Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu percebi que de uns dias pra cá meu PC vem "desligando" ao jogar CS:GO, depois de alguns minutos (10~20 minutos) jogando CS:GO o meu PC desliga todos os periféricos e o monitor não dá sinal, mas ainda o PC continua ligado, pois consigo ouvir o barulho do cooler do processador rodando, e para conseguir ligar o PC de novo e os periféricos tenho que reiniciá-lo pelo botão do gabinete. (Eu ainda não testei em outros jogos para ver se acontece o mesmo).

- Processador: AMD FX-6300 3.5 GHz AM3+

- Memória RAM: Apacer 8GB (2x4) 1333MHz DDR3

- VGA: Nvidia GTX 760 2GB (PNY)

- Placa-Mãe: Gigabyte GA-78LMT-S2

- HD: 500GB SATA III Caviar Blue Western Digital

- Fonte: Zalman ZM-500 - 500W 80Plus

- Gabinete: Cougar MG100

- Windows 10 Pro

Postado

Pode ser a própria VGA esquentando, ou pode ser "thermal throttlig" por aquecimento do processador ou do chipset.

Monitore as temperaturas, para ver onde é o aquecimento.

Postado
57 minutos atrás, Leandruf disse:

Drivers estão atualizados?
Monitora a temperatura da placa de vídeo, aconteceu comigo recentemente.

Acabei de atualizar o driver da placa de vídeo e o driver do áudio da placa-mãe, eram os únicos desatualizados.

57 minutos atrás, NASCARBR disse:

Verifique as temperaturas e teste com outros jogos.

30 minutos atrás, Wal SJC disse:

Pode ser a própria VGA esquentando, ou pode ser "thermal throttlig" por aquecimento do processador ou do chipset.

Monitore as temperaturas, para ver onde é o aquecimento.

Testei jogando Tom Clancy's Rainbow Six: Siege, em mais ou menos 10 minutos jogando aconteceu o mesmo, o PC "desligou".

Temperatura jogando Rainbow Six: Siege

Processador: ~70 Graus

Placa de vídeo: 80~85 Graus

Percebi também que quando os periféricos desligam e o PC continua ligado, a luz do gabinete que pisca quando o PC está em uso, elas apagam.

• Moderador
Postado
25 minutos atrás, vini23hot disse:

Acabei de atualizar o driver da placa de vídeo e o driver do áudio da placa-mãe, eram os únicos desatualizados.

Testei jogando Tom Clancy's Rainbow Six: Siege, em mais ou menos 10 minutos jogando aconteceu o mesmo, o PC "desligou".

Percebi também que quando os periféricos desligam e o PC continua ligado, a luz do gabinete que pisca quando o PC está em uso, elas apagam.

Certamente está desligando por causa da temperatura do processador que está muito alta. Verifique se o cooler está rodando bem e se a pasta térmica está bem aplicada.

• Curtir 1
Postado
Agora, NASCARBR disse:

Certamente está desligando por causa da temperatura do processador que está muito alta. Verifique se o cooler está rodando bem e se a pasta térmica está bem aplicada.

Pode ser poeira também? Mas o que eu achei estranho é que o PC não desliga totalmente, somente os periféricos e o monitor.

Postado
33 minutos atrás, vini23hot disse:

Ambas as temperaturas estão altas (VGA e CPU). Provavelmente o chipset também esteja ("Motherboard").

você precisa melhorar a refrigeração interna do seu gabinete.

Para começar, faça o seguinte teste: deixe o gabinete aberto e coloque um ventilador jogando vento em cima da placa-mãe.

Tente jogar o Rainbow Six: Siege, para ver se resolve, ou pelo menos demora mais tempo para travar.

Monitore as temperaturas.

• Curtir 2
Postado
Agora, Wal SJC disse:

Ambas as temperaturas estão altas (VGA e CPU). Provavelmente o chipset também esteja ("Motherboard").

Para começar, faça o seguinte teste: deixe o gabinete aberto e coloque um ventilador jogando vento em cima da placa-mãe.

Tente jogar para ver se resolve, ou pelo menos demora mais tempo pata travar.

Mas se fosse alta temperatura não daria tela azul, ou desligaria completamente o PC? Não só os periféricos

Postado
1 minuto atrás, vini23hot disse:

Mas se fosse alta temperatura não daria tela azul, ou desligaria completamente o PC? Não só os periféricos

Não necessariamente, pode acontecer também travamento ou funcionamento errático.

• Curtir 1
Postado
Agora, Wal SJC disse:

Não necessariamente, pode acontecer também travamento ou funcionamento errático.

