Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GA-970A-UD3P chipset AMD970 com Geforce


Gustavoperes

Posts recomendados

Olá pessoal, montei um PC com as seguintes configurações em janeiro.

 

8GB kingstons DDR3 1333mhz

FX-8320 BE 3.4ghz

Geforce GTX 750 2GB TI Superclocked

Fonte pctop fapt500 500w

e a placa mãe no referido tópico..

 

e agora que começou a chegar essa época de temperaturas altas o computador começou a esquentar demais quando jogo ao ponto de travar e no monitor aparecer escrito "sem sinal" e mesmo assim PC e monitor continuam ligados.

Enviei para uma loja por duas vezes até o técnico me falar que fez de tudo possivel mas não sabe o porque do pc esquentar tanto, me informou que poderia ser o chipset da placa mãe, mas vendo alguns sites na internet vi algumas pessoas dizendo que esta placa mãe não trabalha com placas de video Geforce, será que este seria o problema?

Substitui o acrilico da parte lateral do gabinte (Sharkoon rex8) por uma tela para o ar quente sair na tentativa de resolver o problema e mesmo assim não da nem 1h de jogo acontece o problema acima.

Eu não sei mais o que fazer, estou pensando em desmontar o pc e vender as peças.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, que fonte é essa aí?  :confused:

 

Você está usando o cooler box? Aquele que veio junto do processador? Já tentou monitorar as temperaturas dos componentes?

Nossa desfarça da fonte é que como disse que estava pensando em desmontar o PC estava vendo outras peças acabei confundindo kk, vou editar, mas é pctop fapt500 500w.

O cooler eu tenho hyper T4.

Com meu PC somente ligado acessando internet, ouvindo musica, coisas "basicas" assim tanto o processador, placa mãe e placa de vídeo ficam em volta de 38,39 graus. Não monitoro sempre que jogo, mas da ultima vez o processador estava em 75º e a VGA em 70º e logo depois deu o problema que relatei.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, em um review do CdH essa fonte foi classificada como produto bomba. Veja o link abaixo:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-pctop-fapt500/2801/12

 

Suspeito que ela possa ter a ver com o problema, porém não posso afirmar, visto que na conclusão do referido artigo o autor informa que ela poderia ser uma fonte honesta se fosse rotulada a 300w. Como o seu conjunto deve consumir aí uns 260w, teoricamente a fonte deveria aguentar.

 

As temperaturas em idle não parecem ruins não, porém em load a temperatura do processador é preocupante. Você por acaso já notou se quando está jogando há uma perda de desempenho antes do PC travar? Como 75º é uma temperatura alta para esses processadores FX, eles deveriam entrar em modo de controle térmico (thermal throttling), reduzindo a velocidade do clock do CPU e sua tensão, de maneira a utilizar menos energia e gerar menos calor, a menos que você tenha desativado essa opção na BIOS em algum momento. Você poderia tentar monitorar as temperaturas in-game utilizando os programas MSI Afterburner e HwInfo, sabe mexer neles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, em um review do CdH essa fonte foi classificada como produto bomba. Veja o link abaixo:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-pctop-fapt500/2801/12

 

Suspeito que ela possa ter a ver com o problema, porém não posso afirmar, visto que na conclusão do referido artigo o autor informa que ela poderia ser uma fonte honesta se fosse rotulada a 300w. Como o seu conjunto deve consumir aí uns 260w, teoricamente a fonte deveria aguentar.

 

As temperaturas em idle não parecem ruins não, porém em load a temperatura do processador é preocupante. Você por acaso já notou se quando está jogando há uma perda de desempenho antes do PC travar? Como 75º é uma temperatura alta para esses processadores FX, eles deveriam entrar em modo de controle térmico (thermal throttling), reduzindo a velocidade do clock do CPU e sua tensão, de maneira a utilizar menos energia e gerar menos calor, a menos que você tenha desativado essa opção na BIOS em algum momento. Você poderia tentar monitorar as temperaturas in-game utilizando os programas MSI Afterburner e HwInfo, sabe mexer neles?

