Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
minoso

RESOLVIDO Como configurar um TD-8951ND em modo bridge

Recommended Posts

Ae galera, tudo bem?

Antes de iniciar, já pesquisei no forum e achei um post, mas não o utilizei por ser antigo, por isso a re-postagem aqui.

Já tentei, inclusive, achar um tutorial no Youtube para este TD-8951ND, mas sem sucesso. Os tutoriais são bem básicos, coisa que um Quick Start da própria interface do dispositivo daria conta.

A minha rede está mais ou menos assim:

1. Vivo Fibra 100mbps + IP FIXO
  2. Roteador Mikrotik
    1. Porta 1: entrada da VIVO já configurado IP FIXO
    2. Porta 2: entrada do TP-Link Modem/Router (TD-8951ND) / (Antes era um D-Link na mesma porta e com configs básica, funcionava 100%)
    3. Porta 3: entrada do Swtich TP-Link 24 portas
  3. O Swtich conecta todos os computadores e impressoras, com IPs distribuídos do range 192.168.0.100 a 192.168.0.250 (impressoras com IP abaixo do 100, estático)
  4. O TP-Link apenas deveria fazer o Wi-Fi a partir da internet recebida pelo Mikrotik, porém...

...aí vem o problema!

No lugar do TD-8951ND eu estava com um D-Link próprio da Vivo que estava dando conta perfeitamente do recado. Agora que trocamos para o TD-8951ND nossa dor de cabeça começou com o seguintes sintomas:

• Celulares conectam na rede, mas não navegam - ou navegam assim que reiniciamos o TD-8951ND, mas logo logo ficam sem navegação.
  • Computadores com Win7 sequer identificam a rede do TD-8951ND como disponível para conexão, apenas o Win8 acha. Por que isso?
  • Win8 e alguns celulares até conectam, mas numa velocidade e intermitência nojenta!

Até então o modem/roteador está com as seguintes configurações e, sinceramente, eu não sei mais o que fazer (ver anexo).

O investimento foi alto para descartá-lo, por isso gostaria da ajuda de vocês para lapidá-lo e deixar a rede Wi-fi utilizável, já que sou um Zé Ruela pra configurações avançadas de redes wi-fi

Obrigado!

post-340569-0-01887200-1440531826_thumb.

post-340569-0-72337800-1440531827_thumb.

post-340569-0-55929400-1440531828_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes o D-link estava em modo BRIDGE?

Acho que você deveria deixar o TP-link transparente... apenas pra ele distribuir o wifi uma vez que toda a rota é feita no Mikrotik.

Ou... você configura a WAN do tp-link apontando pro Mikrotik e a lan pra intranet em DHCP.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes o D-link estava em modo BRIDGE?

Acho que você deveria deixar o TP-link transparente... apenas pra ele distribuir o wifi uma vez que toda a rota é feita no Mikrotik.

Ou... você configura a WAN do tp-link apontando pro Mikrotik e a lan pra intranet em DHCP.

@Rodrigo_Sobrinho, você pode traduzir?

Eu não sei se o D-Link estava como Bridge, sei que ele estava com IP 192.168.0.2 (sendo o Mikrotik o 192.168.0.1) e o DHCP dele estava desativada, pois isso é um serviço do Mikrotik

Como faço para este TP-Link ficar "transparente"?

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo_Sobrinho, você pode traduzir?

Eu não sei se o D-Link estava como Bridge, sei que ele estava com IP 192.168.0.2 (sendo o Mikrotik o 192.168.0.1) e o DHCP dele estava desativada, pois isso é um serviço do Mikrotik

Como faço para este TP-Link ficar "transparente"?

