Ir ao conteúdo

Atualização Win10 e Tela Listrada

Ir à solução Resolvido por gigaleo,

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia. Tenho um laptop de um cliente, o qual está com a tela completamente cheia de listras verticais coloridas.

O ocorrido foi o seguinte: ele possuía como sistema operacional o Windows 7 (original de fábrica num laptop LG) e foi atualizar para o Windows 10 utilizando-se do ícone presente na área de notificação, próximo ao relógio. Atualização feita, o micro reiniciou. E já reiniciou desta forma, cheio de listras, como na imagem anexada.

O cliente então conectou o laptop pela porta VGA a um monitor externo e conseguiu ver a área de trabalho e utilizar o sistema por esse monitor externo.
Após uma reinicialização (provavelmente ele tentou corrigir o problema), este monitor externo não mostrou mais nenhuma imagem (dava cabo desconectado) e o principal no laptop ainda com o problema das listras verticais.

Enfim o laptop chega em minhas mãos. À primeira vista pensei em tratar-se de problema físico, de hardware. Porém ele me explicou pelo whatsapp todo o procedimento feito por ele. Achei estranho esse problema não ser de hardware, mas sabendo que o Windows 10 precisa de uma BIOS UEFI, resolvi encarar pois poderia ser problema de driver do monitor nativo.

A primeira coisa que fiz foi tentar carregar um outro sistema por um pendrive (linux), mesmo sem saber se a UEFI estava habilitada ou se estava configurada para iniciar assim. Vai que dá certo? E não deu.
A segunda coisa foi desplugar o HD do laptop. Pensei que se eu ligasse o micro sem HD, alguma coisa iria acontecer pra me avisar sobre o micro estar sem sistema ou disco inicializável. E nada: listras na tela, leds normais, nenhuma mensagem sonora...
Liguei o micro na minha TV e no meu monitor do desktop, também sem sucesso, pela porta VGA.
Liguei também o micro pela porta HDMI na TV... nada!

Preciso de uma luz!
Seria uma coincidência de um problema de hardware acontecer na primeira reinicialização após o upgrade para um novo sistema?
Micros com UEFI BIOS mesmo sem o HD não respondem ou não dão sinal de que estão sem disco?
Problemas de driver podem acometer o micro com UEFI BIOS desde o carregamento inicial?
Como proceder? Alguém tem uma luz?a3UpkVI.jpg

Postado

Listras coloridas horizontais ou verticais são indício de problema no cabo flat do LCD. Normalmente é um mal contato. Antes de mais nada, faça um teste: conecte um monitor externo no seu note. Se a imagem ficar perfeita nele, o problema é no LCD mesmo. Desmonte seu note, desconecte e conecte novamente o cabo flat (tanto no LCD quanto na placa-mãe).
Se a imagem no monitor externo também tiver essas listras coloridas, a pane está na placa-mãe, normalmente no chipset de vídeo.

veja se é isso

• Curtir 1
Postado

Pois então, Gabriel... leia a minha postagem do problema na íntegra. Esses procedimentos já constam ali em cima. Porém, é necessário que você leia para entender o problema: ele aconteceu logo após o upgrade para o Win10, na primeira reinicialização.

• 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!