Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Estou com uma dúvida com o headset citado no título... fui verificar os cabos que estavam soltos no lado esquerdo e achei 3 deles, 2 cobres, sendo um longo e um curto e 1 vermelho longo, do mesmo tamanho do cobre longo. Pela lógica, como o vermelho e o cobre longos estavam solto ali e a mini placa de circuito do lado esquerdo estava sem nenhum fio, fiz a ligação dos 2 fios na placa e o lado esquerdo voltou, maravilha! Daí sobrou um único fio, o cobre curto. Esse fio mais curto, tem o mesmo comprimento de um fio vermelho que vem ao lado dele, ao verificar as extremidades vi que esses 2 fios são referentes ao autofalante direito, já que uma de suas pontas está soldada no circuito dele. Seguindo adiante, como o fio passa por dentro do arco de apoio da cabeça do headset a outra ponta dá no lado esquerdo, justo onde o fio de cobre curto está solto e com marca de solda na ponta e o fio vermelho já estava devidamente soldado num fio verde. Percorrendo todos os cabos/fios do headset eu reparei que existem:

1) Um cabo preto isolado que vem do amplificador (controle de volume) e vai para dentro do lado esquerdo contendo 3 fios e 1 cabo preto mais fino.
1.1) Um fio verde que sai diretamente do cabo preto acima.
1.2) Um fio vermelho no mesmo caso.
1.3) Um fio cobre no mesmo caso.
1.4) Um outro cabo preto isolado bem mas fino que o primeiro contendo dois fios, parecendo ser este o responsável pelo microfone.

1.4.1) Um fio branco que sai diretamente do cabo preto fino.
1.4.2) Um fio cobre no mesmo caso.
2) Vindo do microfone, temos um cabo preto fino com 2 fios, um vermelho e um cobre.
3) Vindo do autofalante direito, temos um cabo preto fino com 2 fios, um vermelho e um cobre.

Mais detalhes:

a) Sobre os fios do microfone, o vermelho é soldado ao branco que sai do cabo preto fino citado acima e o cobre ao outro de cobre que sai do mesmo cabo preto fino. Ao ser testado o microfone funcionou normalmente.
B) Conforme citado anteriormente, um fio cobre e um outro vermelho, ambos de mesmo comprimento e que saem do cabo preto largo, estavam soltos e foram soldados ao autofalante esquerdo, o que fez ele voltar a funcionar.

c) Também citado anteriormente, o fio verde que sai do cabo preto mais largo está soldado ao fio vermelho que vai para o autofalante direito.
d) Como todos os outros fios já estavam em suas devidas posições, o único que sobrou foi o fio de cobre que vem do autofalante direito, este que tem solda na ponta mas não havia sinal de conexão com nenhum outro lugar. Como o comprimento desta ponta dele é o mesmo do fio vermelho que é soldado ao verde, eu achei que pudesse haver algum fio cobre escondido dentro do cabo preto largo, já que de lá saia um verde que estava soldado ao vermelho do auto direito que é o par desse cobre. Para descobrir se existia um outro fio cobre, desencapei mais um pouco o cabo preto largo e não achei nada, só o mesmo conteúdo citado anteriormente.

Enfim, o maldito fio cobre curto que vem do auto direito está solto... como sei que esses laranjas/cobres de fones geralmente são os 'terras', tentei fazer uma conexão dele com os outros terras, mas não surtiu efeito algum. Pra tirar a dúvida de vez testei fazer contato com ele e todos os outros fios, também sem sucesso. O que me sobrou testar foi encostar o tal fio cobre no parafuso que segura o microfone, na esperança ***** de ver se ajudava em algo e nada... lógico que não funcionaria, porque o terra precisa estar em contato com a seção terra do plug P2. Eis aqui onde minha jornada foi interrompida... a busca pela conexão do fio cobre vindo do autofalante direito... alguém já viu headsets assim? Com 5 cabos vindo da fiação dos plugs e 6 cabos 'internos', sendo 2 pra cada autofalante (o q dá 4) e outros 2 pro microfone?

Se somente o texto não ajudar, vou providenciar umas fotos para mostrá-los.

Desde já agradeço vossa atenção.

Saudações,
Fahrenheit

• Solução
Postado

Problema resolvido...

Acontece que o fio terra que eu não sabia onde por funcionou bem sendo ligado junto a outro terra que já estava sendo usado. Acabou que ficou uma ligação de 3 fios terras junto, 1 vindo da caixa de volume e os outros 2 sendo 1 de cada autofalante do headset.
Descobri também que o fio positivo (verde) que levava o áudio ao lado direito estava ruim em algum ponto que não pude me certificar, mas sei que era entre o autofalente e a caixa de volume, sendo assim, puxei um outro fio fino por fora e isolei ele junto ao cabo com todos os outros fios dentro.

Que azar... um único fio com defeito no meio de um cabo com vários outros... :(

O que importa é que com a 'gambiarra' o lado direito voltou, hehehe.

Fica aí a dica pra quem tiver problemas com Headset. Se todo o resto funciona como deveria, lembre-se de testar o cabeamento do início ao fim!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...