Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ivan Merten

RESOLVIDO Computador novo faz tanto barulho que parece turbina de avião!

Recommended Posts

Oi gente, comprei esse computador na terabyte: http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer/amd-radeon/computador-t-gamer-amd-fx-8320e-4ghz-octa-core--8gb-ddr3--hd-1tb--dvd-rw--msi-radeon-r9-380-gaming-2gb-chdmi--gab-pcyes-rhino-vermelho.ptml e acontece que, desde o momento em que ligo o computador até eu desligar, o cooler (acredito ser o do processador) faz um barulho muito alto, não dá pra estudar, trabalhar e até a experiencia em jogo é prejudicada :/

Mandei e-mail pro suporte e eles me disseram que os coolers BOX da AMD são realmente barulhentos, mas pesquisei bastante e ví que eles são barulhentos quando exigem um pouco mais deles (jogos por exemplo), posso estar enganado. O problema maior é que se eu deixar ele aberto no desktop sem abrir nenhum programa o barulho continua o mesmo. O uso da CPU não fica superior aos 20% quando ta apenas ligado, mas a "frequência máxima" passa os 100% (o gráfico azul, achei que poderia ser importante haha'). Por um curto período de tempo, questão de 3 segundos, quando ele ta ligando parece que dá uma aliviada e ai volta a fazer o mesmo barulho alto.

Eu to ficando louco com esse barulho já. Eu penso em trocar o cooler mais pra frente, mas como a temperatura se mantém estável queria saber se o problema não pode ser outro já que parece que o cooler dá o seu potencial máximo 100% do tempo.

Ps: de momento to sem internet no computador pra fazer atualização da BIOS (ví sugerirem em alguns post's, mas sempre acabava que o problema era diferente).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já experimentou entras na Bios e diminuir a velocidade de rotação do cooler? Se não, faça isso. Diminuindo o barulho, acompanhe a temperatura do processador, se ficar tudo bem, mantenha assim.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, acessei a BIOS pra alterar a rotação do cooler e me deparei com a temperatura do CPU em 56ºC! (isso é anormal né? só liguei, nada mais) e ai fiquei com receio de diminuir a rotação. Fiz novamente o teste com o AIDA e diz que a temperatura do processador ta em 45ºC. Vou postar um print pra você ver, a rotação do cooler ta com 5494 rpm.

Sou leigo nisso, minha dúvida é se eu diminuir a rotação do cooler, quando for jogar ou usar um programa que exige mais do pc (modelagem 3D por exemplo) a rotação vai aumentar para manter a temperatura do processador ou vai ficar estagnada na rotação que eu colocar?

valeu por responder man :)

Editado por Ivan Merten

Compartilhar este post

Link para o post

45ºC está muito bom. Você precisar ficar de olho caso atinja os 60ºC. Essa seria a temperatura que consideram o limite pra um computador comum.

Então acredito eu que mantendo o computador em um local ventilado, com boa entrada e saída de ar, daria pra você diminuir a rotação um pouco. Mas ai é decisão sua.

Outra coisa é abrir pra ver se não tem nada pegando nas hélices.

Boa sorte ai.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Acabei diminuindo a rotação mesmo, agora vou monitorar como fica a temperatura. A BIOS tem um sistema bacana de controle de temperatura e rpm do cooler. Defini 50ºC e 37,5% de rpm. Pesquisei e vi que assim que ele atingir 50ºC a rotação dele começa a subir automaticamente, mas só pra garantir vou ficar de olho quando for jogar. O barulho diminuiu muito quando comparado a antes :)

obg cara  :D

Editado por Ivan Merten

Compartilhar este post

Link para o post

É cara, a velocidade do processador não depende somente de estar usando ele ou não, acho que você já viu a solução.

Minha dica é arrumar a ventilação, colocando coolers nos locais certos, somente assim pro barulho sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais