Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jonatasfn

Configurar Vivo Fibra

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

na minha empresa eu possuo um server Linux com Squid, OpenFire, etc.

Utilizo este server como gateway da rede e servidor proxy.

Possuo 2 placas de rede(Local e Internet).

Até o momento eu utilizava uma conexão de internet via rádio com roteador Nano Station, que possuía um IP fixo 000.000.000.73 e então eu configurava a placa de internet do server com IP 000.000.000.74, logo as portas eram configuradas pelo iptables no server.

Até aí tudo beleza!

Eis que resolvo migrar para a Vivo Fibra 200Mb.

Pelo que entendi(e quase não entendo nada), o roteador deles faz um NAT do IP fixo para o IP do roteador que é 192.168.1.1, no entanto quem gerencia as portas e etc é o roteador e não o meu server.

A dúvida é: como configuro os equipamento do Vivo Fibra como os da minha antiga conexão. Preciso de um norte para poder pelo menos pesquisar e fazer tentativas pois estou no escuro, sem entender muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou deixar o equipamento da VIVO em bridge?

Porque ele se tornaria transparente e a configuração do seu proxy é que valeria para a rede...

Fala Rodrigo,

mas me diz uma coisa, pelo que entendi a Vivo autentica em modo PPOE, se eu colocar o roteador em modo bridge ele irá autenticar o usuário e senha?

Compartilhar este post

Link para o post

O correto para operadoras que usam IP fixo (aqui na empresa uso Embratel) é a própria equipe de suporte da empresa fazer a configuração de acordo com o que o usuário precisa. A Embratel por exemplo não nos dá acesso ao equipamento deles... não sei como funciona a VIVO mas não sugiro fazer nenhuma alteração por conta própria... sugiro solicitar uma visita técnica, passar para a empresa suas necessidades e solicitar a alteração.

Geralmente o PPoE autentica ip dinâmico salvo situações especiais. tem que ver no seu modem se a conexão primária é PPoE ou IP Fixo... Me parece no seu caso que a conexão primária é PPoE e a conexão secundária que é IP fixo.

No meu caso, para não mudar toda a identificação da minha rede, tive que colocar um router entre o modem da Embratel e os Switches...

Porque chega o IP fixo no modem, ele gera o primeiro IP válido da rede (que eu uso como gateway wan no meu router) e daí crio minha sub-rede na interface lan e sou feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rodrigo,

mas me diz uma coisa, pelo que entendi a Vivo autentica em modo PPOE, se eu colocar o roteador em modo bridge ele irá autenticar o usuário e senha?

Pelo menos aqui em SP, conexões Vivo Fibra a partir de 100 Mbps são autenticadas via PPPoE APENAS se o roteador (ou no caso o seu servidor Linux) suportar VLAN sobre PPPoE. E a Vivo usa VLAN 10 para internet. É chato isso, você vai perceber que simplesmente tirar o roteador deles e tentar autenticar não vai funcionar...mas é possivel retirá-lo, conforme expliquei acima...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais