Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar duas placas de video diferentes no Windows 10 ?


Posts recomendados

Tem se falado muito que o DirectX 12 possibilita duas placas de vídeo diferentes trabalhando juntas na placa mãe com o Windows 10, como se fosse SLI ou CROSSFIRE.

Tenho uma GTX 970 e estou pensando em comprar uma GTX 980. Poderei colocar nos dois slots Pci express x16 da minha placa mãe e somará o desempenho dessas duas placas?

Se sim, terei que conectar o cabo ali nas duas placas? Ou só conectar o cabo de força da fonte nelas?

E no sistema, são dois drivers de vídeo para serem instalados? Como será o processo agora no software?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi, o aplicativo a ser usado que você fala, é no caso das placas funcionarem em plena capacidade como mencionei no artigo quando tiver rodando um jogo com DirectX 12?

Mesmo no sistema aqui do Windows 10 já constando como ativado o DirectX 12?

De qualquer forma, não será preciso eu conectar o cabo sli?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aplicativo, no caso do link, seria o jogo em si.. Ou qualquer outro programa que use a GPU, de alguma forma..

 

Pelo que vi, há três formas distintas de Multi-GPU operar.. Como o aplicativo vai se comportar com duas VGAs instaladas, agora, vai depender do desenvolvedor do programa.. Hoje, depende de drivers..

 

Por exemplo, se desenvolvedora X, que faz o jogo Z, resolver lançar seu jogo sem esse suporte, não deve ter muita coisa pra fazer.. Mesmo tendo Windows 10 e hardware compatível.. Eu li meio que por cima, mas o pouco que vi, era isso.. DX12 precisa de Windows 10 + hardware compatível + software compatível.. Só dois, não serviria..

 

 

Acho que não precisaria de ponte, nesse caso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aplicativo, no caso do link, seria o jogo em si.. Ou qualquer outro programa que use a GPU, de alguma forma..

Pelo que vi, há três formas distintas de Multi-GPU operar.. Como o aplicativo vai se comportar com duas VGAs instaladas, agora, vai depender do desenvolvedor do programa.. Hoje, depende de drivers..

Por exemplo, se desenvolvedora X, que faz o jogo Z, resolver lançar seu jogo sem esse suporte, não deve ter muita coisa pra fazer.. Mesmo tendo Windows 10 e hardware compatível.. Eu li meio que por cima, mas o pouco que vi, era isso.. DX12 precisa de Windows 10 + hardware compatível + software compatível.. Só dois, não serviria..

Acho que não precisaria de ponte, nesse caso..

Eu ja vi amigos meus falando que usavam GPU X para os gráficos e etc e GPU Y (mais fraca) usando para a physix, pois dependendo da forma que você deixar seu PC com uma úniva VGA configurado, ele pode usar a própria VGA ou o processador para fazer a physix. Isso na real eu nunca entendi bem e nem sei se chega a ser relacionado a essa notícia...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja vi amigos meus falando que usavam GPU X para os gráficos e etc e GPU Y (mais fraca) usando para a physix, pois dependendo da forma que você deixar seu PC com uma úniva VGA configurado, ele pode usar a própria VGA ou o processador para fazer a physix. Isso na real eu nunca entendi bem e nem sei se chega a ser relacionado a essa notícia...

 

Esse caso não é em relação ao Windows 10, é em qualquer sistema, é alguns raros tipos monstruosos de placa mãe que podem fazer isso. Tem um amigo meu que tem. É uma placa mãe meio servidor, tem até dois soquetes para processador, ela é gigante, quase do tamanho do meu gabinete torre gamer.

 

 

 

 

 

O aplicativo, no caso do link, seria o jogo em si.. Ou qualquer outro programa que use a GPU, de alguma forma..

 

Pelo que vi, há três formas distintas de Multi-GPU operar.. Como o aplicativo vai se comportar com duas VGAs instaladas, agora, vai depender do desenvolvedor do programa.. Hoje, depende de drivers..

 

Por exemplo, se desenvolvedora X, que faz o jogo Z, resolver lançar seu jogo sem esse suporte, não deve ter muita coisa pra fazer.. Mesmo tendo Windows 10 e hardware compatível.. Eu li meio que por cima, mas o pouco que vi, era isso.. DX12 precisa de Windows 10 + hardware compatível + software compatível.. Só dois, não serviria..

