Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu 15.04 com windows 10 em dual boot


herbertBJR

Posts recomendados

Amigos(as) do forum,
Boa tarde.

Eu gostaria de fazer a instalação do Ubuntu 15.04 com o windows 10 em dual-boot, mas a minha dúvida, é, se posso fazer, e como fazer, porque eu utilizo Tabela de particionamento GPT em modo UEFI, e o windows 10 está instalado em um SSD 128G.. tenho também um SSHD de 1 Tera Seagate, o meu processador é um Core i5-4670 Intel com 16 giga de RAM .. Será que alguém poderia me ajudar por favor amigos ?

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pretendes instalar o Linux no ssd ou no disco de 1 tb ?

 

Manjaro,

 

Eu pretendo instalar o Ubuntu no SSHD de 1 tera, sendo que o windows 10 já está instalado no SSD, talvez seja mais prático não ?   Caso seja melhor fazer o oposto, por favor, me dê as dicas de como devo proceder por favor, eu não me importaria começar tudo do zero !   

 

Muito obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opção 1 - tudo no HD

 

partição efi  - /boot/efi  - fat32

partição raíz  /  - ext4

partiição /home ext4

 

ou

 

Opção 2  - Ssd + Hd

 

partição efi  /boot/efi   - fat 32 - no ssd

partição raíz / no ssd 

partição /home  no HD

 

pela quantidade de ram informada., não vejo necessidade de se criar a partição swap..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opção 1 - tudo no HD

 

partição efi  - /boot/efi  - fat32

partição raíz  /  - ext4

partiição /home ext4

 

ou

 

Opção 2  - Ssd + Hd

 

partição efi  /boot/efi   - fat 32 - no ssd

partição raíz / no ssd 

partição /home  no HD

 

pela quantidade de ram informada., não vejo necessidade de se criar a partição swap..

 

Pelo que entendi, a opção 2 seria para desinstalar o w10 do ssd e instalar no de 1 tera (SSHD) ?  Seria isto ?

 

Me parece que tenho que prepar algumas coisas no pendrive para instalar o Ubuntu em modo UEFI tb. não é ?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.... na opção 2 "visualizei" os dois no ssd.... ( mas o espaço é curto :zoio: )

* já fiz instalação como na opção 2 mas só com Linux... como teste. - Mas não sou muito fã da tecnologia e dos benefícios atuais do ssd.....

 

- Mas como o linux requer menos espaço que o Windows seria uma boa alternativa sim.... jogar o windows para o HD tendo em vista que será o linux a gerenciar o boot.

 

nesse caso terias que criar no hd além da partição /home do linux (ext4) a partição do windows e se julgar necessário  mais uma partição extra formato NTFS que seria acessada pelo Linux e pelo Windows. ( lembrando que o Linux enxerga o Windows.... mas o Windows não enxerga o Linux)

 

-- o meu ssd serve só para rodar filmes...... :(-*:

 

é só gravar as imagens iso no pendrive usando o Rufus... http://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.3.exe ( o pendrive deverá está em Fat32)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.... na opção 2 "visualizei" os dois no ssd.... ( mas o espaço é curto :zoio: )

* já fiz instalação como na opção 2 mas só com Linux... como teste. - Mas não sou muito fã da tecnologia e dos benefícios atuais do ssd.....

 

- Mas como o linux requer menos espaço que o Windows seria uma boa alternativa sim.... jogar o windows para o HD tendo em vista que será o linux a gerenciar o boot.

