Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é o seguinte. Tenho um controlador de fans "Full COntroll" da Mymax, tem até um review sobre ele aqui no forum,  nos ultimos dias fui reorganizar minhas fans aqui e não sei o que ocorreu mas dois canais para as fans pararam de funcionar, só ficando funcional o canal que teoricamente eu deveria conectar o cooler do processador, procedimento que nao fiz por nao confiar tanto no dispositivo -ainda bem-

Bom, realizei uns testes aqui e quando meço as saidas que estão ruins, elas variam de 5v a 12v conforme oscilo o potenciometro, mas quando conecto um cooler na saida a tensão cai para 3v, indpendente da posição do potenciometro e o cooler nao gira. Alguém teria alguma sugestão do que eu possa trocar na placa?

Ah, os leds funcionam normalmente.

12016677_10207864110670022_589530538_n.j12016736_10207864110910028_1177309074_n.

Postado
  Em 17/09/2015 às 11:58, _xyko_ disse:

Primeiro.grande abraço

manda os nomes do CI  e transistores

Opa amigo, obrigado pela atenção, segue a imagem com os componentes.

LAYOUT.jpg

Em 17/09/2015 às 12:28, Isadora Ferraz disse:

e esquema elétrico...

Rodei a internet atras do esquema mas nao encontrei, amigo. E abrigado pelo seu tempo :)

Postado

Refiz uns testes aqui e percebi mais uma coisa.

SEM FAN CONECTADA:

Quando aumento a velocidade da fan no potenciômetro a tensão diminui para ate 5v e quando diminuo, a tensão aumenta para até 12v. Creio eu que deveria ser ao contrário, né? rs

COM FAN CONECTADA:

Mesmo mexendo no potenciômetro a tensão permanece em 2.8~3V, o cooler até dá uma mexida assim que é conectado mas nem chega a girar.

• Membro VIP
Postado

ok. Tempo é dinheiro. Um trocadilho com uns trocadinhos pra você...

teste rapidamente os componentes 'testáveis'. diodos, transistores, resistores de baixo valor. Um mais lento é medir resistores de valor alto e capacitores retirando pelo menos 1 terminal do circuito. Verifique solda fria, sem contato e cia. Use lupa (pra 'mim' obrigatória kk) Limpa contato nos pots. Verifique se alimentação está em todos os ci´s. Teste continuidade entre entradas (+) e pinos vcc. O mesmo com gnd. 1 teste meia boca de ci: multimetro na posição diodo. Ponteira vermelha no gnd. Ache um diodo 0,4...0,7V em cada pino. Menor que isso, suspeite. A não ser que pino esteja no gnd mesmo

Teste com um fan sabidamente funcionando normal. Pelo que entendi, o circuito espera alguma realimentação dele.

Ia perguntar sobre o microfone mas dei uma lidinha rápida no artigo. Nem sabia que existia este circuito que pra mim com utilidade tendendo a zero kk

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!