Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Gostaria de uma ajuda com cápsulas cerâmicas, ou seja: Ás de ultima geração que foram fabricadas, com resposta de frequência e qualidade melhor, 30Hz à 15KHz (resposta equivalente a de um de tape deck gradiente CD2000 cara preta da época)

Ao ligar o t. discos Avanti, do próprio som Avanti 70 Gradiente (cápsula cerâmica) na entrada correta (phono), O som era bom, com graves e agudos equilibrados, chegando a ser agradável para uma cápsula cerãmica.

Não foi diferente com o Sony LBT35W. Ao conectar o t. discos já equipado com cápsula cerãmica de fábrica como o Gradiente acima, na entrada Phono,  o mesmo som: graves e agudos equilibrados.

Então fiz um teste nos dois aparelhos: Ao invés de ligar os T.discos na entrada Phono, liguei na entrada auxiliar.  Resultado: O som perdeu qualidade em ambos os aparelhos.  Perda de graves, agudos extridentes, e perda de volume. (EX: do volume 2, passei para o volume 5 e perda da qualidade sonora.

Descobri por uma simples suspeita que sim! Cápsulas cerãmicas também precisam de correção entre a conexão auxiliar e o toca discos cerãmico.

Desde então venho procurando um esquema de pré amplificador, específico para cápsulas cerâmicas.  Um técnico da Gradiente que conheço confirmou o que eu já suspeitava. Os aparelhos 3X1 Vertical (Sistens) vinham com essa entrada phono cerâmica já pronta de fábrica para que as mesmas funcionasem com uma qualidade melhor, com as cápsulas cerâmicas.

Bom...tenho 52 anos, e sou velho de guerra com cápsulas magnéticas e sei que se pode ligar uma pickup no auxiliar de qualquer aparelho de som, tendo um pre amplificador específico para as cápsulas magnéticas.  

Alguém conhece por favor alguem honesto que venda esse tipo de pré para cápsulas cerâmicas, mesmo somente o cirquito?   Pois tive a infelicidade de indicar um vendedor para 2 amigos meus.  Quando fui conferir o anúncio, vi que o vendedor vendia o pré de cápsula magnética em 2 anúncios diferentes: Um era anúncio real (Cápsula magnética). o outro...O mesmo aparelho e as mesmas especificações...para cápsula cerãmica...

Não quero entrar no mérito do vendedor, nem atrapalhar suas vendas.  Não sou eu que vou corrigir o mundo, mais gostaria de pelo menos resolver essa questão com esses dois amigos que foram enganados.  Pelo menos os préamplificadores comprados,   funcionam bem.  Amplificam a cápsula magnética com qualidade. Já consegui vender uma peça, pois trabalho com reparos eletrônicos (mais informática) Para corrigir o meu erro de indicar para 2 amigos que entraram pelo cano por minha causa, e solucionar o problema deles.

Desde Já, agradeço a atenção, e fiquem com Deus.

post-720178-0-61456900-1445315992.png

post-720178-0-03317700-1445316009.png

post-720178-0-14860200-1445316077.png

Postado

Caro @Espião 007.

Independente do tipo de cápsula que irás utilizar, elas necessitam de um pré amplificador com equalização RIAA.

A única diferença é o ganho, as cerâmicas têm um ganho muito maior que as magnéticas.

Aqui temos um esquema de pré amplificador e pode se mudar o ganho alterando alguns resistores.

http://elvis-electronics-diy.atspace.cc/Audio/PreAmplificadorRIAA/PreAmplificadorRIAA.htm

• Curtir 1
Postado

Olá Ricardo. Eu já tinha visto esse esquema, Mais estava procurando se existia algum kit RIAA específico para cápsulas cerâmicas.  Pois já viria com a placa pronta e os componentes.   Mais só acho KITS para capsulas magnéticas.  Até também com um bom preço.   Fiquei na dúvida desse esquema que você indicou.  Pelo que vi e li, ele não sugere as modificações para cápsulas cerâmicas ou Magnéticas. Será que não existe para venda kits. prontos para cápsula cerâmica ?  :confused:

• Membro VIP
Postado

Kit específico para capsulas ceramicas julgo que tu não encontrarás. As entradas auxiliares não tem correção RIAA como as phonos tinham.

sugerir-te-ia

1) comprar um circuito próprio RIAA

2) tente ligar o toca-discos na entrada tape. Vai amortecer um pouco os agudos, pelo menos

3) Veja o esquema de sons da época, como o phillips ah621 que tinha uma entrada phono. ele tinha um circuito RIAA se não me falha a memória

4) Essa estridência toda, será que não é o motor que tá "rateando" não? ele pode vazar

5) o LP está aterrado na carcaça do equipamento?

• Curtir 1
Postado

Caramba...é verdade...é específico para cápsula cerãmica... :wacko: Valeu Ricardo!  acho que vou comprar aquelas placas de cirquito impresso que a gente vai cortando os caminhos e deixando somente os necessários.  Ou então vou ver se acho quem faça as placas em uma quantidade de dez pelo menos. Voc~e conhece alguém aqui no rio que faça placas?

Desde já agradeço: Talvez de para montar em uma ponte. Nem sei se ainda existe para vender.

ilkyest : Tenho esse receiver, mais ele tem entrada phono magnético. Mais valeu.   Obrigado aos dois.  Para cada ação, uma reação.   Continuem a ajudar a quem precisa, que Jesus e Nossa Senhora sempre está olhando os bons de coração, com serteza.  No momento essa ajuda veio em uma hora certa.         :bandeira:      Abraços, e fiquem com Deus.   
  • 1 ano depois...
Postado

consegui alguma coisa @Espião 007?? to com o mesmo problema, comprei um da logos q dizia ser para capsulas de ceramica, mas o som nao ficou nada como era pra ser, se souber de alguma que funcione a venda ou se voce conseguiu fazer a sua me informe por gentilza 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...