Ir ao conteúdo

Alternativa par um relé

Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Precisava de um componente que substituísse um relé devido ao barulho que o mesmo faz ao ligar e desligar.

Já pesquisei triacs, relés de estado sólido, isolador otico... Estou indeciso.

Precisava que funcionasse com uma entrada de 3v e vai controlar um aparelho de 12v 1A.

Qual o componente que aconselham?

Muito obrigado!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Se trabalhas em DC o melhor seria operar um transistor, pode ser um NPN ou um fet mesmo..

Um resistor de 270 ohms na base do transistor, e torça para que o sinal de comando possa oferecer 10mA@3V

O transistor vai oferecer o terra para o aparelho que deverá ficar ligado entre o +12 Volts e o coletor do transistor. O emissor do transistor vai a massa, negativo da fonte de 12 Volts..

O sinal de comando deve estar entre essa massa e o resistor de entrada da base do transistor..

O transistor poderá ser um TIP 122 http://www.soldafria.com.br/transistor-tip122-p-647.html

• Curtir 1
Postado

Não entendi como isso dai vai poder substituir um relé!!!

Favor explicar...

Um pulsos no gate do SCR 1 e a carga será acionada. Certo? 

Um pulso no gate do SCR2 e a carga será desacionada. 

Só uma das alternativas. 

• Membro VIP
Postado

@albert_emule curti mesmo o exótico circuito... E eu achando que já tinha visto de tudo nesta vida ...

@RANunes penso que a melhor opção é um mosfet canal n que se aproxima dos contatos de um relé. De fato pode até ter resistência menor do que este. Pesquise algum que aciona com 2V no gate. Outra é o já mencionado transistor darlignton de média potência

Postado

pode tentar um rele de estado solido! circuitos com SCR's podem ser acionados por cargas parasitas devido a corrente de acionamento do gate! Tem tiristores com corrente de gate de 100uA!

Postado

@albert_emule curti mesmo o exótico circuito... E eu achando que já tinha visto de tudo nesta vida ...

@RANunes penso que a melhor opção é um mosfet canal n que se aproxima dos contatos de um relé. De fato pode até ter resistência menor do que este. Pesquise algum que aciona com 2V no gate. Outra é o já mencionado transistor darlignton de média potência

Pois é. Eu mesmo já vi um inversor senoidal que usava SCR como chaveador, ao invés de transistor, mosfet ou IGBT. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...