Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 6970 cooler descontrolado, chips escurecidos


Posts recomendados

Bom dia Pessoal

 

Minha placa de video tem apresentando um descontrole do cooler muito estranho

anexei o log do gpu-z aqui

 

nele da para ver o descontrole da ventoinha

tem horas que está normal entre 1100rpm e 4000rpm

 

mas ai ele para de rodar do nada

ou começa roda devagar quando ta a 90°

e o medidor de rpm fica louco nessas horas

vai pra 300mil rpm a 700mil rpm

 

nesse momento o cooler ta parado indo pra frente e pra trás como se não tivesse força pra rodar.

 

sei que provavelmente se eu trocar o cooler vai voltar a funcionar 

mas só por desencargo... quem controla as rotações do cooler? será que esse controlador pode estar com problema também ? 

 

desculpe a noobisse 

Obrigado pela ajuda.

 

GPU-Z Sensor Log.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma verificada na ventoinha,se está sem lubrificação,se tem pó no dissipador etc,eu nunca usaria a placa nessas condições acima de 85°C,geralmente o PWM da placa de vídeo controla a ventoinha,a própria tem 4 fios,o terceiro fio a partir do terra(preto) deve ser o sensor de rotação(geralmente amarelo) e o ultimo é o fio PWM(geralmente azul),veja se não está mal encaixado,tente retirar e recolocar o conector,mas provavelmente vai requerir manutenção na ventoinha ou defeito,tente ligar ela direto nos 5V da fonte e veja se gira normal(com 2 fios com as pontas desencapadas dá para fazer se souber o que ligar e aonde).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou fazendo o que você falou

 

me deparei com escurecimento na placa do circuito ao redor de um chip

na foto não da pra ver direito, dando zoon da pra ver bem fraco

o que sera esse chip

 

o chip quadrado ainda sujo de pasta la no canto superior direito também esta com um escurecimento ao redor, mas menor

 

 

o cooler da 6970 é 12v 1.2a

sera que é seguro eu usar o saida e-pci pra testar o cooler

o fio amarelo é 12v e o preto terra?

post-610007-0-92418600-1446145184_thumb.

post-610007-0-34303200-1446145446_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta placa precisa que troque todos os adesivos termicos da memória do VRM,estão em péssimas condições,troque a pasta do chip tambem.

O chip circulado em vermelho é o VRM das memórias,que queimadão em!Não sei como não queimou ainda,acho que ele está superaquecendo para mais de 110°C,quando estes chips atingem 120°C ou mais,geralmente queimam ou explodem,muito importante ter adesivos térmicos em todos os chips do VRM,pesquise no google cooler hd 6970 e veja como são.

Nos fios da fonte 12V é o amarelo e preto é o terra,na ventoinha o preto é o terra e o próximo é o positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adesivos termicos ok, vou tentar achar isso aqui pra compra.

 

Olá, você deve adquirir uma pasta térmica a base de prata, isso se encontra facilmente em lojas de informática, não compre pastas a base de silicone como implastec porque não são apropriadas para o uso em GPU's.

 

Um exemplo:

 

pasta-termica-extreme-fusion-x-1-cooler-

 

 

http://www.kabum.com.br/produto/64542/pasta-termica-coolermaster-extreme-fusion-x1-rg-efx1-tg15-r1

 

 

Em relação a pasta térmica mostrada na imagem não há nada de crítico, com a retirada do dissipador parte do resíduo ficou em sua base e o restante nos chips, é o que normalmente se visualiza quando o dissipador do cooler é removido, se o cooler está com defeito terá que ser substituído e nesse caso você deverá pesquisar por um modelo compatível, pode tentar lubrificar o eixo da ventoinha que tens aí e observar se melhora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, você deve adquirir uma pasta térmica a base de prata, isso se encontra facilmente em lojas de informática, não compre pastas a base de silicone como implastec porque não são apropriadas para o uso em GPU's.

 

Um exemplo:

 

pasta-termica-extreme-fusion-x-1-cooler-

 

 

http://www.kabum.com.br/produto/64542/pasta-termica-coolermaster-extreme-fusion-x1-rg-efx1-tg15-r1

 

 

Em relação a pasta térmica mostrada na imagem não há nada de crítico, com a retirada do dissipador parte do resíduo ficou em sua base e o restante nos chips, é o que normalmente se visualiza quando o dissipador do cooler é removido, se o cooler está com defeito terá que ser substituído e nesse caso você deverá pesquisar por um modelo compatível, pode tentar lubrificar o eixo da ventoinha que tens aí e observar se melhora..

