Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar ou reaproveitar PC


Posts recomendados

Bom dia/Tarde/Noite

 

Tenho algumas dúvidas sobre o que manter e/ou trocar.

 

Atualmente tenho;

 

MB = HB61H2-M2 1150

Processador: I3 3º Gera

Ram: Corsair 1333 4GB

HD: 3x 1 Tera 7200 Barracuda

Fonte: Não me recordo do nome mas ela é 500W reais, na época que comprei foi uns 600 reais por indicação do fórum

Monitor: Full HD 27º

 

De um tempo pra cá não sei o que acontece com o PC ele reinicia aleatoriamente com erros diferentes. Já troquei Ram e HD e persiste. Resolvi trocar peças ou montar outro e estou em dúvida.

 

Vale a pena eu colocar um

I5 de 3330 LG1150

+ 1 pente de memoria de 4GB

+ R7 260x 2GB PCI-Ex 3.0 (Esse pci-express 3.0 roda na minha placa mãe atual, ou só se a placa tiver slot 3.0?)

 

Ou vale mais a pena montar um kit novo;

 

Asus B85M

Kingston 8GB 1333 (Aproveitar tb a 4GB que já tenho 1333)

I5 4440 (Diferença dele para um I3 é muito grande?)

R7 260x 2GB PCI-Ex 3.0

 

Algumas dúvidas que tenho, vale a pena eu comprar uma memoria de 8GB 1600 e usar junto com a que já tenho de 4GB 1333, isso pode ocasionar erro ou curto, ou apenas que elas irão trabalhar na menor tensão.

Vale a pena usar um SSD, nunca tive o contato para uso com um dispositivo como esse.

Se resolver usar um I3 no lugar do I5 a perda é muito significativa pra jogar os jogos que existem hoje?

 

Não tenho um valor exato para compra, só não desejo gastar muito para algo que é ocasional em casa, jogo muito pouco, mas irei usar para jogos, iria comprar um console da nova geração mas estou resolvendo mudar o PC, vou deixar para comprar as peças na black fraude dinheiro a vista.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Bastantes perguntas hein amigo, vamos lá.

Trocar um I3 por um I5 de terceira geração não vale muito a pena por que os dois já estão velhos, colocar um I5 de quarta geração também não vale a pena, por que ele também já está velho, estamos aí com a sexta geração em nosso meio. Acredito que esse I3 ainda aguenta mais um aninho ou mais pra que só depois você faça um upgrade completo de mobo, cpu e memo para as plataformas atuais da época em que você fizer.

Pensando nisso invista em mais 4gb de memória para ficar com 8 no total pois é essencial hoje em dia para jogos.

Sobre as memórias, o valor de 1333 e 1600 é a frequencia dela e não tensão, a tensão das memórias DDR3 geralmente é padrão. Se usar uma 1333 com outra 1600 as duas vão trabalhar a 1333 o que não é nada de mais, nem da pra notar perda de desempenho.

O resto do seu precioso dinheiro você gasta com a placa de video, compre uma bem boa mesmo. Você pode pensar "ah, mas em jogos bem pesados mesmo meu processador vai gargalar" ok, não tiro sua razão, mas daqui a algum tempo com do você fizer aquele upgrade da mobo, cpu e memória você vai estar usando todo o potencial dela e ela ainda vai ser boa. Se comprar uma mais ou menos hoje quando você for comprar novas peças a sua placa de vídeo vai estar fraca e não vai acompanhar o desempenho do resto.

Sobre SSD eu não sei, nunca usei, o povo fala que melhora horrores mas eu não tenho e estou feliz, eu aconselho você a comprar somente se o dinheiro estiver sobrando.

Agora sobre seus erros no PC, existem muitos programas que você pode usar para tentar descobrir onde está o erro, mas eu não sei de cabeça. Kkk

Sei que tem alguns para HD, tem o memtest para a memória e você deve também verificar as temperaturas do seu processador, talvez o problema seja aquecimento, existe o AIDA32 e o speed fan que medem essas temperaturas, o AIDA inclusive, acredito eu que possui um teste de stress pra elevar o uso e temperatura do CPU e assim você consegue verificar se esse é o motivo do desligamento.

Você pode também formatar o PC e tentar instalar o SO em algum outro dos seus vários HDs.

Existem outros amigos do fórum que podem te ajudar sobre esses problemas.

Também há o rumor de que algumas placas H61 tem problemas de compatibilidade com placas de vídeo, não sei te dizer se a sua é uma dessas, qualquer coisa pode comprar uma B75.

Edit:

Placas PCIe 3.0 funcionam perfeitamente te em PCIe 2.0

Verifique e nos informe a marca e modelo exatas da sua fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com quase tudo que o Zucchini disse. Definitivamente, investir numa boa placa-de-vídeo agora é mister. 

 

Eu, pessoalmente, aconselharia pegar um i5 4ª geração sim. Não acho que se possa considerá-los processadores velhos, especialmente considerando que pouquíssimos jogos realmente desfrutam de inovações trazidas pelos Skylakes. Acho que um 4440 é sempre uma boa pedida; um sweet spot pra gamers, digamos. E contanto que ele traga frequência e arquitetura resiliente o bastante para suportar a sua placa-de-vídeo, um i5 Haswell é perfeito, principalmente se você consegui-lo num desses kits com mobo B85 que o pessoal vende no Mercado Livre.

 

Mais uma curiosidade: quem te recomendou uma fonte 500W que custava 600 reais? :huh: Creio que não era tão necessário gastar tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão é, de acordo com o orçamento dele, caso ele pegue um I5 4xxx e uma B85 somente sobraria dinheiro para um R7 260x, pelo menos foi isso que ele postou no início. Por isso falei que é melhor ficar com o I3 e colocar uma placa de video parruda, como uma GTX 970 (levando em consideração o kit mobo+I5 1200 e a 260x por 600, total 1800) e os 4gb de RAM para ficar com 8.

A partir daí é o que eu já disse, pode ser que o I3 gere algum gargalo em jogos que exigem mais da CPU, mas não será nada tão prejudicial e o desempenho em jogos de um I3 3xxx com uma GTX 970 vai ser incrivelmente superior ao de um I5 4xxx com R7 260x.

Aí na black friday do ano que vem ele compra um I5 6600K, uma Z170 e 8GB DDR4 a preços razoáveis. Bem, é o que eu acredito ser mais vantajoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria o seguinte, continuaria com CPU+mobo até os intel de 6 geração baixarem os preços, o que já deve acontecer no ano que vem tranquilamente. Então o que seria bom de dar um up na tua configuração é adicionar 4gb de ram pra dar aquele alívio nos games, e pegar uma placa de vídeo que satisfaça as suas necessidades.

Se você quer jogar na qualidade ultra em 1080p sem problemas nenhum, teu alvo é uma R9 390 / GTX 970;
Opções para se jogar bem em 1080p com qualidade alta-ultra são R9 380 4gb / gtx 960 4gb;
Placas mais modestas mas que garantem um bom desempenho são GTX 950/ R7 370;
Se tem um orçamento mais apertado suas escolhas devem ser GTX 750 TI / R7 260x / R7 360.

Para jogos, a peça que mais vai influenciar a sua experiência é a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bastantes perguntas hein amigo, vamos lá.

Trocar um I3 por um I5 de terceira geração não vale muito a pena por que os dois já estão velhos, colocar um I5 de quarta geração também não vale a pena, por que ele também já está velho, estamos aí com a sexta geração em nosso meio. Acredito que esse I3 ainda aguenta mais um aninho ou mais pra que só depois você faça um upgrade completo de mobo, cpu e memo para as plataformas atuais da época em que você fizer.

Pensando nisso invista em mais 4gb de memória para ficar com 8 no total pois é essencial hoje em dia para jogos.

Sobre as memórias, o valor de 1333 e 1600 é a frequencia dela e não tensão, a tensão das memórias DDR3 geralmente é padrão. Se usar uma 1333 com outra 1600 as duas vão trabalhar a 1333 o que não é nada de mais, nem da pra notar perda de desempenho.

O resto do seu precioso dinheiro você gasta com a placa de video, compre uma bem boa mesmo. Você pode pensar "ah, mas em jogos bem pesados mesmo meu processador vai gargalar" ok, não tiro sua razão, mas daqui a algum tempo com do você fizer aquele upgrade da mobo, cpu e memória você vai estar usando todo o potencial dela e ela ainda vai ser boa. Se comprar uma mais ou menos hoje quando você for comprar novas peças a sua placa de vídeo vai estar fraca e não vai acompanhar o desempenho do resto.

Sobre SSD eu não sei, nunca usei, o povo fala que melhora horrores mas eu não tenho e estou feliz, eu aconselho você a comprar somente se o dinheiro estiver sobrando.

Agora sobre seus erros no PC, existem muitos programas que você pode usar para tentar descobrir onde está o erro, mas eu não sei de cabeça. Kkk

Sei que tem alguns para HD, tem o memtest para a memória e você deve também verificar as temperaturas do seu processador, talvez o problema seja aquecimento, existe o AIDA32 e o speed fan que medem essas temperaturas, o AIDA inclusive, acredito eu que possui um teste de stress pra elevar o uso e temperatura do CPU e assim você consegue verificar se esse é o motivo do desligamento.

Você pode também formatar o PC e tentar instalar o SO em algum outro dos seus vários HDs.

Existem outros amigos do fórum que podem te ajudar sobre esses problemas.

Também há o rumor de que algumas placas H61 tem problemas de compatibilidade com placas de vídeo, não sei te dizer se a sua é uma dessas, qualquer coisa pode comprar uma B75.

Edit:

Placas PCIe 3.0 funcionam perfeitamente te em PCIe 2.0

Verifique e nos informe a marca e modelo exatas da sua fonte.

Opa, desculpe a demora pra responder.

Bom olhei ontem a fonte é uma C3 tech de 600w real com soins (não sei o que é isso)

Concordo com quase tudo que o Zucchini disse. Definitivamente, investir numa boa placa-de-vídeo agora é mister.

Eu, pessoalmente, aconselharia pegar um i5 4ª geração sim. Não acho que se possa considerá-los processadores velhos, especialmente considerando que pouquíssimos jogos realmente desfrutam de inovações trazidas pelos Skylakes. Acho que um 4440 é sempre uma boa pedida; um sweet spot pra gamers, digamos. E contanto que ele traga frequência e arquitetura resiliente o bastante para suportar a sua placa-de-vídeo, um i5 Haswell é perfeito, principalmente se você consegui-lo num desses kits com mobo B85 que o pessoal vende no Mercado Livre.

Mais uma curiosidade: quem te recomendou uma fonte 500W que custava 600 reais? :huh: Creio que não era tão necessário gastar tanto.

Amigo na época em que comprei isso, processador top era pentium 4 kkkkk

Brincadeiras a parte, peguei a dica aqui mesmo no fórum a muitos anos atrás, aliás foi minha primeira compra no mercado livre que era de um usar do fórum ainda.

@topic..

Estava lendo sobre placas de vídeo e me apareceu uma R7 370 4gb, por 711,00 vale o preço ou compensa esperar mais pra pegar uma R9 por 1k de 2gb??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, desculpe a demora pra responder.

Bom olhei ontem a fonte é uma C3 tech de 600w real com soins (não sei o que é isso)

Amigo na época em que comprei isso, processador top era pentium 4 kkkkk

Brincadeiras a parte, peguei a dica aqui mesmo no fórum a muitos anos atrás, aliás foi minha primeira compra no mercado livre que era de um usar do fórum ainda.

@topic..

Estava lendo sobre placas de vídeo e me apareceu uma R7 370 4gb, por 711,00 vale o preço ou compensa esperar mais pra pegar uma R9 por 1k de 2gb??

 

A r7 370 é uma ótima GPU de lançamento da AMD. Com 4GB de memória de vídeo e custando 700 reais? Claro que vale a pena! Até porque essa r9 deve ser uma 280, e não vale a pena você gastar 300 reais a mais por 5fps e 2GB de VRAM.

Observe que a r7 370 está equiparada a placas como GTX 760 e r9 270x: http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-graphics-card-review,3107-7.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!