Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Gigabyte GTX 960


Posts recomendados

Bom dia / Boa tarde / Boa noite !

Tenho um problema um tanto quanto esquisito com a minha placa recém comprada, e não sei exatamente qual é a causa dele.

Há aproximadamente um mês atrás comprei esta placa na Kabum! e até o momento em termos de desempenho, ela tem cumprido com minhas expectativas.

Porém, tenho notado que a placa a cada 30 segundos fazia mais barulho porque as ventoínhas dela aceleravam do nada. Porém, isso dura menos de um segundo, é bem difícil de perceber.
Comecei a monitorá-la pelo afterburner e percebi que o medidor de velocidade do cooler estava totalmente insano. Ele ficava flutuando entre 900 e 2500 RPM e do nada aconteciam uns spikes para uns valores rídiculos como 800000 RPM. Como já disse, esses aumentos são muito rápidos e duram menos de um segundo.
Esta é a parte ainda mais esquisita: Se eu controlar manualmente os fans da placa, e colocá-los acima de 43% de velocidade, o problema some completamente. A velocidade estabiliza em torno dos 1300RPM e não acontecem mais spikes, nem os aumentos de ruído.
Também não notei surtos de consumo de energia, uso da placa, nem outra coisa que justificasse essa instabilidade nos fans.
 

A minha pergunta é a seguinte: Isso pode ser algo prejudicial? Devo considerar enviar a placa para a garantia? O que pode estar causando este problema?
Fiquei com essa questão na cabeça pois apesar disso me parecer um problema de fábrica, a placa funciona sem problema algum, com um desempenho muito bom. Então não sei o que fazer.

 


PC:
I7 870 2.93GHz
Gigabyte GTX 960 OC 4gb 

4 x 4GB Ram DDR3

Placa mãe Intel DP55SB

Fonte Mtek ATX550W (Sim, essa fonte é uma porcaria e vou trocá-la por uma EVGA 430w. Por acaso pode ser ela a causadora do problema?)

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Matheus Soares disse:

Fonte Mtek ATX550W (Sim, essa fonte é uma porcaria e vou trocá-la por uma EVGA 430w. Por acaso pode ser ela a causadora do problema?)

creio que não, pois você veria as voltagens baixarem tb.

 

bem estranho isso ai, parece que os controladores dos fans não estão funcionando direito.

 

pergunta besta, mas você ja tentou reinstalar o driver? (ussando o DDU para desinstalar o antigo totalmente e desabilitando o windows para buscar o driver automaticamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Leandronik disse:

creio que não, pois você veria as voltagens baixarem tb.

 

bem estranho isso ai, parece que os controladores dos fans não estão funcionando direito.

 

pergunta besta, mas você ja tentou reinstalar o driver? (ussando o DDU para desinstalar o antigo totalmente e desabilitando o windows para buscar o driver automaticamente).

 

Eu reinstalei o driver mas acredito que não deste jeito que citou. Como exatamente faço isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

baixe o  Display Driver Uninstaller, ele vai pedir para reiniciar o PC em modo de segurança aceite, o DDU vai iniciar automaticamente ao reiniciar, desabilite a opção de deixar o Windows procurar o driver automaticamente, e em seguida mande remover o Driver em questão. (remova todos q ele mostrar). 

 

antes de fazer o procedimento baixe a ultima versão do seu driver logo, porque ao iniciar de novo normalmente sem driver fica um pouco chato de navegar sem resolução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandronik Acabei de limpar o driver antigo e reinstalei. De início achei que isso iria resolver, pois antes de instalar o driver novamente o barulho da placa não estava mais oscilando. Porém, assim que eu instalei o driver novo o problema voltou e só parou quando abri o afterburner.

Alguma outra ideia? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, ta parecendo algo do tipo o driver não ta conseguindo gerenciar isso direito, estranho. com o Driver que veio na placa (CD) ele tb fazia isso?

 

e tente observar se nesses picos de fan , se a temperatura da um pico ou zera. pode ser problema no sensor de temperatura, ai na dúvida o controlador joga rotação máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandronik disse:

então, ta parecendo algo do tipo o driver não ta conseguindo gerenciar isso direito, estranho. com o Driver que veio na placa (CD) ele tb fazia isso?

 

e tente observar se nesses picos de fan , se a temperatura da um pico ou zera. pode ser problema no sensor de temperatura, ai na dúvida o controlador joga rotação máxima.

 

Instalei o driver que veio no cd e ficou a mesma coisa.
Sobre a temperatura, ela fica constante e não acontecem picos. A unica coisa que chama atenção é que raramente o consumo de energia sobe de 13% para 25% (em idle) e os clocks de memória e core dão um pico para a velocidade máxima, e rapidamente voltam ao normal. Porém isso acontece até quando o problema dos fans não está acontecendo, então acho que isso não tem relação.

 

Muito esquisito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandronik Certo. Eu REALMENTE não quero ter que usar a garantia pelo fato de isso geralmente ser um pé no saco.
Este problema não me incomoda tanto mas a única coisa é o medo de ter outros problemas mais pra frente.
Mas vamos ver... vou esperar um expert aparecer aí.

Muito obrigado pela ajuda! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!