OK... transparente é o modo BRIDGE... todo equipamento nesse modo funciona apenas como uma ponte, não interferindo em nada na rota. Se o IP do d-link era esse então ele estava como citei acima, com a interface wan apontada pro mikrotik (gateway)... repita o processo. Configure a Wan do tp-link com o mesmo Ip (192.168.0.2) apontando pro mikrotik (192.168.0.1)... apontar é informar o Ip do mikrotik como gateway... e mesma máscara (255.255.255.0)... desabilite o dhcp no tp-link e vai funcionar.

lembre-se que nesse caso, o cabo de rede que vem do mikrotik entra na interface wan (geralmente azul) do tp-link...

Compartilhar este post

Link para o post

OK... transparente é o modo BRIDGE... todo equipamento nesse modo funciona apenas como uma ponte, não interferindo em nada na rota. Se o IP do d-link era esse então ele estava como citei acima, com a interface wan apontada pro mikrotik (gateway)... repita o processo. Configure a Wan do tp-link com o mesmo Ip (192.168.0.2) apontando pro mikrotik (192.168.0.1)... apontar é informar o Ip do mikrotik como gateway... e mesma máscara (255.255.255.0)... desabilite o dhcp no tp-link e vai funcionar.

lembre-se que nesse caso, o cabo de rede que vem do mikrotik entra na interface wan (geralmente azul) do tp-link...

@Rodrigo_Sobrinho Ai que está o problema. Esse roteador/modem não tem interface WAN, apenas 4 LAN e 1 ADSL, veja ficha técnica. Ele é algo como "All in One" :(

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo_Sobrinho Ai que está o problema. Esse roteador/modem não tem interface WAN, apenas 4 LAN e 1 ADSL, veja ficha técnica. Ele é algo como "All in One" :(

Nesse caso, você configura o IP de lan dele na mesma rede do Ip de lan que sai do mikrotik... e pluga o cabo de rede que sai do mikrotik numa entrada lan do pt-link (amarela)...

Mas eu andei vendo uns vídeos de configuração dele e percebi que ele tem o modo bridge sim... 

Já tentou resetar e colocar apenas o modo bridge... pelo quick start... 

Se não funcionar pelo bridge vai funcionar pelo método acima.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso, você configura o IP de lan dele na mesma rede do Ip de lan que sai do mikrotik... e pluga o cabo de rede que sai do mikrotik numa entrada lan do pt-link (amarela)...

Mas eu andei vendo uns vídeos de configuração dele e percebi que ele tem o modo bridge sim... 

Já tentou resetar e colocar apenas o modo bridge... pelo quick start... 

Se não funcionar pelo bridge vai funcionar pelo método acima.

@Rodrigo_Sobrinho já tentei tudo o que disse, continua na mesma :(

Eu já o fiz como bridge no modo Quick Start e no modo manual, nada.

Já tentei configurar a LAN dele para o mesmo range do Mikrotik, ele ficou com o mesmo IP que o D-Link tinha, 192.168.0.2 - nada também

Estou achando que pode ser problema físico mesmo no roteador, só queria testar absolutamente tudo antes de acionar a garantia e não perder tempo com isso :(

Compartilhar este post

Link para o post

@minoso li só as 2 primeiros postagens, e notei que seu D-Link estava em

modo ponte. E não em Bridge. 

Recomendo atualizar o firmware do seu TP-link TD-W8951ND para possíveis 

correção de erros. 

http://www.tp-link.com.br/products/details/?model=TD-W8951ND#down

Após atualizar, faça como no D-Link. Deixe em modo ponte, e conecte no Switch, 

ou configure os IP fixo nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Se nem apontando pra lan setando ip manualmente e deixando em ponte (que é a mesma coisa de bridge, inclusive sendo a tradução literal do inglês para o português)... pode ser problema físico realmente... 

Já tentou testar o tp-link com outro equipamento? Tipo tirando o mikrotik e recebendo direto do modem da vivo? Só pra testar o tp-link...

Compartilhar este post

Link para o post

Se nem apontando pra lan setando ip manualmente e deixando em ponte (que é a mesma coisa de bridge, inclusive sendo a tradução literal do inglês para o português)... pode ser problema físico realmente... 