 

nesse caso terias que criar no hd além da partição /home do linux (ext4) a partição do windows e se julgar necessário  mais uma partição extra formato NTFS que seria acessada pelo Linux e pelo Windows. ( lembrando que o Linux enxerga o Windows.... mas o Windows não enxerga o Linux)

 

-- o meu ssd serve só para rodar filmes...... :(-*:

 

é só gravar as imagens iso no pendrive usando o Rufus... http://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.3.exe ( o pendrive deverá está em Fat32)

 

Bem, no meu caso, depois que instalei o windows no SSD o boot passou a ser instantâneo !  E o desligamento também, o grande problema dos SSD's é a limitação de número limite de gravações, que a gente consegue "driblar" mudando as pastas padrão de gravação para o HD, daí a vida útil do mesmo ganha bons anos !!   Já no caso do Linux, eu não sei como eu faria isto !   Alguma dica antes que eu me aventure a mudar tudo por aqui por favor ?   (Eu até poderia instalar o Ubuntu em uma VM, mas eu já testei com VM e no HD a diferença em performance existe !)     :rolleyes:

 

Obrigado amigo  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simples.... no caso seria a opção 2  ( mas jogando o windows para o HD) visto que ficaria com espaço reduzido no ssd se fosses criar as 03 partições necessárias.

 

observando que as partições / e /home são ext4

Mas.. olha só, se eu instalar o Ubuntu no SSD, o problema de gravar no SSD irá ser grande, porque toda escrita irá para a partição criada no SSD, ou seja, em Windows seria o "C:"  eu preciso indicar para o Ubuntu que qq coisa a ser gravada, seja gravada no HD entende ?  Senão as escritas no SSD irão diminuir o tempo de vida útil do mesmo !!   Só não sei como fazer isto no Ubuntu (Linux)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso que a partição /home será criada no HD......  -  as partições /boot/efi e / ficariam no ssd por dois motivos: o Linux passaria a gerenciar o boot e claro o carregamento seria mais rápido.

 

melhor perder o medo e arriscar..... eu sou assim., se resolvo fazer algo.....não penso duas vezes....

 

tinha época que de propósito ( claro em computador isolado da rede) enchia o mesmo de malwares e ficava horas e horas no desafio de restabelecer o Sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso que a partição /home será criada no HD......  -  as partições /boot/efi e / ficariam no ssd por dois motivos: o Linux passaria a gerenciar o boot e claro o carregamento seria mais rápido.

 

melhor perder o medo e arriscar..... eu sou assim., se resolvo fazer algo.....não penso duas vezes....

 

tinha época que de propósito ( claro em computador isolado da rede) enchia o mesmo de malwares e ficava horas e horas no desafio de restabelecer o Sistema.

Ahh .. entendi !   Eu não tinha sacado que a /home seria no HD .. e cá entre nós, eu também sou assim hehehe  :D

 

Valeu amigo !    Depois eu posto o resultado por aqui ok ?   Abração  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o grande problema dos SSD's é a limitação de número limite de gravações, que a gente consegue "driblar" mudando as pastas padrão de gravação para o HD, daí a vida útil do mesmo ganha bons anos !!   Já no caso do Linux, eu não sei como eu faria isto !

 

O principal cuidado, obviamente, seria não fazer swap com o SSD. Quanto a diretórios do sistema, não sei. Talvez /tmp, /var/log e /home, além de outros, possam ser montados e/ou linkados de outra partição.

 

Para não mexer no Windows, você pode deixar apenas /boot/efi no SSD. Em caso de perder o boot, o boot-repair pode recuperar tranquilamente, inclusive fazer renomeação de .efi do Windows para placas-mãe que precisam disso devido ao caminho do arquivo de firmware EFI estar hardcoded.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principal cuidado, obviamente, seria não fazer swap com o SSD. Quando a diretórios do sistema, não sei. Talvez /tmp, /var/log e /home, além de outros, possam ser montados e/ou linkados de outra partição.

 

Para não mexer no Windows, você pode deixar apenas /boot/efi no SSD. Em caso de perder o boot, o boot-repair pode recuperar tranquilamente, inclusive fazer renomeação de .efi do Windows para placas-mãe que precisam disso devido ao caminho do arquivo de firmware EFI estar hardcoded.

Ok Alexandre, muito obrigado pelo help, eu só vou poder realizar este trabalho lá para a semana que vem (no fimds) porque estou cheio de trabalho; um combo abraço para voce !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!