 Ola amigo, fiquei preocupado agora, corsair seria uma boa? E também me perguntou se resolveria o super aquecimento.

esse controle térmico, entrei agora pra ver na bios e não achei nada parecido com o que disse :confused:

e antes eu nunca tinha entrado na bios.

eu monitorei da ultima vez com o speecy e não há perda de desempenho antes de travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, uma Corsair CX-430 ou CX-500 seriam boas opções sim. Como alternativa à primeira, pode pegar também a EVGA 430w. Se você pretende no futuro fazer overclock e pegar uma placa de vídeo mais potente, acho que a de 500w seria um melhor investimento.

 

A sua placa de vídeo está com os últimos drivers instalados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, uma Corsair CX-430 ou CX-500 seriam boas opções sim. Como alternativa à primeira, pode pegar também a EVGA 430w. Se você pretende no futuro fazer overclock e pegar uma placa de vídeo mais potente, acho que a de 500w seria um melhor investimento.

 

A sua placa de vídeo está com os últimos drivers instalados?

A sim estou pensando em adquirir uma CX-500 e testar.

Mas sera que em relação ao super aquecimento esta fonte também seria uma boa?

Porque como disse antes eu retirei o acrilico trocando por uma tela e conforme vai usando em jogos sai ar muito quente de dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, trocar a fonte seria uma garantia e segurança, pois uma fonte de boa qualidade protege todos os componentes do seu computador. Com relação ao super aquecimento, não posso afirmar que trocar a fonte solucionaria o problema, pelo motivo que listei acima:

 

Suspeito que ela possa ter a ver com o problema, porém não posso afirmar, visto que na conclusão do referido artigo o autor informa que ela poderia ser uma fonte honesta se fosse rotulada a 300w. Como o seu conjunto deve consumir aí uns 260w, teoricamente a fonte deveria aguentar.

 

Vou deixar 2 perguntas abaixo:

 

1 - Você já se certificou que o cooler está bem encaixado, e que não há excesso ou falta de pasta térmica?

2 - Você já tentou conectar a placa de vídeo ao monitor usando um cabo diferente? Digo, se você usa conexão via HDMI, tentar conectar usando um cabo VGA. Já que nem o monitor informa perda de sinal, talvez possa ser alguma problema com sua VGA.

 

Edit: seu gabinete está em local que permita boa ventilação, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, trocar a fonte seria uma garantia e segurança, pois uma fonte de boa qualidade protege todos os componentes do seu computador. Com relação ao super aquecimento, não posso afirmar que trocar a fonte solucionaria o problema, pelo motivo que listei acima:

 

 

Vou deixar 2 perguntas abaixo:

 

1 - Você já se certificou que o cooler está bem encaixado, e que não há excesso ou falta de pasta térmica?

2 - Você já tentou conectar a placa de vídeo ao monitor usando um cabo diferente? Digo, se você usa conexão via HDMI, tentar conectar usando um cabo VGA. Já que nem o monitor informa perda de sinal, talvez possa ser alguma problema com sua VGA.

 

Edit: seu gabinete está em local que permita boa ventilação, certo?

Entendi,

O cooler em relação a pasta térmica fora colocada uma nova.

Anteriomente eu usava aquele cabo que tem o conector azul com aquele adptador para entrar na entrada DVI, esta placa somente possui entrada dvi e hdmi e agora uso cabo DVI e ja tentei trocar e nada de sucesso.

Em relação ao gabinete já coloquei ele em três lugares diferentes e mesmo bem ventilado saindo ar quente ele da o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, bom, dê uma apertada nos parafusos que seguram o cooler, apenas por desencargo de consciência. Acho estranho que o processador esteja atingindo temperaturas tão altas com um Hyper T4 instalado. Essa é minha suspeita nº 1. Os cabos estão todos conectados e a ventoinha do cooler está girando, certo? 

 

Você teria como testar outra fonte, considerada de boa qualidade, no seu PC? Tem como testar outra VGA  nesse seu sistema? Se puder testar o PC com a 750 Ti utilizando algum outro monitor ou TV, seria bom também. 

 

Vamos tentando isolar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, bom, dê uma apertada nos parafusos que seguram o cooler, apenas por desencargo de consciência. Acho estranho que o processador esteja atingindo temperaturas tão altas com um Hyper T4 instalado. Essa é minha suspeita nº 1. Os cabos estão todos conectados e a ventoinha do cooler está girando, certo? 

 

Você teria como testar outra fonte, considerada de boa qualidade, no seu PC? Tem como testar outra VGA  nesse seu sistema? Se puder testar o PC com a 750 Ti utilizando algum outro monitor ou TV, seria bom também. 

 

Vamos tentando isolar o problema.

Olá amigo, agradeço por estar ajudando.

Verifiquei hoje pela parte da manhã os parafusos e está tudo bem ajustado, não tenho outras peças para testar e cada vez fico mais em duvida sobre o que seria o motivo deste problema.

Começo a acreditar que a placa mãe talvez não seja boa para essas configurações (?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, não precisa agradecer, como usuário sei bem a frustração de não conseguir utilizar um PC e não saber a origem do problema.

 

Sua placa mãe é um bom modelo com chipset 970, e tem 8 fases para o processador. Esses travamentos dificilmente seriam causados por sobrecarga nos capacitores, então um problema na placa mãe parece meio improvável, mas não dá para descartar a hipótese.

 

Para ir separando o joio do trigo, acho que seria interessante fazer testes de estabilidade no processador e na placa de vídeo, separadamente.

 

Para a placa de vídeo, você pode utilizar o Furmark (http://www.geeks3d.com/20150828/furmark-1-17-0-gpu-stress-test-opengl-benchmark/). Baixe o arquivo, instale e depois execute o aplicativo. Na tela inicial vai ter um botão escrito "Gpu-Z", clique nele e se o Windows perguntar se você quer abrir aquele programa, clique em "sim". No Gpu-Z, clique na aba Sensors e deixe o programa aberto em algum lugar da sua tela. Voltando ao Furmark, escolha a resolução que você utiliza em seu monitor e escolha a opção Burn in test, deixe rodar por uns 30 minutos. Deixe visível a janela do GPU-Z, e fique de olho nas temperaturas e velocidade da ventoinha. Ambas tem que subir durante a realização do teste, e a placa vai esquentar bastante. Pelo que vi no site da Nvidia, a temperatura máxima para esta placa de vídeo é 95º C, então se por acaso chegar a uns 90ºC, pare o teste para evitar danos ao componente. Se puder, deixe a tampa lateral do gabinete aberto. Se der aquele problema de tela preta/sem sinal, a culpa é da VGA. 

 

Para o CPU, vamos por partes:

 

1 - Baixe e instale o programa HwInfo. Eu particularmente gosto desse programa pois ele mostra na mesma janela a temperatura do CPU, distância para temperatura máxima e a velocidade da ventoinha do cooler. Você pode baixá-lo aqui: http://www.hwinfo.com/download.php. Execute o programa e selecione a opção "sensors only" na janela que se abrir, depois dê Run.

 

2 - Baixe o programa Prime95 aqui: http://www.guru3d.com/files-details/prime95-download.html. Ele não precisa de instalação, só descompacte ele numa pasta e execute o programinha. Na tela que aparecer, selecione a opção blend, e clique em OK. Deixe o programa rodando por uma hora, monitorando as temperaturas e velocidade da ventoinha pelo HwInfo. Da mesma maneira que no teste da VGA, o seu processador vai esquentar bastante e a ventoinha deve começar a girar mais rápido conforme sobe a temperatura. Se isso não acontecer, significa que sua ventoinha está operando a uma velocidade fixa ou não está subindo o suficiente para resfriar o seu CPU (anote os valores iniciais para poder comparar durante o teste). A temperatura máxima desses processadores FX é em torno de 65º, então se chegar muito perto disso, pare o teste. Se acaso der aquele problema de tela preta, aí a culpa é do CPU. Se a temperatura estiver dentro do limite, com a ventoinha rodando em velocidade adequada, e ainda assim der pau, o problema provavelmente é a fonte, que não está acompanhando o resto do conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, não precisa agradecer, como usuário sei bem a frustração de não conseguir utilizar um PC e não saber a origem do problema.

 

Sua placa mãe é um bom modelo com chipset 970, e tem 8 fases para o processador. Esses travamentos dificilmente seriam causados por sobrecarga nos capacitores, então um problema na placa mãe parece meio improvável, mas não dá para descartar a hipótese.

