Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Putz acabei de passar raiva de novo com outra CORSAIR em 6 meses, dessa vez CORSAIR 550w! Comecei a morar em Florianopolis a 1 ano e hoje estourou minha segunda Corsair, por coincidência ao cair a luz pra uma manutencao no predio, desliguei o BOTAO POWER da fonte pra nao ter pico de luz quando a luz voltasse, depois que a luz voltou normalmente pra minha surpresa fui apertar o botao de power da fonte e a fonte estourou fazendo inclusive que desligasse o disjuntor de luz do meu apartamento!

E o pior, ocorreu essa MESMA coisa comigo a 6 meses atras com uma Corsair CX600 quando eu morava em outro prédio que era um predio novo, recem construido! Aqui é 220v nao sei se influi, sempre fui de Belo Horizonte era 110v e em 10 anos perdi apenas 2 fontes! Em BH usava estabilizador, aqui uso direto na tomada, alguém sabe me explicar porque ocorre isso ? E o pior é que acho que da outra vez foi com o botao power da fonte também, nao o do gabinete onde liga todo CPU e faz todo esforco!!

Tentei consertar a CX600 e nao deu conserto, acho que essa 550 tambem nao vai dar conserto!

Voltei pra minha antiga ICEAGE 500w que passou no teste daqui mas essa semana esta chegando uma GTX960 acho que nao vai aguentar pra jogar Fifa, nao jogo jogos pesados!

• Membro VIP
Postado

De nada adiantou desligares o botão da fonte para proteger a mesma no retorno da energia... Canso de dizer, fontes geralmente queimam ao cair da energia. Essas quedas de tensão potencialmente geram surtos de tensão, pelo desligamento simultâneo das mais diversas cargas, as vezes 10 às vezes mais de cem delas..

Isso gera surto de tensão.. Isso danifica os semicondutores da entrada das fontes mas não as queima por falta de energia para tal. Prepara a queima. Então, ao voltar a energia, ai sim é que haverá energia para fazer o estrago.. Sua fonte, na falta da energia (ou no desligamento repentino com cargas sendo alimentadas) se danificou.. Se tivesses guardado a mesma e só um ano depois ligado aconteceria o exato  mesmo sintoma, ela se queimaria

Pergunto se fizestes alguma coisa para proteger sua fonte de surtos provocados pelo desligamento de carga indutivas??? Colocastes um bom protetor contra surtos??? Não???

Então és candidato a ficar queimando fontes para sempre... Estabilizador não ajuda em nada..

Um bom filtro de linha é o dispositivo correto para proteger contra surtos

Sugiro um Clamper Multi Proteção..

• Curtir 1
Postado

Sim ja foi 3 em 1 ano, 2 Corsair e uma simples, isso tudo é por que aqui é 220v? Em Belo Horizonte nunca tive esse tipo de problema e la usava estabilizador, mas la e 110v!!!

Mas digo que foi uma queda de luz controlada, foi desligado a do predio pra manutencao preventiva de 9 as 12 da manha, nao foi por raio ou curto circuito nao.

• Membro VIP
Postado

Sim ja foi 3 em 1 ano, 2 Corsair e uma simples, isso tudo é por que aqui é 220v? Em Belo Horizonte nunca tive esse tipo de problema e la usava estabilizador, mas la e 110v!!!

Mas digo que foi uma queda de luz controlada, foi desligado a do predio pra manutencao preventiva de 9 as 12 da manha, nao foi por raio ou curto circuito nao.

Não é necessário que haja curto circuito, nem tampouco raio.. Desligamentos são sinônimos de arco elétrico, surto de tensão.. Conhece a bobina do automóvel???  Se conhecesse saberia que ela nada mais é que um autotransformador e que faz irromper uma altíssima tensão em seu secundário (coisa de 30.000 Volts)  no exato momento da abertura de seu circuito primário, na abertura do platinado, na interrupção da corrente de 12 Volts nessa bobina (falar de platinado denota idade) e nunca na aplicação da corrente..Sempre no desligamento de cargas indutivas..

Desse modo não espere surtos de tensão no atraque no fechamento de um contato, na aplicação de uma tensão, no ligamento de uma carga, mas sempre na abertura, na interrupção de um circuito..

Não existe queda de energia controlada... No momento da abertura das contatoras, das chaves gerais, dos disjuntores existirá alguns equipamentos ligados em algum lugar do condomínio.. O desligamento ao exato mesmo tempo desses equipamentos é que é o responsável pela geração de surtos de tensão..

Veja o que acontece quando você quer abrir, interromper um circuito que tem corrente estabelecida.. Claro, aqui estou exagerando pois se trata de alta tensão, mas acredite, o comportamento elétrico é exatamente igual, na abertura de um contato..  Só trago esses exemplos na alta tensão pois eles amplificam em milhares de vezes o efeito e você pode facilmente notar esses efeitos..

Notastes que sempre se forma arco elétrico ao abrir ao desalimentar uma rede?????  Isso dai representa uma subida violenta na tensão a ponte de não permitir a extinção pelo ar sob a forma de arco voltaico) Isso é que prepara a queima de sua fonte. Digo prepara pois sem energia, no momento do desligamento, não existe força suficiente para danificar mas sim somente de romper a isolação dos componentes ligados a rede.. Ao voltar a energia, agora sem isolação que deveria ter, os elementos recebem a tensão normal da rede e se danificam justo pela ausência de isolação  A tensão normal da rede é quem danifica uma fonte cuja isolação foi furada pelo arco elétrico surto de tensão, daquela hora do desligamento..

Acredite... Surtos de tensão danificam sim fontes de alimentação.  Só não vê quem não quer...  Só não protege contra surtos quem quiser se enganar..

