Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciometro de Voltas Infinitas


SkullDevil

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou realizando testes na prática:

Já peguei o potenciômetro de voltas infinitas ... 2KOhm , vamos aos dados:

Alimentei 10V através de um 7810 no pino central do potenciômetro.

Na entrada analógica coloquei em um dos outros 2 pinos do potenciômetro ... o terceiro pino restante não liguei em nada.

No menu deste controlador (Clic 02 WEG) consigo saber a tensão que está chegando nesta minha entrada analógica A1.

Pois bem, desta maneira tenho:

9,57V com o potenciômetro em 2KOhm.

9,89V com o potenciômetro em 0Ohm.

Assim tenho somente 0,32V ou 320mV de resolução para trabalhar (9,89 - 9,57 = 0,32), ou seja, em 360 graus consigo "enxergar" no mínimo a cada 11,25 graus que equivale a cada 0,01V ou 10mV (360 ÷ 32 = 11,25) ... sendo assim se meu eixo deslocar 5 graus por exemplo, meu controlador não iria processar pois não há resolução o bastante.

Pessoal, coloquei vários resistores em série no retorno para a entrada analógica:

Em série com resistor de 1KOhm ele me retornava com o potenciômetro em 0Ohm -> 9,75V e em 2KOhm -> 9,42 ... Obtendo 0,33V de resolução...

Outros testes:

Resistor em série -> 10KOhm

Potenciômetro 0Ohm -> 8,64V

Potenciômetro 1KOhm -> 8,26V

Resolução -> 0,38V (Melhor até o momento)

Resistor em série -> 1MOhm

Potenciômetro 0Ohm -> 0,52V

Potenciômetro 1KOhm -> 0,49V

Resolução -> 0,03V (Muito Péssimo)

Resistor em série -> 5,6KOhm

Potenciômetro 0Ohm -> 9,06V

Potenciômetro 1KOhm -> 8,78V

Resolução -> 0,27V

Pessoal,

Queria entender o que está acontecendo, e conseguir ter toda a resolução possível, ou seja, de 0 a 10V em outras palavras, uma resolução de literalmente 10,00V ... Assim eu conseguiria:

10V ÷ 0,01V = 1000

360 graus ÷ 1000 = 0,36 graus

Ou seja, eu conseguiria enxergar até quase 1/3 de 1 grau ... muita precisão para meu tipo de posicionamento.

Creio que algumas informações sejam necessárias, como por exemplo, no manual diz que a entrada é de <0,17mA.

Necessito da ajuda de vocês .. Quem puder colaborar aí agradeço !

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo você está entendendo (quase tudo) errado.

-No caso de uso do SÓ pot não precisa -3V. Este seria APENAS para usar com ampop = amplificador operacional dando uma força pro sinal (literalmente)

-você NÃO DEVE deve 'alimentar' o pot pelo teminal do meio (que a princípio seria o cursor). Isso vai danificá-lo (se já não o fez). Vamos, ainda sem desenhar, tentar uma analogia que pode fazer parte do seu mundo. Imagine você aumentando o brilho do seu smartphone. você vê uma barra deslizante igual ao progresso de um download, não é? Poizintão, imagine o 0V 'conectado' do lado esquerdo e o 10V no direito. O cursor ou ponto deslizante da barra ou o terminal do meio do pot é o seu 0...10V. Aproxima do zero=abaixa a tensão, aproxima do 10...=aumenta

Pra localizar os terminais externos, meça 2k com multimetro, rode o pot algumas voltas pra lá e pra cá, se NÂO variar nadica de nada, são eles que devem ser ligados no 0V(gnd) e 10V. O que variar é seu centro ou cursor

Se seu controlador mostra a tensão,ótimo! 1/2 caminho andado.

 

Sinceramente, espero não ter que desenhar...


Ah sim se entendeu tudo direitin e ligou tudo certin, o problema pode estar no seu controlador que está 'devolvendo' a tensão pro pot. Eventualmente você pode estar ligando numa entrada errada (ou até mesmo numa saída). Impossível? bom se você diz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!