 

esta pensando em comprar adesivo térmico para as VRM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714862600-10-pcs-thermal-pad-10x10x1mm-adesivo-termico-vga-gpu-xbox-ps-_JM

 

 

Joaquin está difícil encontrar um cooler para o 6970 novo no br

como descubro coolers compatíveis com ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não tem motivo, ele sai de fábrica com pasta térmica que é a melhor solução para favorecer a dissipação entre o chip e o dissipador.

 

O ARCTIC Accelero Twin Turbo III VGA Cooler é compatível mas está muito caro, pesquise no mercado livre um bom cooler, se comprar esse pode servir para futuros upgrades de placas já que ele terá melhor performance que a maioria dos coolers que acompanham as VGA's.

 

100553-7-cooler_vga_arctic_accelero_twin

 

Modelos compatíveis:

 

Nvidia GeForce:

GTX 980, 970, 960, Titan X, Titan*(Black*), 780(Ti*), 770, 760, 750(Ti), 680, 670, 660(Ti), 650 (Ti,Ti boost), 580, 570, 560 (Ti,SE) , 550 Ti, 480 ,470, 465, 460(SE) ,GTS 450 , 250, 240 (OEM), 150 (OEM), GT 640, 340, 330, 320, 130 (OEM)

 

AMD Radeon :

R9 380, 285, 270(X), R7 265, 260(X), 250(X), 240, HD 8870, 8760, 7870(XT ,GHz) ,7850 ,7790, 7770 (GHz) , 7750, 7730, 6970, 6950, 6870, 6850, 6790, 6770, 5870, 5850, 5830, 5770, 5750, 4890, 4870, 4850, 4830, 3870, 3850, 3690

 

http://www.hardstore.com.br/p/arctic-accelero-twin-turbo-iii-vga-

cooler

 

Site Oficial:

 

http://www.arctic.ac/worldwide_en/accelero-twin-turbo-iii.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver a espessura correta,é 1mm ou 0,5mm,as vezes o cooler não faz contato com o chip se a espessura for mais grossa,o bom é comprar o que oferece maior condutividade termica,desses genéricos quanto mais grosso pior,não são bons condutores.

Pode ir no ML comprar um cooler 6970 usado,não teria problema,apenas certifique-se se vem com os adesivos intactos e que a ventoinha esteja normal.

Tambem tem o arctic que foi sugerido,mas é muito investimento para uma placa que custa 400~500 reais usada,EU não investiria mais que 50 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia 

 

@bueno 

a pasta que estava na placa quando abrir estava estão seca que parecia um pao velho que voce aperta e ele esfarela.

 

@Joaquin

realmente ess cooler é muito caro para uma placa quase no fim da vida

ainda mais que já esta com circuito torrando

 

como voce tinha dito a espessura não bateu vou precisar de uma fita adesiva de 1mm provavelmente

 

eu vi no ml o cooler usado dessa placa é 120 reais

complicado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bueno 

a pasta que estava na placa quando abrir estava estão seca que parecia um pao velho que voce aperta e ele esfarela.

 

O fato de estar seca não significa que ela não estivesse desempenhando o seu papel, esse conceito é equivocado.  

 

As pastas à base de prata de melhor qualidade possuem em sua composição mais de 90% de nitrato de prata, para facilitar a sua aplicação e a acomodação do material o seu veículo é úmido, naturalmente com o passar do tempo a porção de água presente no meio será evaporada mas o composto ainda assim estará cumprindo o seu papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
Em 04/12/2015 às 17:04, EduardoDu disse:

finalmente consegui dar um jeito

 

mas ficou um duvida

no monitoramento tem essa GPU temp #3

ela ta atingindo mais de 100C

qual a temp nomal pra ela sera

 

Olá amigo, pra tentar te ajudar, tirei um print da minha: Moro em Cuiabá, é quente pra caramba e as temperaturas da placa sempre estão perto dos 80°C.

HD6970.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!