 

 

Acho que não precisaria de ponte, nesse caso..

 

 A ponte é o cabo sli ou crossfire que você diz?

 

você diz no jogo ou alguns aplicativos, mas pelo que eu entendi, era que quando se tem Windows 10 instalado com placas de vídeo diferentes e ambas tem suporte para directx12 elas irão trabalhar em plena capacidade juntas com o pc ligado, já que o próprio sistema Windows 10 utiliza do directx12 para funcionamento do sistema com a própria resolução de vídeo. O diferencial em aplicativos e jogos que são feitos com directx12 é que estes terão uma qualidade e desempenho melhor em comparação com os directx mais antigos ou outros sistemas operacionais.

 

No caso do Windows 10 com directx12 pelo que eu entendi somaria tudo das placas de vídeos mesmo diferentes de modelo ou de marca: bits, memória, até aumentaria um pouco o clock. Seria um desempenho melhor do que o clássico sli ou crossfire. Eu queria saber é se já é possível ou foi propaganda enganosa da Microsoft. E se for, como seria o procedimento tanto no hardware quanto no software na instalação de duas placas de vídeo diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja vi amigos meus falando que usavam GPU X para os gráficos e etc e GPU Y (mais fraca) usando para a physix, pois dependendo da forma que você deixar seu PC com uma úniva VGA configurado, ele pode usar a própria VGA ou o processador para fazer a physix. Isso na real eu nunca entendi bem e nem sei se chega a ser relacionado a essa notícia...

 

Esse caso não é em relação ao Windows 10, é em qualquer sistema, é alguns raros tipos monstruosos de placa mãe que podem fazer isso. Tem um amigo meu que tem. É uma placa mãe meio servidor, tem até dois soquetes para processador, ela é gigante, quase do tamanho do meu gabinete torre gamer.

Na verdade, qualquer placa-mãe com dois sots PCI-Express, serve pra esse tipo de coisa..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-instalar-e-configurar-uma-placa-de-video-physx-dedicada/2822

 

Não precisa de nada monstruoso.. Honestamente, pelo número de jogos que usam PhysX, acho inútil... 

 

 

 

A ponte é o cabo sli ou crossfire que você diz?

 

você diz no jogo ou alguns aplicativos, mas pelo que eu entendi, era que quando se tem Windows 10 instalado com placas de vídeo diferentes e ambas tem suporte para directx12 elas irão trabalhar em plena capacidade juntas com o pc ligado, já que o próprio sistema Windows 10 utiliza do directx12 para funcionamento do sistema com a própria resolução de vídeo. O diferencial em aplicativos e jogos que são feitos com directx12 é que estes terão uma qualidade e desempenho melhor em comparação com os directx mais antigos ou outros sistemas operacionais.

 

No caso do Windows 10 com directx12 pelo que eu entendi somaria tudo das placas de vídeos mesmo diferentes de modelo ou de marca: bits, memória, até aumentaria um pouco o clock. Seria um desempenho melhor do que o clássico sli ou crossfire. Eu queria saber é se já é possível ou foi propaganda enganosa da Microsoft. E se for, como seria o procedimento tanto no hardware quanto no software na instalação de duas placas de vídeo diferentes.

Sim.. O nome daquilo é ponte..

 

Voltando ao DX12, vou pegar uma parte importante do texto do link do TechPowerUp

 

 

Ultimately, one point that Microsoft and developers have continually reiterated in their talks is that explicit multi-adapter is that like so many other low-level aspects of DirectX 12, it’s largely up to the developers to put the technology to good use. The API provides a broad set of capabilities – tempered a bit by hardware limitations and how quickly GPUs can exchange data – but unlike DirectX 11 and implicit multi-adapter, it’s developers that define how GPUs should work together

 

 

Em última análise, um ponto que a Microsoft e os desenvolvedores têm continuamente reiterado em suas conversas é que explicit multi-adapter, como tantos outros aspectos de baixo nível do DirectX 12, é que cabe aos desenvolvedores, o bom uso da tecnologia. A API fornece um amplo conjunto de recursos - temperado um pouco por limitações de hardware e a rapidez com que GPUs podem trocar dados - mas ao contrário de DirectX 11 e do implicit multi-adapter, são os desenvolvedores que definem como GPUs devem trabalhar juntos 

 

Isso que você disse, era a teoria que todos vimos.. Na prática, a coisa vai ser diferente um pouco.. Se fosse apenas a soma das duas, isso não deveria acontecer

 

78168.png

 

Esse é um teste com duas VGAs de 2012.. Ambas compatíveis com DX12.. Tem um teste com as placas mais modernas também.. Tem um lance de "placa líder" no sistema, que vai interferir no resultado, bem como drivers, o resto do PC, etc..

