Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
w_iago

Possível problema de energia

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Estou tendo alguns problemas no computador:

1 - O pc desliga sozinho, mesmo sem estar quente. Os desligamentos parecem ser mais frequentes em jogos mas podem ocorrer mesmo com o pc ocioso.

2 - Dispositivos usb não carregam(ou carregam muito lentamente), algumas vezes são desconectados sozinhos, meu kindle geralmente é desconectado sozinho após uns 10seg depois de ligar

Tenho tentado corrigir a problema à mais de um ano. No começo achei que fosse a temperatura(embora isso não explicar os desligamentos de usb), tentei trocar a pasta térmica, colocar mais 2 ventoinhas e a temperatura do pc parece estar normal.

Já reparei que mudanças pequenas no hardware podem parar o problema 1 temporariamente, voltando depois de algumas semanas ou meses. Recentemente o pc desligava muito frequentemente, coloquei um hd antigo de 80gb como primário e deixei o hd novo de 1tb como secundário e o problema 1 parou(por enquanto). Este problema ocorre tanto no windows quanto no linux, então não é problema no sistema operacional.

A configuração do meu pc é:

Fonte corsair cx430

placa-mãe m4n68t-m le

2x 4gb de memoria kingston

processador AMD Athlon 2 x4 3ghz

placa de video hd6850

hd de 80gb

hd de 1tb

tenho 3 monitores, o terceiro teve que ser ligado em um display port ativo

Acredito que o mais provável é que ou a fonte esta com problema ou ela realmente não aguenta a configuração atual(provavelmente por causa dos 3 monitores). Acredito que mudanças pequenas no hardware resolvem temporariamente o problema do pc desligar sozinho porque mudam a prioridade dos componentes para a fonte(não sei se isso faz sentido).

Penso em comprar uma fonte mais forte, mas gostaria de saber a opinião de vocês antes. Também gostaria de saber qual seria a fonte mais barata que resolveria o problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acesse o BIOS e procure as voltagens, tire foto e poste aqui, minhas suspeitas estão na fonte? Usa estabilizador? Se sim, retire.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela atenção, segue o foto com as vontagens:

IMG_20151010_142209_1.jpg

atualmente não estou usando estabilizador, mas já tentei das duas formas.

A minha teoria é que ou a fonte não aguenta tudo ou ela perdeu um pouco da capacidade com o tempo.

Algumas vezes quando liga um dispositivo ele não funciona ou fica desconectado, quanto desliga outro dispositivo(hd externo por exemplo) ele funciona. 

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante testar com outra placa-mãe se possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou pegar a fonte de um amigo emprestada pra testar amanha, acho que seria um teste até melhor né?

Compartilhar este post

Link para o post

:) OI CARA eu pequei um cpu com intel lga-775 quad

e placa de video GTX-9800+ com 2 plugues de 6 pinos com mesmo problema com Fonte corsair cx430, testei tudo que seria possivel resolví com uma fonte EVGA-500W NOVA  e parou de desligar a placa-mãe gigabyt e tua é asus se ler na net tem um monte de gente com mesmo problema.

Compartilhar este post

Link para o post

:) OI CARA eu pequei um cpu com intel lga-775 quad

e placa de video GTX-9800+ com 2 plugues de 6 pinos com mesmo problema com Fonte corsair cx430, testei tudo que seria possivel resolví com uma fonte EVGA-500W NOVA  e parou de desligar a placa-mãe gigabyt e tua é asus se ler na net tem um monte de gente com mesmo problema.

@mauricionardin No seu caso, a 9800+ pode fonte de no mínimo 450W, e você tinha uma CX 430, ela não aguentou alimentar o seu PC com essa placa.

@w_iago olhei no site da AMD, e vi que sua 6850 também pede fonte de 500W e você tem uma CX 430, teste sem placa de vídeo para ver, as vezes a fonte não está com defeito, apenas não aguenta alimentar.

Compartilhar este post

Link para o post

:) OI  

PH Benchmarker

No meu caso, a 9800+ com a máquina intel fiz os calculos so daria 350w e troquei pela EVGA-500W , depois coloquei a cosair 430w em um AMD-x3 2.8ghz com 1 hd e NVIDIA gtx-8800 de referencia e asta 1 ano funcionando perfeitamente sem desligamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu testei sem a placa de vídeo, tudo funcionou bem, os dispositivos usb pararam de travar e o celular esta carregando.

Vocês poderiam me dizer uma fonte barata(R$250~400) que resolveria o problema e suportaria upgrades por uns 3~4 anos?

Estou pensando em pegar essa http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=48576&origem=52&gclid=CMGhopb5usgCFRYEkQodU0EKOw

Compartilhar este post

Link para o post

Apostei e acertei hehehe, a EVGA 600W é uma boa fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado Benchmarker

acho que vou comprar a evga 600w mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Disponha.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais