Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos double / float em Java - Iniciante


Visitante
Ir à solução Resolvido por Widelux,

Posts recomendados

Ok, li que double tem uma precisão muito grande, por isso já testei com float, mas continua dando erro...

 

- Não aceita entradas em ponto flutuante, só funciona com inteiros.

- E, com inteiros, ele me dá uma saída negativa.... 

 

Podem me explicar o porquê? Obrigada.

package algoritmos;import java.util.Scanner;	public class Troco{		//Faça um programa que receba um valor que é o valor pago, um segundo valor que é o preço do produto e retorne o troco a ser dado. 		public static void main(String[] args){		Scanner input = new Scanner(System.in);		System.out.println("Entre com o valor pago pelo cliente: ");		float valorPago = input.nextFloat();		System.out.println("Entre com o preço do produto: ");		float preco = input.nextFloat();		float troco = preco - valorPago;		System.out.println("Troco: " + troco);				}	}

post-734032-0-88549100-1444661354.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está calculando preço (20) menos o valor pago pelo cliente (50), 

 

logo: 20 - 50 = -30

 

Precisa inverter a resolução da variável troco para: valorPago - preco

 

O erro está na lógica e não no tipo da variável se é float ou double.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Widelux

 

É, o resultado negativo era isso mesmo. Mas não entendi ainda porque eu não consigo entrar com 50.0, por exemplo, ou outro número decimal. Pode me responder isso? 

 

 
Entre com o valor pago pelo cliente: 
50.0
Exception in thread "main" java.util.InputMismatchException
at java.util.Scanner.throwFor(Scanner.java:864)
at java.util.Scanner.next(Scanner.java:1485)
at java.util.Scanner.nextFloat(Scanner.java:2345)
at algoritmos.Troco.main(Troco.java:13)
Java Result: 1

 

 

 

 

Ajudou sim, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, Widelux

 

É, o resultado negativo era isso mesmo. Mas não entendi ainda porque eu não consigo entrar com 50.0, por exemplo, ou outro número decimal. Pode me responder isso? 

 

Ajudou sim, valeu.

 

Então, na verdade eu só programei na faculdade, trabalho com sistemas mas não desenvolvo atualmente, então não sou muito experiente no assunto, rs, mas você já tentou colocar esses valores decimais com a virgula ao invés do ponto? Possivelmente seja isso.

 

Depois fala se deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou com a vírgula...

 

P**, demorei um tempão pra desacostumar com a vírgula e usar ponto, agora isso.

 

Obrigada, Widelux... Ainda não entendi muito bem PORQUE, mas...

 

Talvez esteja errado, mas posso "chutar" que o ponto ele entende como String ao ser usado no tipo Double ou Float. Para saber se realmente é isto, tenta colocar alguma letra nas variáveis e ver se dá o mesmo erro de quando você colocava o ponto. Só uma ideia, talvez seja isso. Se não for isso, dá uma pesquisada melhor para ter o PORQUE, rs.

 

Boa sorte!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!