Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Como pensar a tensão de uma pilha ou bateria para determinar o quanto de carga ela ainda tem?

Vejo que Arduino pode implementar facilmente um voltímetro. Eu também gostaria de ter a informação pura e simplesmente para usá-la com o multímetro.

Postado

se for uma bateria de 12v ela p/esta com carga total estaria com proximos 13,8V ... com 12,6 ela estaria com carga operante ainda cerca(proximo) de  70 % de carga ....

abaixo de 11,8 necessita de carga ... ... o mesmo seguirá p/pilha observe a tensão se confere com a nominal da pilha ou outra fonte .... muitas x da certo ; )

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pelo que você diz, no caso da bateria de 12 volts, talvez a proposta seja uma escala 0 a 100% variando entre 11,8 e 13,8 volts. E no caso de um pilha AA? E de um outra bateria qualquer com X volts nominais? Só testando esses limites e observando as correntes? Não há algo teórico que possa ajudar mais?

Postado

bom a corrente é o movimento da solução da bateria no caso né.... havendo pouca solução química haverá deficiência no fluxo da corrente p/a devida carga ...no caso das bateria's automotivas há como medir a densidade.... no caso  solução é mais pesada que a água ... mede-se esse "relação "   se a densidade for maior que o natural da água há quantidade de solução p/o efeito Eletrolise(carga) .....(+-) n sou tec.no assunto ..... mais Há baterias (modernas) que são seladas ... dai são feito testes de carga ; ( 

Obs: as pilhas é a famosa bateria possui a transformação de Energ.quimica p Eletrica muito semelhante ; )

• Membro VIP
Postado

Se eu tenho uma bateria de 3.7 V, há algo que me diga qual poderá ser a escala de tensão para avaliação? Ou somente fazendo testes é que eu vou conseguir descobrir isso.

Perguntando de outra forma: como um carregador consegue avaliar para mostrar o estado da carga num display? O notebook ou um celular, eles realmente colhem a informação do estado da bateria?

Update

Tenho chegado à discussão que é experimental mesmo. A pessoa testa a tensão em maior carga e a tensão em carga inútil. Faz simplesmente uma escala por regra de três.

Aliás, é assim que estão usando Arduino como voltímetro:

Update 2

E para responder à minha curiosidade sobre barrinhas de estado, valerá ler sobre o LM3914. Por exemplo, alguém num fórum em inglês mostrou como usá-lo para verificar o estado de uma bateria automotiva:

FZZKFB1GQT2APWG.MEDIUM.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...