Ok, irei testar o gabinete aberto com o ventilador, depois posto aqui os resultados.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Wal SJC disse:

Tente jogar o Rainbow Six: Siege, para ver se resolve, ou pelo menos demora mais tempo para travar.

Monitore as temperaturas.

2 horas atrás, NASCARBR disse:

Fiz o teste do @Wal SJC , eu consegui jogar Rainbow Six: Siege com o ventilador ligado e o gabinete sem a tampa lateral por 24 minutos, e joguei CS:GO do mesmo jeito por 34 minutos, em ambos os casos o PC não desligou nem nada, se eu continuasse a jogar com certeza iria conseguir ficar por mais tempo sem o PC desligar. As temperatura do processador com o PC sem a tampa lateral e com o ventilador baixou 1 ou 2 graus nos dois jogos, e a temperatura da VGA diminuiu 5 graus.

Eu tirei duas fotos do meu PC por dentro e do processador, caso vocês queiram vê-lo.

P_20151215_131434.jpg

P_20151215_131459.jpg

• Moderador
Postado

Não, a placa mãe tem uma configuração que  simplesmente a faz desligar se determinada temperatura é atingida. Retire o cooler, limpe bem, aplique corretamente a pasta térmica e reinstale. Verifique também a arrumação do gabinete.

• Curtir 2
Postado

Precisa fazer uma boa limpeza, trocar a pasta térmica do processador e colocar mais uma ventoinha na frente do gabinete, jogando ar frio para dentro.

Também coloque uma ventoinha na tampa lateral (se houver o furo), jogando ar frio em cima do processador.

Veja se melhora, se não melhorar aumente o cooler do processador, há diversos modelos na faixa de R$ 100,00 a 200,00,

Limpe bem e verifique se o cooler da VGA está rodando livre.

Se souber mexer, verifique/substitua a pasta térmica do cooler da GPU.

Teste.

6 minutos atrás, NASCARBR disse:

Não, a placa mãe tem uma configuração que  simplesmente a faz desligar se determinada temperatura é atingida. Retire o cooler, limpe bem, aplique corretamente a pasta térmica e reinstale. Verifique também a arrumação do gabinete.

Bem lembrado, tem outro dissipador no chipset, se souber mexer compensa verificar/trocar a pasta térmica dele também. 

• Curtir 2
Postado
22 horas atrás, Wal SJC disse:

Precisa fazer uma boa limpeza, trocar a pasta térmica do processador e colocar mais uma ventoinha na frente do gabinete, jogando ar frio para dentro.

Também coloque uma ventoinha na tampa lateral (se houver o furo), jogando ar frio em cima do processador.

Veja se melhora, se não melhorar aumente o cooler do processador, há diversos modelos na faixa de R$ 100,00 a 200,00,

Limpe bem e verifique se o cooler da VGA está rodando livre.

Se souber mexer, verifique/substitua a pasta térmica do cooler da GPU.

Teste.

Bem lembrado, tem outro dissipador no chipset, se souber mexer compensa verificar/trocar a pasta térmica dele também. 

22 horas atrás, NASCARBR disse:

Retirei o cooler box do processador limpei-o e passei uma nova pasta térmica da Implastec mesmo (~5 reais), eu tentei passar cotonete no cooler da VGA, mas como ela fica deitada e perto do gabinete não consegui limpá-la muito bem, e como não sei tirar a VGA deixei assim mesmo.

Liguei o PC e fui jogar, fiquei jogando por 24 minutos CS:GO e o PC não desligou nenhuma vez.

Temperaturas jogando CS:GO:

- Processador: ~50 Graus

- VGA: ~80 Graus

A temperatura do processador melhorou muito com a limpeza e a pasta termica, mas a VGA ficou o mesmo. Eu não sei se 80 Graus é uma temperatura ideal por estar jogando ou está acima do normal, apesar de eu ter somente 1 fan no gabinete atrás que está como exaustor.

Postado
1 minuto atrás, NASCARBR disse:

Está na média, a VGA trabalha em temperaturas mais altas mesmo.

Você acha que seria necessário retirar a placa de vídeo e abri-la para limpar? Ou dá pra esperar mais um pouco?

Postado
8 minutos atrás, vini23hot disse:

Você acha que seria necessário retirar a placa de vídeo e abri-la para limpar? Ou dá pra esperar mais um pouco?

Se não sabe abrir, melhor não forçar, ou então peça para alguém fazer.

A VGA trabalha quente, 80 graus não vai danificá-la, mas se puder dar uma melhorada nisso é bom, pois nos dias mais quentes e jogando um jogo pesado, ela pode subir mais uns 10 ou 15 graus.

E tente aumentar a circulação de ar dentro do gabinete.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...