Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuição Internet Condominio


Posts recomendados

Boa noite Pessoal!

 

 

Em um prédio de apartamentos, quero dividir o sinal de internet igualmente para todos os apartamentos, de forma que nenhum saia em desvantagem.

Hoje a infraestrutura possui 1 SWITCH GERENCIÁVEL e MODEM GVT

 

 

Atualmente, o modem GVT está distribuindo IPs e cada apartamento recebe um cabo do SWITCH. 

Surgiu um problema onde um morador que esta recebendo o sinal do SWITCH e já com o limite de banda, resolveu colocar um roteador para conectar o seu smartphone...como fazer com que a cota desse smartphone esteja dentro da cota estipulada para o apartamento, ou seja, sabendo que ele não pode receber um IP como os apartamento recebem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu entendi bem... você tem 1 switch gerenciável, que deste switch, sai 1 cabo utp para cada apartamento.

 

Aí em 1 determinado apartamento, o cara em vez de ligar o cabo que vem do switch em um pc, ele ligou em um access point. Desta forma, ele conecta dispositivos wi-fi em sua residência.

 

Se for isso mesmo, e o switch principal já estiver com um controle de banda (QoS), configurado corretamente, o cara vai continuar com sua banda limitada... não importando quantos dispositivos ele conectar no access point dele...

 

Basicamente (meio que figurativo). Você tem no switch principal, 10mb da gvt... e existem 10 apartamentos... você configura para que cada apartamento (cada 1 cabo utp - 1 porta do Switch), receba no máximo 1mb... Logo, o cara vai receber o 1mb dele no access point, e ai a distribuição desse 1mb dentro da casa dele, vai ser com o access point dele.

 

Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi bem... você tem 1 switch gerenciável, que deste switch, sai 1 cabo utp para cada apartamento.

 

Aí em 1 determinado apartamento, o cara em vez de ligar o cabo que vem do switch em um pc, ele ligou em um access point. Desta forma, ele conecta dispositivos wi-fi em sua residência.

 

Se for isso mesmo, e o switch principal já estiver com um controle de banda (QoS), configurado corretamente, o cara vai continuar com sua banda limitada... não importando quantos dispositivos ele conectar no access point dele...

 

Basicamente (meio que figurativo). Você tem no switch principal, 10mb da gvt... e existem 10 apartamentos... você configura para que cada apartamento (cada 1 cabo utp - 1 porta do Switch), receba no máximo 1mb... Logo, o cara vai receber o 1mb dele no access point, e ai a distribuição desse 1mb dentro da casa dele, vai ser com o access point dele.

 

Entendeu?

 

Otimo Caldasso! Pelo que eu entendi, o balanceamento será feito por porta do Switch, correto? Mesmo que haja subestações em um apartamento, elas estão recebendo o sinal de apenas uma porta, por isso o limite permanece.

Outra questão que fiquei meia na dúvida é: la no apartamento, onde esta sendo usado esse roteador/access point, esse equipamento deve estar com o DHCP ativo? Ou não tem necessidade, deixando apenas o Switch ou o modem da GVT fazendo esta distribuição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo o que entendi você quer distribuir internet no prédio de forma que todos tenham a mesma velocida... então você compra uma RB 750GL, nela você configura por ex: 3M para cada IP

 

Procedimentos:

 

 

92jY3uu.png?1

 

ver imagem

  1. configura o modem em POE
  2. configura a RB com IP automático
  3. em cada andar você coloca um switc de 8 ou 16 porta distribuindo para cada AP
  4. configura a RB colocando uns 3M para cada IP, daí ele só vai usar os 3M
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

pelo o que entendi você quer distribuir internet no prédio de forma que todos tenham a mesma velocida... então você compra uma RB 750GL, nela você configura por ex: 3M para cada IP

 

Procedimentos:

 

 

92jY3uu.png?1

 

ver imagem

  1. configura o modem em POE
  2. configura a RB com IP automático
  3. em cada andar você coloca um switc de 8 ou 16 porta distribuindo para cada AP
  4. configura a RB colocando uns 3M para cada IP, daí ele só vai usar os 3M

 

 

Giovane,

Obrigado pela resposta! Posso estar errado, e é por este motivo que estou aqui para pedir ajuda....mas achei a solução do Caldasso mais simples, levando em conta que não precisaria compra um switch para cada andar. SE der certo o que ele propôs, a dúvida restante seria o DHCP dos roteadores particulares dos moradores, eles devem estar com DHCP ativo ou não? Deixo somente o DHCP do modem GVT ativo? 

 

Estou perguntando isso pois, imagina você como morador, recebe um cabo para seu AP que vem do Switch, ligou na sua máquina e esta usando normalmente...no dia seguinte você resolve comprar um roteador para distribuir esse sinal no seu AP via Wi-fi, para que conecte seu celular, tablet e etc... Toda vez que alguem comprar algum equipamento de rede particular, irá depender do sindico para adaptar as configurações para os moradores...muito trabalhoso, entendeu?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo... tenho uma rede.. e ela é assim... vamos la...

