Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza de disco no Arch Linux

alexandre.mbm

Posts recomendados

dois passos!!

1) Removendo pacotes Orfãos:

sudo pacman -Qdt "enter"

pacman -Qdtq > pkgs_orfãos.txt "enter"

sudo pacman -Rd $(cat pkgs_orfãos.txt)

Créditos -> @edps ( Viva o Linux)

2) Instale o Bleachbit -> é um aplicativo estilo ccleaner..... mas cuidado pois dependendo da limpeza configurada pode quebrar o sistema...

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP
Em 26/09/2015 às 00:13, Manjaro disse:

Bleachbit -> é um aplicativo estilo ccleaner..... mas cuidado pois dependendo da limpeza configurada pode quebrar o sistema...

Por exemplo?

Em 26/09/2015 às 00:13, Manjaro disse:

Créditos -> @edps ( Viva o Linux)

Melhor apontar o material: Arch Linux - Limpeza de pacotes

Nessa de ir ao Viva O Linux, também achei: Arch Linux - remover dependências obsoletas. Possibilita fazer as mesmas remoções interativamente, através de script que faz loop nos resultados do primeiro comando.

Update 1

$ pwd
/var/cache/pacman/pkg
$ ls -1 | wc -l
1486
$ du -sh
3,2G   

Nossa! E eu deletando lixo pessoal para liberar espaço...

Depois de uma limpeza mantendo cache para os pacotes instalados:

$ ls -1 | wc -l
1121
$ du -sh
2,1G   

Update 2

Ocorreu-me de primeiramente investigar aqueles pacotes do pacman -Qtd:

for pack in $(cat pacotes.txt | cut -d" " -f1); do 
  pacman -Si $pack
done

Não me pareceu vantajoso excluí-los.

Por enquanto agradou-me a limpeza do cache, mesmo não tendo sido grande coisa. No df -h:

/dev/sda6        25G   21G  2,4G  90% /
Link para o comentário

Exemplo ? "falas" do bleachbit quebrar o sistema....

complicado apresentar um exemplo., porque seria muito vago... mas o aplicativo oferece os itens que você escolhe para serem limpos e tem a parte personalizar onde você acrescentar mais diretórios/caminhos a serem verificados.... e ai pode está o perigo. captou ?

* mas já resolveu a situação ?

Link para o comentário

É possível que o bleachbit exclua vários arquivos de configuração que estejam na sua paste temporária na /home. Uma vez fui fazer uma limpeza de sistema e o bleachbit praticamente deixou meu KDE um lixo, sumiram ícones e tudo mais, tive que deletar tudo que era configuração na /home e começar do zero (deixando só as pastas Documents, Downloads, Desktop, etc).

@alexandre.mbm, esses 21 GB tem de estar vindo de algum lugar. Sugiro mostrar os arquivos ocultos (pra você, não pra nós hehehe) e ir vendo as propriedades de pasta em pasta, só assim pra saber de onde tá vindo isso.

• Curtir 2
Link para o comentário

• Membro VIP

Putz! Eu estava esquecido do fantástico Analisador de uso de discos...

/usr                           9,1 GB   Não vou mexer. É o sistema!
/var/cache/pacman              2,2 GB   Não vou mexer. Já deu o que tinha de dar.
/var/lib/systemb/coredump      2,0 GB   O que será isso?¹ Buscarei limitar.
/var/log                       1,9 GB   Vou começar a dar olhadas...
/home                          5,5 GB   OK, eu realmente tenho tudo isso!² Moverei.
  1. Entendo como registros binários para depuração de erros fatais. Limites podem ser configurados. Existe como desabilitar, apesar de que provavelmente não é interessante. Lerei mais no wiki do Arch.
  2. Já estava pendente a tarefa de mover o HOME para uma partição separada. Eu a tenho.

Resumindo:

• Espero limitar coredumps e logs a 700 MB, cada. Algo assim. Recuperaria cerca de 1,3 + 1,2 = 2,5 GB
  • Moverei os 5,5 GB do HOME, qualquer dia desses

Ou seja, renho aproximadamente 2,5 + 5,5 = 8 GB para recuperar no /.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!