 

Para ir separando o joio do trigo, acho que seria interessante fazer testes de estabilidade no processador e na placa de vídeo, separadamente.

 

Para a placa de vídeo, você pode utilizar o Furmark (http://www.geeks3d.com/20150828/furmark-1-17-0-gpu-stress-test-opengl-benchmark/). Baixe o arquivo, instale e depois execute o aplicativo. Na tela inicial vai ter um botão escrito "Gpu-Z", clique nele e se o Windows perguntar se você quer abrir aquele programa, clique em "sim". No Gpu-Z, clique na aba Sensors e deixe o programa aberto em algum lugar da sua tela. Voltando ao Furmark, escolha a resolução que você utiliza em seu monitor e escolha a opção Burn in test, deixe rodar por uns 30 minutos. Deixe visível a janela do GPU-Z, e fique de olho nas temperaturas e velocidade da ventoinha. Ambas tem que subir durante a realização do teste, e a placa vai esquentar bastante. Pelo que vi no site da Nvidia, a temperatura máxima para esta placa de vídeo é 95º C, então se por acaso chegar a uns 90ºC, pare o teste para evitar danos ao componente. Se puder, deixe a tampa lateral do gabinete aberto. Se der aquele problema de tela preta/sem sinal, a culpa é da VGA. 

 

Para o CPU, vamos por partes:

 

1 - Baixe e instale o programa HwInfo. Eu particularmente gosto desse programa pois ele mostra na mesma janela a temperatura do CPU, distância para temperatura máxima e a velocidade da ventoinha do cooler. Você pode baixá-lo aqui: http://www.hwinfo.com/download.php. Execute o programa e selecione a opção "sensors only" na janela que se abrir, depois dê Run.

 

2 - Baixe o programa Prime95 aqui: http://www.guru3d.com/files-details/prime95-download.html. Ele não precisa de instalação, só descompacte ele numa pasta e execute o programinha. Na tela que aparecer, selecione a opção blend, e clique em OK. Deixe o programa rodando por uma hora, monitorando as temperaturas e velocidade da ventoinha pelo HwInfo. Da mesma maneira que no teste da VGA, o seu processador vai esquentar bastante e a ventoinha deve começar a girar mais rápido conforme sobe a temperatura. Se isso não acontecer, significa que sua ventoinha está operando a uma velocidade fixa ou não está subindo o suficiente para resfriar o seu CPU (anote os valores iniciais para poder comparar durante o teste). A temperatura máxima desses processadores FX é em torno de 65º, então se chegar muito perto disso, pare o teste. Se acaso der aquele problema de tela preta, aí a culpa é do CPU. Se a temperatura estiver dentro do limite, com a ventoinha rodando em velocidade adequada, e ainda assim der pau, o problema provavelmente é a fonte, que não está acompanhando o resto do conjunto.

Ola amigo acabei abrindo meu pc hoje para dar uma olhada e lembrei que quando adquiri este gabinete o técnico disse que eu precisaria de uma fonte com "cabo maior" e disse que tinha uma, e a tal fonte aqui instala é a "Powerx 500" pesquisando pelo forum achei um tópico que diz que é um "produto bomba" (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1135932-fonte-powerx-500w-aguenta-uma-pny-gtx960/)

Enfim, estou pensando em pegar uma de 600 a CX-600 me parece uma boa opção, não sei se isso resolveria também quanto ao super aquecimento.

Tirei umas fotos do meu pc e da adaptação que fiz no gabinete caso se interesse em ver..

Agradeço a ajuda mais uma vez.

post-613635-0-93247800-1446935665_thumb.

post-613635-0-91374100-1446935716_thumb.

post-613635-0-20800600-1446935758_thumb.

post-613635-0-32558400-1446935791_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, realmente essa fonte aí é bomba. Provavelmente é ela mesma a culpada pelo travamento. No seu caso, uma Corsair CX-500 seria mais do que o suficiente, mesmo caso deseje colocar uma placa de vídeo mais poderosa no futuro.

 

Ademais, o seu cooler está instalado de maneira que prejudica o fluxo de ar interno do gabinete. Instale o cooler na posição vertical, com a ventoinha empurrando ar pelo cooler em direção à parte de trás do gabinete.Provavelmente isso já vai melhorar as temperaturas do seu CPU.

