Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, minha missão é a seguinte: trocar um HD de um computador para outro, mas mantendo o sistema operacional, sem formatá-lo.

Quando eu tentei fazer isso, dá boot, mas quando chega no logotipo do Windows, o sistema não continua carregando, apenas reinicia.

No computador antigo o HD continua funcionando normalmente; já testei. Já tentei inclusive usar o sysprep no HD, mas dá "erro fatal" e o sysprep não termina de executar. 

Desde já agradeço sugestões e ajuda!

Postado

Pode dar certo, se e somente se,  os dois computadores/equipamentos tiverem a mesma configuração ( mesma placa mãe, mesmo chipset )

Melhor fazer backup dos arquivos que julgas importante e formatar/instalar o Sistema para usar o disco no "computador novo"

Postado

O colega @Manjaro está corretíssimo. Mesmo assim tente entrar no modo de segurança.

Boa sorte!

Edit: Outra opção seria gravar uma imagem do HD com Acronis True Image e instalar esta imagem no PC novo. Neste caso as chances de dar certo seriam de 90%. ;)

• Curtir 1
Postado

Pode dar certo, se e somente se,  os dois computadores/equipamentos tiverem a mesma configuração ( mesma placa mãe, mesmo chipset )

Melhor fazer backup dos arquivos que julgas importante e formatar/instalar o Sistema para usar o disco no "computador novo"

Bem, tanto as mobos quanto os processadores são de marcas diferentes. Mas eu realmente não quero formatar, por causa dos inúmeros programas científicos que tenho instalado nele e com configurações personalizadas. 

Mesmo assim tente entrar no modo de segurança.

Entrar no modo de segurança foi uma das primeiras coisas que tentei... Não funcionou..  :(

Edit: Outra opção seria gravar uma imagem do HD com Acronis True Image e instalar esta imagem no PC novo. 

Hum... Como funciona isso? Qual o procedimento? 

Neste caso as chances de dar certo seriam de 90%. ;)

Isso é animador!  ^_^

Postado

Uma questão que esqueci de mencionar....

desejas pegar um HD que está em um computador ( antigo) e instalar o mesmo em outro computador., Ok....

Mas só tem esse Hd ? o computador a qual desejas instalar o mesmo, está sem HD ?

Pois se o computador novo já tiver um HD ( do mesmo tamanho ou maior) que o HD que irá instalar nele., pode fazer clonagem usando o comando dd do Linux.

Postado

Mas só tem esse Hd ? o computador a qual desejas instalar o mesmo, está sem HD ?

Na verdade, tenho outros HDs por aqui sim.

Pois se o computador novo já tiver um HD ( do mesmo tamanho ou maior) que o HD que irá instalar nele., pode fazer clonagem usando o comando dd do Linux.

A primeira coisa que tentei foi clonar o HD. Quando peguei o HD clonado e coloquei na máquina "nova", aconteceu o problema que descrevi no meu primeiro post acima. Aí que eu resolvi verificar se o problema era com a clonagem ou com a mudança de hardware em si, e tentei colocar o HD original no hardware novo, em vez de colocar o HD clonado. Mas o problema continuou exatamente o mesmo. 

Eu usei um programa pra fazer clonagem (EaseUS Todo Backup) que eu já tinha usado com sucesso antes. Só que dessa vez que tinha funcionado, eu tinha colocado o HD clonado em uma máquina "gêmea" à original.

Postado

Faça  o download da imagem iso do Linux Mint e grave a mesma em um pendrive utilizando o Rufus:

http://mint.c3sl.ufpr.br//stable/17.2/linuxmint-17.2-mate-64bit.iso

https://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.4.exe

Obs. O pendrive deverá está em formato Fat32

configure o equipamento ( com os dois Hds já instalado) para inicializar pelo dispositivo removivel...

deixe o Linux carregar em modo Live ( ou seja., sem Instalar)

acesse o konsole(terminal) e execute:

sudo fdisk -l  "enter"  - em modo live o sudo não irá pedir senha....

verifique na listagem a ordem dos Hds... geralmente nos dias atuais é listado assim

/dev/sdx  - que pode ser /dev/sda /dev/sdb /dev/sdc...........

execute:

sudo dd if=/dev/sda of=/dev/sdb conv=noerror, sync "enter" 

* pode ser que a ordem acima seja invertida....

Detalhes Completos-> http://www.dubium.com.br/?p=214

Postado

Faça  o download da imagem iso do Linux Mint e grave a mesma em um pendrive utilizando o Rufus:

....

....

Se eu entendi direito, esse é o procedimento de clonagem pelo Linux, né? Mas é como expliquei acima: não acho que o problema esteja na clonagem, porque o HD original também não funcionou na máquina "nova"... Acho que é um problema com drivers...

Postado

O que vou falar aqui é meio gambiarra! Maasss... algumas vezes fiz para mim e resolveu nunca fiz isso pra cliente ou outra pessoa.

Quando for iniciar o HD no computador ao qual esta instalando o mesmo tente acessar pelo modo seguro, desinstale todos os driver e instale os driver da placa mãe do PC em que esta instalando o HD.

