se deixar bate os 80 graus fácil, como a 6870 vem quase no limite tem que saber cuidar dela pra durar a minha vai fazer 4 anos em setembro e zero Artefatos até com 1000 na GPU dos 900 original da minha XFX Dual Fan, só não uso 1000 que Crash mesmo não passando de uns 73 graus, ou seja é limite já da VGA OK, claro que em Nitrog~enio liquido e tal sobe mais mas o gasto é tal alto que compensa uma VGA melhor, ia montar um Cross mas testei o SLOT 2.0 X4 e dá LAG de Frame Time mesmo os FPS nas altura o frame Time passa de 100 em uns momentos até no CS GO, no Slot 16X 3.0 fica liso, a VGA e´só 2.0, na 280X que comprei estou esperando por dedex vou fazer o teste tambem nos dois Slots, vou ter que comprar uma PM que Faz Multi Gpu em 8X 3.0 ai fica beleza,só em jogos como COD que fica liso no slot lento, pelo video engana tem que jogar pra sentir ou ver os graficos de Frame Time o uso de GPU cai pouco pois as travads são de ms, quem diz que VGA aguenta 100 graus de boa está certo, CPU aguenta até mais pois não tem RAM colada nela, por isso CPU usada é de boa mas VGA não, o negócio que ela vai durar exponencialmente bem menos nesta temperatura que acho bem alta ai, nem pela GPU mas pela VRAM e outras partes mais sensiveis da VGA KKK, já que o Over já reduz vida util mesmo sem esquentar tem que cuidar das Temps mesmo sem Over ambem, o problema que a GPU aguenta mas a VRAM começa a dar artefato pois o Calor da GPU espalha na plca beleza, só dou Ovewr rem GPU a 6870 é 256 bits VDDR e bem rápida em VRAM para a GPU dela já da e sobra, AMD caprica nas VRAM de suas VGAs, já NV nem preciso falar né KKK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, obrigado pelo post, mas no meio de tudo isso que você escreveu, só extrai que você disse para controlar o fan pelo afterburner.

 

Mas na verdade eu não quero, pois não vejo o porque deixar a gpu em 82% ou mais para que ligue o 2º fan. Queria deixar os dois rodando ao mesmo tempo, afim de não gastar apenas um deles até que o outro seja exigido, até porque, quando os dois estão em ação, a temperatura diminui bem e depois o fan já desliga. Ou seja, tem 1 fan trabalhando mais, o que pode me fazer perde-lo cedo... ou pelo menos, se não tiver como parar essa economia, que eu possa alternar os fans, hoje uso o da esquerda, amanhã o da direita.

 

ps: já fucei em todo o catalyst para achar essas opções e não encontrei, talvez ela exista ou não, ou haja outro modo que alguém ninja ja viu e poderá me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!