 

Seria bom também dar uma arrumada nos cabos, pois eles estão na frente da entrada de ar. Vi que o seu gabinete tem umas aberturas naquela placa onde se instala a placa mãe. Passe os cabos por aquelas aberturas, e tente deixar para fora apenas os cabos que estão sendo utilizados, evitando deixá-los no caminho do ar frio.

 

O resultado final seria algo assim:

 

AGsy2kf.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes,aigo,vê se dá um belo pontapé neste técnico desta "loja".

O cara te enganou! ele simplesmente NÃO SABE NADA de montagem de PC's!

As fotos mostram isso e o amigo @caiokn,te disse o ue voce tem que fazer.

Eu logo ví que não podia ser só a fonte,só se ela estivesse com defeito,porque ela tem potencia e qualidade "dentro do gasto" de energia do seu PC.

E que estória é essa de trocar a fonte? voce pediu?Quem disse que esta fonte é melhor que a fat500?

O melhor é voce pegar uma Corsair Cx500W ou a CX430W.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, realmente essa fonte aí é bomba. Provavelmente é ela mesma a culpada pelo travamento. No seu caso, uma Corsair CX-500 seria mais do que o suficiente, mesmo caso deseje colocar uma placa de vídeo mais poderosa no futuro.

 

Ademais, o seu cooler está instalado de maneira que prejudica o fluxo de ar interno do gabinete. Instale o cooler na posição vertical, com a ventoinha empurrando ar pelo cooler em direção à parte de trás do gabinete.Provavelmente isso já vai melhorar as temperaturas do seu CPU.

 

Seria bom também dar uma arrumada nos cabos, pois eles estão na frente da entrada de ar. Vi que o seu gabinete tem umas aberturas naquela placa onde se instala a placa mãe. Passe os cabos por aquelas aberturas, e tente deixar para fora apenas os cabos que estão sendo utilizados, evitando deixá-los no caminho do ar frio.

 

O resultado final seria algo assim:

 

AGsy2kf.jpg

 

 

@Gustavoperes,aigo,vê se dá um belo pontapé neste técnico desta "loja".

O cara te enganou! ele simplesmente NÃO SABE NADA de montagem de PC's!

As fotos mostram isso e o amigo @caiokn,te disse o ue voce tem que fazer.

Eu logo ví que não podia ser só a fonte,só se ela estivesse com defeito,porque ela tem potencia e qualidade "dentro do gasto" de energia do seu PC.

E que estória é essa de trocar a fonte? voce pediu?Quem disse que esta fonte é melhor que a fat500?

O melhor é voce pegar uma Corsair Cx500W ou a CX430W.

Boa sorte!

Ola amigos,

Realmente Caio pelo o que você disse deve dar pra melhorar o fluxo de ar, mas só me pergunto se dá pra "virar" o cooler, amanhã irei comprar pasta térmica e tentar virar, já dos cabos farei isso assim que comprar fonte nova pois acho que essa não adianta mexer muito pelo motivo de ser "produto bomba".

Amigo Oldnoob, agradeço pela ajuda! Como disse eu adquiri esta fonte porque o técnico me informou que os cabos da outra eram muito curtos pra esse Gabinete.

Por final eu tenho um curso técnico de informática, só que eu fiz na época de pentium 4 e dual core e tinha medo de mexer com peças novas desses modelos, mas agora eu mesmo vou começar a mexer ao invés de levar em lojas.

Agradeço amigos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, dá para virar sim, porém você teria que desinstalar o cooler, limpar a pasta térmica que sobrar tanto na base do cooler quanto no processador, reaplicar a pasta térmica e aí instalar o cooler novamente na posição correta. O seu Hyper T4 não veio acompanhado de um tubinho de pasta térmica? Se for comprar, sugiro que evite comprar aquelas pastas térmicas muito baratas, tipo Implastec. Como é um produto que dura bastante tempo, compensa adquirir algo com um pouco mais de qualidade.