Já tentou testar o tp-link com outro equipamento? Tipo tirando o mikrotik e recebendo direto do modem da vivo? Só pra testar o tp-link...

BRIDGE se configura pela porta WAN do roteador ao modem colega. E modo ponte apenas por

qualquer porta LAN, ou modem wifi de apenas uma porta WAN Ethernet. 

Ambos métodos são semelhantes, a forma de transmitir dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vamos brigar.

Não achei a função "ponte" no TP-Link, apenas o Bridge. Levando em conta que ele só tem porta LAN, podemos entender que o Bridger é a Ponte, nesse caso.

Respondendo ao @Rodrigo_Sobrinho, não consigo testar ele como front de uma rede, pois ele não tem porta WAN, apenas LAN (4) e ADSL (1).

Acho que vou apostar em problema físico mesmo, pois com o D-Link praticamente com a mesma configuração funciona, não dá pra entender... Um amigo meu recomendou usar roteadores da Intelbras, nunca ouvi falar neles... são bons?

De qualquer forma, agradeço a atenção dos dois. Vou acionar a garantia deste e fuçar nesse tal Intelbras pra ver o que consigo.

Obrigado novamente!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

olá colega @minoso tudo bem? não é briga, só esclarecimento. 

O modo ponte é da seguinte forma: Deves resetar o roteador, depois entrar na 

interface deli, e desabilitar o DHCP, depois configurar seu login e senha da WIFI, 

e a segurança dela em WPA2 é claro. Somente isto e mais nada. 

Mudar o IP da LAN se necessário, caso teeja algum igual 

para não dar conflito.

Depois pluga o cabo de internet, que não exige login e senha, ou Ip fixo, em um das portas LAN, 

dai pronto, vai ter internet com, e sem fio. 

Dai vais ver se sua internet continua tendo problemas na conexão, para saber se 

a loja te vendeu um modem defeituoso. 

Ah, e roteadores Intelbras, são bons só os antigos. 

Melhores que D-Link, ou TP-Link, mais só os antigos Intelbras.

Compartilhar este post

Link para o post

olá colega @minoso tudo bem? não é briga, só esclarecimento. 

O modo ponte é da seguinte forma: Deves resetar o roteador, depois entrar na 

interface deli, e desabilitar o DHCP, depois configurar seu login e senha da WIFI, 

e a segurança dela em WPA2 é claro. Somente isto e mais nada. 

Mudar o IP da LAN se necessário, caso teeja algum igual 

para não dar conflito.

Depois pluga o cabo de internet, que não exige login e senha, ou Ip fixo, em um das portas LAN, 

dai pronto, vai ter internet com, e sem fio. 

Dai vais ver se sua internet continua tendo problemas na conexão, para saber se 

a loja te vendeu um modem defeituoso. 

Ah, e roteadores Intelbras, são bons só os antigos. 

Melhores que D-Link, ou TP-Link, mais só os antigos Itelbras.

Entendi o procedimento e este era o que eu tinha feito em um primeiro momento. Conectava, enxergávamos a rede, só que a qualidade da rede sem fio era caótica.

Começo a entender que pode ser sim um problema físico. :( Uma pena...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para ponte=bridge...

O método que você citou como "ponte" colega Alissomrex não tem esse nome no jargão técnico... A função é sim a mesma (nesse caso transformar a lan em wan para passagem de dados) mas o equipamento não fica transparente (que é a característica da função bridge) daí ser equivocado chamar o método de "ponte".

Transparência que no caso é a ausência da necessidade de definição de rota.

Quando usamos a lan como wan (no que você chamou de ponte) nós temos obrigatoriamente que informar a rota. Descaracterizando completamente a transparência que é o fundamento da função bridge. 

O equipamento faz uma "ponte" entre os dois segmentos de rede mas não atua em modo bridge... parece ser preciosismo mas é o correto.  

E quanto ao problema do colega minoso seria interessante testar o tp-link em outro cenário antes de alegarmos defeito físico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais