Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do CDH...

Seguinte, a alguns dias estou fazendo testes de distancia de comunicação RF 433 e estou obtendo resultados excelentes... Para isso estou usando dois pic´s da familia 12F no caso o 12F675..

Bem, não estou usando cristal externo e sim o oscilador interno do pic( não sei se afeta a comunicação o uso do osc. int. e se com cristal seria melhor) e usando o compilador CCS e o programador US-Burn..

Bem percebi que em um pic que mandei limpar o conteúdo antes de programar, ele voltou sem osccal e ao gravar o mesmo não funcionou.. Pesquisei sobre o US-Burn e ele tem uma aba que eu posso setar um valor para o osccal do pic, ocorre que não fazia/faço ideia de qual valor setar ali. Ai peguei outro  pic (novo) e puxei o valor, e vi que era o numero 40, peguei o pic sem osccal e coloquei esse valor nele e funcionou.

Depois disso fiz mais alguns testes com o par RX do meu sistema com valor 40 no osccal e o pic TX coloquei valor 64, afetou bastante a comunicação...(não faço ideia o porque).

Ai peguei 4 pic´s 12F675 que tenho aqui (porém são SMD) e coloquei no programador e puxei o valor de fabrica, achei estranho os valores, sendo mais altos do que os pic DIP.

Pergunto, se eu programar meu código de teste de RF nestes pic´s novos, e não mexer no valor de osccal, ele vão funcionar? O que isso influencia?

Vejam nas imagens os retângulos vermelhos são os valores puxados de pic´s (virgem)  e o retângulo azul não entendi o porque ora veio valor 1 ora valor 2.

Quem pode explicar sobre isso, seria muito útil para todos nós.

n1cs49.jpg

33vn5ev.jpg

30ksrv6.jpg

315zfwj.jpg

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Não deve mexer no oscall. O programador (decente) pergunta se que manter. Cada mc tem o seu vindo de fábrica. Copiar de outro=nada a ver (só quebra o galho em momentos de desespero). Ele altera a freq de oscilação interna. Nada bom pra sincronismos, filtros, e etc.

Tem como restaurar o valor original mas envolve um pouco de técnica, arte e magia...(nem tanto, me lembro de ter visto um modo light num site.. + tarde procuro)

Postado
4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não deve mexer no oscall. O programador (decente) pergunta se que manter. Cada mc tem o seu vindo de fábrica. Copiar de outro=nada a ver (só quebra o galho em momentos de desespero). Ele altera a freq de oscilação interna. Nada bom pra sincronismos, filtros, e etc.

Tem como restaurar o valor original mas envolve um pouco de técnica, arte e magia...(nem tanto, me lembro de ter visto um modo light num site.. + tarde procuro)

Opa, que bom saber Isadora... não vou mexer não.. o programador que uso não pergunta se quero manter o valor, mas nas opções posso deixar setado se é pra usar o mesmo valor de fabrica.

então esses pics que acabei mexendo no osccal vou deixar pra teste somente, pois como você falou no desespero ele serve...

quanto a restaurar o valor de fabrica, sei lá,, o mc é tão barato que acho que nem compensa, porém seria bom saber como faz!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...