 

Com relação a arrumar os cabos, concordo contigo, não compensa mexer no momento, mas não deixe de fazer quando chegar a sua fonte nova. Utilize aquelas abraçadeiras de plástico para juntar os cabos, facilita bastante, e não precisa ter medo de dobrar e apertar os cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, dá para virar sim, porém você teria que desinstalar o cooler, limpar a pasta térmica que sobrar tanto na base do cooler quanto no processador, reaplicar a pasta térmica e aí instalar o cooler novamente na posição correta. O seu Hyper T4 não veio acompanhado de um tubinho de pasta térmica? Se for comprar, sugiro que evite comprar aquelas pastas térmicas muito baratas, tipo Implastec. Como é um produto que dura bastante tempo, compensa adquirir algo com um pouco mais de qualidade.

 

Com relação a arrumar os cabos, concordo contigo, não compensa mexer no momento, mas não deixe de fazer quando chegar a sua fonte nova. Utilize aquelas abraçadeiras de plástico para juntar os cabos, facilita bastante, e não precisa ter medo de dobrar e apertar os cabos.

A sim, no caso como entreguei fechado ao técnico não veio nenhum tubinho depois de instalado.

Me pergunto o porque do técnico não o ter instalado corretamente, sacanagem.

Vou comprar uma boa pasta térmica e fazer os procedimentos, alguma sugestão de marca?

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, eu uso a Arctic Cooling MX-4. É fácil de aplicar e não possui tempo de cura, funciona bem desde o momento em que é aplicada.

A sim.. seria esse modelo? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705271657-arctic-cooling-pasta-termica-mx-4-4gramas-pronta-entrega-_JM

E o certo é aplicar somente na parte central do processador ou espalhar por inteiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, essa mesma, mas não esperava que estivesse tão cara. Existem outras opções de pastas térmicas boas e mais em conta, como a Arctic Silver 5, Cooler Master Thermalfusion 400 e Cooler Master E2 Essentials. Não que a MX-4 não valha o dinheiro, mas é bom saber que há outras opções boas e baratas né  :) qualquer coisa, dê uma olhada nesse comparativo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/comparativo-de-pastas-termicas-fevereiro-2012/2472/5

 

Eu costumo aplicar duas gotas em dois pontos do processador, pois o cooler que uso, o Hyper TX3, tem umas lacunas entre os heatpipes e a base de alumínio, então faço isso para preencher o espaço entre os dois e melhorar a transmissão de calor. Imagino que o seu Hyper T4 tenha uma base mais uniforme, então aplicar uma única gota no centro deve ser o suficiente. Veja mais métodos aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291/1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, essa mesma, mas não esperava que estivesse tão cara. Existem outras opções de pastas térmicas boas e mais em conta, como a Arctic Silver 5, Cooler Master Thermalfusion 400 e Cooler Master E2 Essentials. Não que a MX-4 não valha o dinheiro, mas é bom saber que há outras opções boas e baratas né  :) qualquer coisa, dê uma olhada nesse comparativo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/comparativo-de-pastas-termicas-fevereiro-2012/2472/5

 

Eu costumo aplicar duas gotas em dois pontos do processador, pois o cooler que uso, o Hyper TX3, tem umas lacunas entre os heatpipes e a base de alumínio, então faço isso para preencher o espaço entre os dois e melhorar a transmissão de calor. Imagino que o seu Hyper T4 tenha uma base mais uniforme, então aplicar uma única gota no centro deve ser o suficiente. Veja mais métodos aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291/1

Bacana vou de MX-4, tive que comprar pela internet pois na minha cidadezinha só achei coisa fuleira  e tenho duas perguntas, o correto é usar alcool isopropilico pra limpar a pasta térmica velha né? E há algum problema depois que eu arrumar o cooler, como por exemplo, ele não "encaixar"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavoperes, sim, o correto seria usar o álcool isopropílico para limpar a pasta térmica velha. Se não me engano, é possível encontrar esse tipo de álcool em farmácias/drogarias. Com relação ao cooler, acabei de ler que aparentemente esse cooler só pode ser instalado na horizontal em placas AM3+ e outras plataformas da AMD. Como no manual não diz nada, aí teria que fazer o teste para descobrir. Se não for possível, acho que seria interessante ao menos trocar a posição da ventoinha, para que ela jogue ar de baixo para cima, em vez de cima para baixo. De qualquer maneira, não acho que tenha problemas dele ficar frouxo ou mau encaixado, desde que você prenda bem a presilha que segura o cooler no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!