Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
André Barbosa_497861

Monitorar Rede

Recommended Posts

Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda, vou tentar resumir bem o problema.

Estou responsável por organizar uma rede em funcionamento de 230 computadores, divididos em 7 pequenos prédios, a rede está em funcionamento, mas sem nenhuma identificação nos cabos ou computadores.

Comecei coletando o Mac de todos os computadores e fiz um ARP estático, agora sei como os computadores estão dispostos pelos prédios, mas nãos sei ainda como a rede funciona.

Alguém sabe algum programa que eu possa monitorar o ping dessas estações em tempo real, assim quando eu mexer em alguma cabo na rede saberei onde ele está desligando. Acho que essa é a melhor forma de identificar os caminhos desses cabos, se alguém tiver alguma ideia melhor, só falar.

Lembrando que refazer a rede não é uma opção, a rede está em funcionamento, meu trabalho é identificar os cabos e organiza-los e propor melhorias a partir dai.

@edit

Estou usando o PFsense como servidor DHCP.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvi problema semelhante comprando um identificador de cabos... 

É um equipamento simples dividido em duas ferramentas. A primeira você pluga na ponta do cabo que chega ao pc e ela envia um sinal elétrico que você detecta com a segunda ferramenta no armário do TI...

Custa em média 120,00

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Andre,

Eu indicaria o The dude da microtik.

É uma ferramenta de monitoramento,  pode ser usada para monitorar router, switches, servidores de forma bem dinâmica e centralizada com a criação do Mapa de Rede.

Possui a opção de discovery que faz uma varredura pela sua rede e ja monta um layout para você, enfim,

Valeu a pena da uma olhada.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi problema semelhante comprando um identificador de cabos... 

É um equipamento simples dividido em duas ferramentas. A primeira você pluga na ponta do cabo que chega ao pc e ela envia um sinal elétrico que você detecta com a segunda ferramenta no armário do TI...

Custa em média 120,00

É uma solução interessante, mas os locais ficam fisicamente longe e são muitos, isso levaria bastante tempo, mas talvez eu faça isso depois para confirmar alguns dados.

Boa tarde Andre,

Eu indicaria o The dude da microtik.

É uma ferramenta de monitoramento,  pode ser usada para monitorar router, switches, servidores de forma bem dinâmica e centralizada com a criação do Mapa de Rede.

Possui a opção de discovery que faz uma varredura pela sua rede e ja monta um layout para você, enfim,

Valeu a pena da uma olhada.

Ainda estou configurando o software, mas acho que é exatamente o que estou procurando, obrigado pela dica.

Estou aceitando outras sugestões :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais