Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com dual boot com o Ubuntu Mate


Willian Schuck

Posts recomendados

Olá,

A um tempo atrás me interessei pelos sistemas linux, e gostei bastante do ubuntu mate, agora eis meu problema, tenho em meu notebook o Windows 7 instalado, em modo Legacy, quando em tentei instalar o Ubuntu nessas condições, o sistema simplesmente ignorava o pendrive bootavel, ai mudei para UEFI (não sei exatamente as diferenças), e desta vez consegui rodar o Ubuntu, mas quando fui tentar instalar o OS, recebi uma mensagem dizendo que havia um outro sistema operacional, e que ao proceder com a instalação todos os dados seriam perdidos, vale lembrar que o ubiquity não permitiu a configuração das partições.

Bem depois disso cancelei a instalação e voltei ao windows, não tenho conhecimento suficiente para proceder. Acredito que devo instalar o Ubuntu em Legacy, mas o sistema linux é ignorado nesse modo de Boot. Como devo proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se eu entendi certo:
-voce fez a mudança de Legacy para UEFI, isso significa que o Windows está instalado no modo Legacy.
-O pendrive funcionou no modo UEFI, significa que voce fez um pendrive no formato GPT para UEFI.
-O pendrive não reconheceu o HD no formato MBR, já que ele está preparado para um HD no formato GPT

Quando se usa a Placa Mãe no modo UEFI, o HD tem que estar no formato GPT.

A diferença de MBR para GPT no HD é a seguinte:
-Modo Legacy usa a tabela de partições MBR no HD, voce tem limite de criar 4 partições primárias ou 3 primárias e 1 estendida.
-Modo UEFI usa a tabela de partições GPT no HD, voce pode criar até 124 partições primárias e não existe a possiblidade de criar partição estendida.

voce tem que deixar a Placa Mãe no modo Legacy, já que parece que o HD está no formato MBR.
voce tem que preparar um pendrive no modo Legacy(MBR).
Mas confirme se eu interpretei corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto

O pendrive realmente só carrega o sistema operacional em UEFI, mas quando iniciado, consigo ter acesso ao meu HD sem problemas. Mas sim ele está em MBR (conferi pelo gerenciador de dispositivos).

Agora, não sei como preparar um pendrive para Legacy, afinal apenas criei no pendrive uma partição primária e a marquei como partição de boot. 8)

Existe algum software, ou algum método específico para cria-lo?

Obrigado.

 

*EDIT: O pendrive também está utilizando a tabela MBR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie o Pendrive com o Rufus -> https://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.5.exe

A mensagem informando durante a instalação da existência de outro sistema é normal., principalmente se existir uma partição única. ( o alerta serve para avisar que prosseguindo com a instalação tudo será apagado) nesse caso ( e sempre recomendado) é preparar as partições de forma antecipada ou efetuar a instalação personalizada., e assim criando as partições necessárias dentro do processo de instalação.

Obs. Independente se a tabela de partição do disco está em formato Mbr ou Gpt o Linux é instalado normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Planejar a instalação sempre é a melhor solução. Para isso é importante voce conhecer como está particionado seu HD.
Pelo próprio Windows voce pode visualizar as partições do HD:
Menu Iniciar
Botão direito em Computador e ir na opção Gerenciar
Gerenciamento de Disco

Pelo Gerenciamento de Disco voce pode diminuir a partição do Windows, e no espaço livre criar duas partições para o Linux, exemplo:
-2GB (pode deixar no formato NTFS, depois na instalação do Ubuntu voce irá trocar o formato para SWAP)
-20GB (mesma coisa, deixe no formato NTFS e depois voce irá trocar para o formato EXT4)

Durante a instalação do Ubuntu, na parte das partições, sempre escolha o modo Avançado (Manual) assim voce pode indicar onde instalar o Ubuntu.

Mas o melhor é voce assistir um vídeo que explica o que descrivi acima, veja neste LINK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!