Ir ao conteúdo

Consumo com o PFC e sem PFC

Ir à solução Resolvido por raulgrangeiro,

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Minha pergunta a seguinte sei que o PFC ativo em fontes é o fator de correção de potencia e que ela minimiza o deperdico de energia em forma de calor.

Mas minha pergunta é o que consome mais energia uma fonte de 200w comum ou uma 550wa com PFC ativo, pois aqui na minha empresa eu trabalho com fontes de 500wa com PFC ativo fontes da cooler master.

E afim de economizar eneergia quero trocar para fontes de 200w eu já possuo as fontes.

Seria uma boa ideia tabém quero trocar meu servidor um proliant ml110 g4 por um nuc da intel, o proliant é fonte de 500wr e o nuc é uma fonte externa de 60w.

• Solução
Postado

Fontes não consomem nada amigo, quem consome é a configuração. A sua fonte de 500W suporta fornecer ao PC 500W.

Vamos supor que sua configuração consuma 150W, então mesmo que a fonte seja de 1000W ela vai gastar os 150W teoricamente, porque na verdade ela retira mais da tomada e desperdiça em forma de calor, por isso é recomendável ter fonte com PFC Ativo e selo 80 Plus.

É um péssimo negócio trocar suas fontes por essas outras.

Fique com Deus!

• Membro VIP
Postado

PFC ativo não é feito para economizar energia. Torna mais racional o processo de retificação, não gera sujeira para jogar de volta na rede elétrica, é muito mais inteligente que a retificação normal mas definitivamente não existe para poupar energia não...

Essa lenda urbana se estabeleceu muito porque, nos primórdios da introdução do PFC ativo, ele era caro e os fabricantes só o colocavam em sua linha de fontes de alta eficiência que essas sim consumiam menos...  Desse modo o PFC ativo ficou como sinônimo de baixo consumo quando na verdade isso se devia a alta eficiência das fontes onde ele era implementado...

Postado

Fontes não consomem nada amigo, quem consome é a configuração. A sua fonte de 500W suporta fornecer ao PC 500W.

Vamos supor que sua configuração consuma 150W, então mesmo que a fonte seja de 1000W ela vai gastar os 150W teoricamente, porque na verdade ela retira mais da tomada e desperdiça em forma de calor, por isso é recomendável ter fonte com PFC Ativo e selo 80 Plus.

É um péssimo negócio trocar suas fontes por essas outras.

Fique com Deus!

Obrigado pelo esclarecimento.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...