Ir ao conteúdo

Qual a melhor opção, puxar o ar de dentro para fora ou de fora para dentro?

Ir à solução Resolvido por Gabriel753,

Posts recomendados

Postado

Tenho um gabinete PCYES Tiger, ele já vem com dois fans de 120mm, um na parte frontal que puxa o ar de fora para dentro e um na traseira que puxa o ar de dentro para fora, porém o gabinete tem a opção de colocar uma fan na parte superior, mas estou em dúvida de qual vai ser melhor, puxar o ar de dentro para fora ou de fora para dentro, tenho uma fan Fan 120mm Corsair Quiet 1500rpm.

Postado

Todo o ar quente, tende a subir, por isso os fans superiores e traseiros são utilizados com o intuito de tirar o ar quente de dentro.

Resumindo: Fan traseiro e superiores, jogam o ar quente para fora.

Fan lateral e frontal, jogam o ar frio para dentro.

Agora é só analisar, que no caso, creio que seja mais interessante colocar fan lateral ou frontal jogando ar frio para dentro. Não existe uma regra, o ideal é manter o equilíbrio (manter um bom fluxo de ar e boa temperatura).

[ ] ' s

Postado

Esses instalados já são suficientes, se voce colocar outro, irá desiquilibrar o sistema porque terá um fan a mais aspirando ou expirando, o correto seria então colocar mais dois a exemplo da imagem já postada, ai sim, são tres fans de 120 para aspirar e 3 para expirar, isso garante um equilibrio porque as pressões tem que se igualar ou seja, a vazão de entrada tem que ser igual a vazão de saida e isso se consegue instalando fans sempre idênticos, sempre em número igual para aspirar e expirar;

Postado

Esses instalados já são suficientes, se voce colocar outro, irá desiquilibrar o sistema porque terá um fan a mais aspirando ou expirando, o correto seria então colocar mais dois a exemplo da imagem já postada, ai sim, são tres fans de 120 para aspirar e 3 para expirar, isso garante um equilibrio porque as pressões tem que se igualar ou seja, a vazão de entrada tem que ser igual a vazão de saida e isso se consegue instalando fans sempre idênticos, sempre em número igual para aspirar e expirar;

No caso farei assim, na tampa do meu gabinete vou tirar a parte de acrilico para entrar ar, e vou colocar uma fans na parte superior como exaustão

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!