 

Ainda é muito cedo pra afirmar que o DX12 será tudo aquilo que falaram.. Se for metade, fiquemos felizes, pois será um salto grande.. Ficaremos muito mais na mão de quem desenvolve jogos e programas, do que do pessoal da AMD e NVIDIA.. Muito cedo também, pra dizer se isso é bom ou ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, qualquer placa-mãe com dois sots PCI-Express, serve pra esse tipo de coisa..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-instalar-e-configurar-uma-placa-de-video-physx-dedicada/2822

 

Não precisa de nada monstruoso.. Honestamente, pelo número de jogos que usam PhysX, acho inútil... 

 

 

 

Sim.. O nome daquilo é ponte..

 

Voltando ao DX12, vou pegar uma parte importante do texto do link do TechPowerUp

 

 

 

Isso que você disse, era a teoria que todos vimos.. Na prática, a coisa vai ser diferente um pouco.. Se fosse apenas a soma das duas, isso não deveria acontecer

 

78168.png

 

Esse é um teste com duas VGAs de 2012.. Ambas compatíveis com DX12.. Tem um teste com as placas mais modernas também.. Tem um lance de "placa líder" no sistema, que vai interferir no resultado, bem como drivers, o resto do PC, etc..

 

Ainda é muito cedo pra afirmar que o DX12 será tudo aquilo que falaram.. Se for metade, fiquemos felizes, pois será um salto grande.. Ficaremos muito mais na mão de quem desenvolve jogos e programas, do que do pessoal da AMD e NVIDIA.. Muito cedo também, pra dizer se isso é bom ou ruim...

 

Muito cedo você quer dizer pelo fato do Windows 10 ainda está se estabilizando com atualizações?

Ou pelo fato do directx12 ainda não está 100% ?

É o sistema ou o directx?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito cedo você quer dizer pelo fato do Windows 10 ainda está se estabilizando com atualizações?

Ou pelo fato do directx12 ainda não está 100% ?

É o sistema ou o directx?

Os dois...

 

Só saberemos o real poder do DX12, no ano que vem ou em 2017.. Vale lembrar que, a geração atual NÃO dá suporte 100% ao DX12..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Diniz

 

Falo das placas de vídeo.. Nenhuma VGA no mercado, hoje, dá suporte total ao DX12..

 

O DX12, bem como os anteriores, tem um conjunto de funções que podem ser usadas pelos programadores.. Nenhuma placa de vídeo da geração atual, dá suporte a todas essas funções, mas dá suporte pra maior parte delas.. Boa parte do que a API oferece, vamos ver, mas não tudo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Diniz

 

Falo das placas de vídeo.. Nenhuma VGA no mercado, hoje, dá suporte total ao DX12..

 

O DX12, bem como os anteriores, tem um conjunto de funções que podem ser usadas pelos programadores.. Nenhuma placa de vídeo da geração atual, dá suporte a todas essas funções, mas dá suporte pra maior parte delas.. Boa parte do que a API oferece, vamos ver, mas não tudo..

 

E quanto aos drivers de vídeo? Será que, no meu caso da Nvidia GTX 970, a Nvidia não poderá lançar um driver de vídeo que possa dar suporte 100% ao Directx12 ?

Ou isso é dos chips gráficos da placa, da parte hardware mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto aos drivers de vídeo? Será que, no meu caso da Nvidia GTX 970, a Nvidia não poderá lançar um driver de vídeo que possa dar suporte 100% ao Directx12 ?

Ou isso é dos chips gráficos da placa, da parte hardware mesmo?

Sim, DirectX é nível de hardware mesmo...

 

Nasceu sem, morrerá sem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!