Não é sempre que isso funciona, mais em alguns casos consegui fazer isso, trocando de pc com preguiça de formatar e instalar tudo de novo.

Mais não recomendo em quase todos os casos da vários erros durante o uso, fiz para mim por que é para mim.

• Curtir 2
Postado

Quando for iniciar o HD no computador ao qual esta instalando o mesmo tente acessar pelo modo seguro, desinstale todos os driver e instale os driver da placa mãe do PC em que esta instalando o HD.

É pra eu acessar pelo modo de segurança no computador antigo ou no novo? Porque no novo não consigo entrar nem em modo de segurança. 

Se for no computador novo, como eu desinstalo todos os drivers?

Postado

No novo.

Bom se no novo não acessa nem o modo seguro então fica difícil. O que você pode tentar fazer é desinstalar no antigo e tentar por no novo, talvez funcione.

Mais não garanto, como os amigos acima já disseram, faça um backup dos arquivos, para que se acaso aconteça algo você não ficar na mão.

• Curtir 1
Postado

faça um backup dos arquivos, para que se acaso aconteça algo você não ficar na mão.

Já tenho backup dos arquivos. Mas minha preocupação não é com os arquivos. Apenas quero manter o sistema operacional do jeito que está..  :mellow:

O que você pode tentar fazer é desinstalar no antigo e tentar por no novo, talvez funcione.

E como eu desinstalo os drivers?

Postado

Quando já no sistema operacional, Meu computador, botão direito, Propriedades, Gerenciador de dispositivos.

Vão aparecer todos os drivers instalados na lista, clique com botão direito em um por um, desinstalar.

• Curtir 2
Postado

Já fiz isso, mesmo sendo diferente, as vezes funciona quando você coloca em outro computador.. nos casos que funcionou o sistema ligou normal e instalou os drivers da nova configuração.. uma coisa importante a se ver é a configuração na bios.. veja se no pc original que funciona normal está em modo AHCI ou IDE o reconhecimento dos dispositivos SATA... se no pc que funciona estiver AHCI e no que está tentando usar tiver IDE não vai ligar mesmo.. como está dando erro também é só tentar mudar na bios o modo de AHCI pra IDE ou vice versa dependendo de que opção estiver.

• Curtir 2
Postado

uma coisa importante a se ver é a configuração na bios.. veja se no pc original que funciona normal está em modo AHCI ou IDE o reconhecimento dos dispositivos SATA... se no pc que funciona estiver AHCI e no que está tentando usar tiver IDE não vai ligar mesmo.. como está dando erro também é só tentar mudar na bios o modo de AHCI pra IDE ou vice versa dependendo de que opção estiver.

Essa alternativa parece bem simples! Vou testar ela também! Valeu!

• 2 anos depois...
Postado
11 horas atrás, Marciano Alex disse:

é possível instalar os drives de uma placa-mãe no hd usando outro pc ? 

Não!!  a não ser que o computador em questão tenha a mesma placa-mãe ( mesma versão e modelo)

Se por exemplo tem-se uma placa-mãe Asus.... e quer instalar os Drivers da mesma.,  isso não será possível colocando o disco(hd) em um outro computador com placa-mãe da gigabyte...

Postado

@Marciano Alex

Complementando tem este tutorial, ensina a criar imagem do windows usando o hiren's boot:

https://senaitec.wordpress.com/2016/05/02/como-criar-imagem-do-windows-usando-hirens/

Só toma muito cuidado durante o processo, presta bastante atenção, depois de ter criado a imagem quando você for iniciar/usar o HD em outra máquina, antes de entrar no Windows ele vai detectar o hardware e instalar os drivers da mobo, tem ali tudo no tutorial.

Valeu!

Postado

Alguem sabe me dizer se eu conseguiria tirar um HD do PC e formatar no outro e devolver esse HD ao pc original no caso quando eu não conseguir formata-lo no proprio pc.. ou tem outra solução ??

Postado

Antes de mais nada, faça um backup dos seus documentos, porque o seguro morreu de velho. Tenha em mãos os drivers da placa-mãe nova, você irá precisar após o procedimento, se não tiver o CD, baixe no fabricante pelo menos o driver da placa de rede, para assim poder ter acesso a internet e baixar os drivers que faltarem.

1. Execute o Prompt de Comando (cmd.exe) como administrador
  2. Execute o seguinte comando %windir%\System32\Sysprep\Sysprep.exe
  3. Selecione “entrar na configuração inicial pelo Usuario do Sistema (OOBE), marque a opção “Generalizar” e seecione “Desligar”
  4. Troque a placa-mãe, ou passe o HD para o novo PC

sysprep.png

Essa operação vai demorar um pouco dependendo do computador. Feito isso, o computador vai generalizar a instalação atual do windows 7, de modo que seja aceito em qualquer outro hardware. Depois de passar pra placa-mãe nova ou pra outro computador, os novos drivers deverão ser instalados.

Até a próxima dica!

@Rdlph Prd

Eu já fiz isso e deu certo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!