Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou realizando testes na prática:

Já peguei o potenciômetro de voltas infinitas ... 2KOhm , vamos aos dados:

Alimentei 10V através de um 7810 no pino central do potenciômetro.

Na entrada analógica coloquei em um dos outros 2 pinos do potenciômetro ... o terceiro pino restante não liguei em nada.

No menu deste controlador (Clic 02 WEG) consigo saber a tensão que está chegando nesta minha entrada analógica A1.

Pois bem, desta maneira tenho:

9,57V com o potenciômetro em 2KOhm.

9,89V com o potenciômetro em 0Ohm.

Assim tenho somente 0,32V ou 320mV de resolução para trabalhar (9,89 - 9,57 = 0,32), ou seja, em 360 graus consigo "enxergar" no mínimo a cada 11,25 graus que equivale a cada 0,01V ou 10mV (360 ÷ 32 = 11,25) ... sendo assim se meu eixo deslocar 5 graus por exemplo, meu controlador não iria processar pois não há resolução o bastante.

Pessoal, coloquei vários resistores em série no retorno para a entrada analógica:

Em série com resistor de 1KOhm ele me retornava com o potenciômetro em 0Ohm -> 9,75V e em 2KOhm -> 9,42 ... Obtendo 0,33V de resolução...

Outros testes:

Resistor em série -> 10KOhm

Potenciômetro 0Ohm -> 8,64V

Potenciômetro 1KOhm -> 8,26V

Resolução -> 0,38V (Melhor até o momento)

Resistor em série -> 1MOhm

Potenciômetro 0Ohm -> 0,52V

Potenciômetro 1KOhm -> 0,49V

Resolução -> 0,03V (Muito Péssimo)

Resistor em série -> 5,6KOhm

Potenciômetro 0Ohm -> 9,06V

Potenciômetro 1KOhm -> 8,78V

Resolução -> 0,27V

Pessoal,

Queria entender o que está acontecendo, e conseguir ter toda a resolução possível, ou seja, de 0 a 10V em outras palavras, uma resolução de literalmente 10,00V ... Assim eu conseguiria:

10V ÷ 0,01V = 1000

360 graus ÷ 1000 = 0,36 graus

Ou seja, eu conseguiria enxergar até quase 1/3 de 1 grau ... muita precisão para meu tipo de posicionamento.

Creio que algumas informações sejam necessárias, como por exemplo, no manual diz que a entrada é de <0,17mA.

Necessito da ajuda de vocês .. Quem puder colaborar aí agradeço !

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Amigo você está entendendo (quase tudo) errado.

-No caso de uso do SÓ pot não precisa -3V. Este seria APENAS para usar com ampop = amplificador operacional dando uma força pro sinal (literalmente)

-você NÃO DEVE deve 'alimentar' o pot pelo teminal do meio (que a princípio seria o cursor). Isso vai danificá-lo (se já não o fez). Vamos, ainda sem desenhar, tentar uma analogia que pode fazer parte do seu mundo. Imagine você aumentando o brilho do seu smartphone. você vê uma barra deslizante igual ao progresso de um download, não é? Poizintão, imagine o 0V 'conectado' do lado esquerdo e o 10V no direito. O cursor ou ponto deslizante da barra ou o terminal do meio do pot é o seu 0...10V. Aproxima do zero=abaixa a tensão, aproxima do 10...=aumenta

Pra localizar os terminais externos, meça 2k com multimetro, rode o pot algumas voltas pra lá e pra cá, se NÂO variar nadica de nada, são eles que devem ser ligados no 0V(gnd) e 10V. O que variar é seu centro ou cursor

Se seu controlador mostra a tensão,ótimo! 1/2 caminho andado.

Sinceramente, espero não ter que desenhar...

Ah sim se entendeu tudo direitin e ligou tudo certin, o problema pode estar no seu controlador que está 'devolvendo' a tensão pro pot. Eventualmente você pode estar ligando numa entrada errada (ou até mesmo numa saída). Impossível? bom se você diz....

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!