 

  1. Configure sua RB750GL com distribuição de IP automático, poi não precisa ir nos cliente digitar
    (ip, gatwey, dns...), sem falar que você pode bloquear os usuário "veaco"
  2. sobre o switch, quem sabe da sua estrutura é você, no meu ver, caso você quiser distribuir em cada andar, você deve pôr um Switch (ex intelbras de 8portas POE ou mais, pois a partir dele você distribui para cada AP, dentro de cada AP, os usuários pode por seus ROTEADORES que quiser, só você configurar em DHCP automático.
  3. na configuração de cada roteador (wifi) dos seus clientes você deixa o DHCP semrep ativado, pois ele vai receber o ip da RB e distribui automaticamente!

 

 

qualquer coisa pode falar que ajudarei no que posso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo... tenho uma rede.. e ela é assim... vamos la...

 

  1. Configure sua RB750GL com distribuição de IP automático, poi não precisa ir nos cliente digitar

    (ip, gatwey, dns...), sem falar que você pode bloquear os usuário "veaco"

  2. sobre o switch, quem sabe da sua estrutura é você, no meu ver, caso você quiser distribuir em cada andar, você deve pôr um Switch (ex intelbras de 8portas POE ou mais, pois a partir dele você distribui para cada AP, dentro de cada AP, os usuários pode por seus ROTEADORES que quiser, só você configurar em DHCP automático.
  3. na configuração de cada roteador (wifi) dos seus clientes você deixa o DHCP semrep ativado, pois ele vai receber o ip da RB e distribui automaticamente!

 

 

qualquer coisa pode falar que ajudarei no que posso!

 

Como são pouco andares e poucos apartamentos por andar, não vejo tanta necessidade gastar com switch para cada andar entende...

Então não haveria problema nenhum deixar o DHCP ativo do modem de internet GVT e no roteador particular do apartamento? Não geraria conflito?

 

Este balanceamento de carga, para que a velocidade seja a mesma para todos, ele balancea por porta do switch ou por ip?

O predio já possui um switch muito bom, até mais do que deveria, seria um CISCO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giovane,

Obrigado pela resposta! Posso estar errado, e é por este motivo que estou aqui para pedir ajuda....mas achei a solução do Caldasso mais simples, levando em conta que não precisaria compra um switch para cada andar. SE der certo o que ele propôs, a dúvida restante seria o DHCP dos roteadores particulares dos moradores, eles devem estar com DHCP ativo ou não? Deixo somente o DHCP do modem GVT ativo? 

 

Estou perguntando isso pois, imagina você como morador, recebe um cabo para seu AP que vem do Switch, ligou na sua máquina e esta usando normalmente...no dia seguinte você resolve comprar um roteador para distribuir esse sinal no seu AP via Wi-fi, para que conecte seu celular, tablet e etc... Toda vez que alguem comprar algum equipamento de rede particular, irá depender do sindico para adaptar as configurações para os moradores...muito trabalhoso, entendeu?

 

A resposta é DEPENDE. Se o morador seguir o script e ligar o cabo na porta WAN do roteador, terá que deixar o DHCP habilitado. Se ele ligar o cabo em uma das portas LAN do roteador (utilizando-o como bridge), deverá manter o DHCP desabilitado. Simples assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como são pouco andares e poucos apartamentos por andar, não vejo tanta necessidade gastar com switch para cada andar entende...

Então não haveria problema nenhum deixar o DHCP ativo do modem de internet GVT e no roteador particular do apartamento? Não geraria conflito?

 

Este balanceamento de carga, para que a velocidade seja a mesma para todos, ele balancea por porta do switch ou por ip?

O predio já possui um switch muito bom, até mais do que deveria, seria um CISCO...

 

 

 

pode deixar em DHCP o modem e o roteador... você só deve alterar a LAN dos roteadores.. que o ip q você entra no roteador, 

ex rot 1 (192.168.100.1...) roteador 2 (192.168.110.1)..  e assim vai... quando ele receber o DHCP na WAN não vai gerar conflito

 

no caso do CISCO, se você souber configurar coloca gerenciamento por porta... cada porta uma velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite.

Aproveitando o tópico, poderiam entrar no detalhe de como fazer, passo a passo, essa configuração que esta sendo discutida.

Sou leigo no assunto e estou ralando muito no Google para ter noção de alguma coisa.

Tenho um link da OI de 15 MB  velox, e gostaria de dividir para 5 vizinhos, onde cada vizinho recebe 1 MB, tenho um modem sagencom, desses fornecidos pela OI, configurado em bridge, um roteador TP-Link WR842ND distribuindo os IPs e um switch Intelbras SF 800 VLAN fixa.