Continue esperando danificar suas fontes, sem proteção adequada contra surtos de tensão..  Proteção adequada = supressores de surtos de tensão...  São usados no mundo todo com essa funcionalidade. Só aqui no Brasil ainda se usa estabilizador que em nada ajuda nessa extinção de surtos de tensão..

• Curtir 3
Postado

Perfeito post, agradeço pela ajuda, mexo com computador a 20 anos, neste 20 anos devo ter tido umas 6 fontes queimadas, mas so neste ano que estou morando aqui em Florianopolis onde é 220v queimei 3, o motivo é apenas por ser 220v? Pois la em BH em 18 anos praticamente so queimei 3 fontes e olha que nem desligava PC em tempestades... la é 127v.

Qual clamper custo beneficio compro e se protejo apenas a CPU com ele ou os outros eletrodomesticos perto, TV, impressora, som Sony 1500wrms

La em Belo Horizonte ate em temporais 20 anos nunca queimou nenhum eletrodomestico meu, aqui com desligamentos avisados pelos predios esta ocorrendo isso

• Membro VIP
Postado

O porque de em alguns locais se apresentar maior quantidade de surtos de tensão nada tem a ver com 110 ou 220 Volts. Eu prefiro alimentar fontes e demais equipamentos  em 220 Volts, por duas razões:

- A eficiência em 220 Volts é melhor;

- Fontes foram concebidas para ser alimentadas em 220 Volts. Nasceram para ser alimentadas em 220 Volts. Leia isso dai para melhor entender: Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???      

Então por que da diferença que você constatou????

Esse seu teste, embora tenha doído em seu bolso, pode nem ser representativo...Mais duzentas pessoas repetindo a exata sua experiência bem poderia redundar nos mais diversos resultados, portanto sua experiência, embora para você muito significativa, não tem caráter científico e não consegue explicar muito menos justificar nada..

Muitos outros variáveis podem influir nos resultados, tais como:

- A quantidade de dias com tempestade elétrica em cada um dos anos que se passaram;

- A qualidade do aterramento ai na sua casa, tenhas ou não esse aterramento em sua tomada;

- A própria topologia da rede elétrica em sua casa, no seu bairro, na sua cidade;

- A densidade de máquinas (cargas indutivas) que se avizinham sua residência; (ai bem pode ser uma zona industrial contra outras menos industrializadas)..

- E muitas e muitas outras variáveis maios ou menos subjetivas...

Portanto faça a coisa certa, coloque um bom filtro de linha ai, como por exemplo esse dai:

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-preto.html

Ou nessa loja dai: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=8BT2J12CFLT

Porque deves adotar uma proteção que também proteja a linha telefônica ou da TV a cabo: Leia ai sua resposta: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

Postado

então imagino que o pobre "estabilizador" comprado em 95 no meu primeiro CPU que era um 486 DX2 me salvou por aproximadamente 19 anos desses problemas em BH com CPU ligado quase 24 hrs por dia, porque aqui em 1 ano ligando direto na tomada morando em 2 predios diferentes foram 2 fontes Corsair, 1 fonte comum, monitor LCD Samsung deu defeito e uma placa de video GTX 580 também.

• Membro VIP
Postado

então imagino que o pobre "estabilizador" comprado em 95 no meu primeiro CPU que era um 486 DX2 me salvou por aproximadamente 19 anos desses problemas em BH com CPU ligado quase 24 hrs por dia, porque aqui em 1 ano ligando direto na tomada morando em 2 predios diferentes foram 2 fontes Corsair, 1 fonte comum, monitor LCD Samsung deu defeito e uma placa de video GTX 580 também.

Fique a vontade amigo.. Se desejares continuar adotando o estabilizador, faça isso...   A decisão sempre será sua, em cima de seus equipamentos..

Já pensastes na possibilidade da energia suprida para você, lá em BH, estar mais "limpa" ??? Isso tem muito a ver com a prestadora de serviços de geração/distribuição da energia ...

Postado

então imagino que o pobre "estabilizador" comprado em 95 no meu primeiro CPU que era um 486 DX2 me salvou por aproximadamente 19 anos desses problemas em BH 

E papai noel existe...

Não, definitivamente não foi isso o que aconteceu.

• 3 semanas depois...
Postado

Fique a vontade amigo.. Se desejares continuar adotando o estabilizador, faça isso...   A decisão sempre será sua, em cima de seus equipamentos..

Já pensastes na possibilidade da energia suprida para você, lá em BH, estar mais "limpa" ??? Isso tem muito a ver com a prestadora de serviços de geração/distribuição da energia ...

So vi os posts hoje... então, as queimas das 2 Corsair foram durante "quedas" programadas pelo condominio pra manutencao interna da rede eletrica no prédio, foram 3 fontes em 1 ano sendo 2 Corsair e uma generica, na hora que eu replugava a tomada do PC na tomada, a fonte queimava, saindo fumaca e tudo, meu monitor também apresentou problema durante o ano e uma GTX580 nesse período todo de 1 ano morando aqui, nao disse que a falta do estabilizador foi o culpado, estou é procurando o culpado ja que a unica diferenca que muda daqui de Florianopolis pra Belo Horizonte é daqui ser 220v, ou é a falta de um estabilizador ou é o fato da rede ser 220v, sei que estabilizador de tensão nao sao efetivos e nao fazem praticamente nada... agora estou com um clamper comprado na net e um filtro de linha de supermercado vamos ver se para a queimacao pois nunca tive problema com isso em 20 anos de informatica igual estou tenho aqui no sul, peguei ate raiva dessa Corsair ou foi uma infeliz coincidência mesmo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!