Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pois bem, preciso transformar 220V para 15V com uma corrente de 300mA na saida  , criando um circuito que utilize diodos, capacitor e transformador. Simulei um circuito no protheus mas nao sei o que eu posso fazer para ajustar a corrente para 300mA.

na simulação, usei os seguintes componentes:

01 - ponte retificador 600V x 1A;

01 - capacitor eletrolítico 1000uF;

01 - transformador cujo o coupling Factor foi de 0.068 onde dividi 15V/220V (uma das maneiras que eu encontrei pra transformar a

tensão de 220V para 15V);

01 - Uma fonte alternada de com 311V e 60Hz (multipliquei 220V por raiz de 2) pra sair 220V no alternador certinho; 

Alguem pode me ajudar ?

Queria saber como calcular pra chegar a essas medidas exatas desse problema geral pra pode criar o circuito no papel com os respectivos cálculos, enfim, estou aberto a sugestões de mudanças, agradeço desde ja!

post-789327-0-38473200-1448155670_thumb.

• Membro VIP
Postado

Segundo alguns teóricos, a corrente que o trafo consegue fornecer é aquela que causa 10% de queda da tensão com relação a medida enquanto ele estava em aberto. No proteus, verifique se tem como colocar a propriedade de resistência do secundario, faça algumas continhas e ajuste o valor. Se não tiver, coloque o trafo ideal e um resistor por fora. Claro as medições devem ser em ac

Agora se desejas 15Vdc e 300mA o buraco é mais em baixo.

Ah sim, se for trabalho de escola, sinto não te ajudar com a matemática além de estar um pouco confusas (2me) suas indagações

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...