Consigo compartilhar a internet mas não limita-la em 1MB para cada vizinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite.

Aproveitando o tópico, poderiam entrar no detalhe de como fazer, passo a passo, essa configuração que esta sendo discutida.

Sou leigo no assunto e estou ralando muito no Google para ter noção de alguma coisa.

Tenho um link da OI de 15 MB  velox, e gostaria de dividir para 5 vizinhos, onde cada vizinho recebe 1 MB, tenho um modem sagencom, desses fornecidos pela OI, configurado em bridge, um roteador TP-Link WR842ND distribuindo os IPs e um switch Intelbras SF 800 VLAN fixa.

Consigo compartilhar a internet mas não limita-la em 1MB para cada vizinho.

O que você quer fazer está na página 91 do manual:

http://www.tp-link.com/Resources/document/TL-WR842ND_User_Guide.pdf

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você quer fazer está na página 91 do manual:

http://www.tp-link.com/Resources/document/TL-WR842ND_User_Guide.pdf

Espero ter ajudado.

Sim meu amigo, isso eu fiz, e deu certo apenas quando os PCs estão ligados diretamente em meu roteador, o problema esta sendo quando eu preciso ligar do meu roteador ao roteador do cliente, ai a regra não funciona ou eu não estou conseguindo, esta ultima a mais provável...rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim meu amigo, isso eu fiz, e deu certo apenas quando os PCs estão ligados diretamente em meu roteador, o problema esta sendo quando eu preciso ligar do meu roteador ao roteador do cliente, ai a regra não funciona ou eu não estou conseguindo, esta ultima a mais provável...rsrsrsrs

Experimente ligar o cabo que sai do seu roteador ou switch na porta LAN do roteador do cliente, configurando assim o roteador do mesmo como uma bridge wireless, na mesma sub-rede do seu roteador. Acredito que assim deva funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente ligar o cabo que sai do seu roteador ou switch na porta LAN do roteador do cliente, configurando assim o roteador do mesmo como uma bridge wireless, na mesma sub-rede do seu roteador. Acredito que assim deva funcionar...

Ok vou tentar isso agora, mas dessa forma, o cliente conseguirá conectar por exemplo, com seu smartphone em sua casa?

Vou testar aqui e ja posto o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok vou tentar isso agora, mas dessa forma, o cliente conseguirá conectar por exemplo, com seu smartphone em sua casa?

Vou testar aqui e ja posto o resultado

Vai complicar, pois o DHCP vai ser o seu roteador...quando você usa a porta WAN, td funciona e apenas a regra criada não? Explique mais detalhadamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisa mais simples, se já tens um switch gerenciável... você utiliza uma mikrotik antes deste switch... configura um servidor de pppoe e cria profiles para cada usuário com por exemplo 1mb de velocidade... faz um nat e pronto... todo mundo com o mesmo consumo e podem ligar vários dispositivos que só vão consumir aquela velocidade que você colocou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite.

Aproveitando o tópico, poderiam entrar no detalhe de como fazer, passo a passo, essa configuração que esta sendo discutida.

Sou leigo no assunto e estou ralando muito no Google para ter noção de alguma coisa.

Tenho um link da OI de 15 MB  velox, e gostaria de dividir para 5 vizinhos, onde cada vizinho recebe 1 MB, tenho um modem sagencom, desses fornecidos pela OI, configurado em bridge, um roteador TP-Link WR842ND distribuindo os IPs e um switch Intelbras SF 800 VLAN fixa.

Consigo compartilhar a internet mas não limita-la em 1MB para cada vizinho.

Se você não quiser ter custo... pesquise sobre QoS do seu roteador e como realizar... assim você vai limitar a internter dos clientes da forma desejada... caso queira algo mais complexo e funcional (caso seu compartilhamento aumente) compre um roteador mikrotik 750g e veja videos tutoriais sobre pppoe server + queue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai complicar, pois o DHCP vai ser o seu roteador...quando você usa a porta WAN, td funciona e apenas a regra criada não? Explique mais detalhadamente...

Olha só, vou tentar ser bem claro e tomara que eu consiga...

1 - Tenho um modem em bridge, o TP LINK WR842ND em PPOe e DHCP ativado

2 - Quando ligo os micros dos vizinhos direto no meu roteador, tudo uma maravilha, funciona muito bem, recebem apenas 1MB de velocidade, ....;

3 - Mas quando ligo um roteador do vizinho ao invés do micro, em meu roteador, a regra já não funciona.

 

Sera preciso adquirir um roteador gerenciável? 

 

Agora, independente de tudo que eu já fiz, se quiserem me orientar para inciar da maneira correta, por favor, podem ficar a vontade!!!!!!

Meu único objetivo é colocar essa rede para funcionar, logico, com o menor custo possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!